Vale tudo…

António Emídio - Passeio pelo Côa - © Capeia Arraiana

Em 30 de Outubro de 1938, um programa de rádio da CBS simulando a invasão de extraterrestres, desencadeou o pânico na costa Leste dos Estados Unidos, é considerada a primeira Fake na história da comunicação social. Com esta Fake, a CBS bateu a sua concorrente NBC, o que significa que tudo o que é falso em qualquer órgão da comunicação social, tem por fim bater a concorrência.

Mentira - Capeia Arraiana

Mentira

Um dos grandes problemas das democracias nesta era do Neoliberalismo Plutocrático é a comunicação social. A missão dela sempre foi denunciar abusos, mas infelizmente transformou-se ela num abuso, deixou que dentro dela o privado se sobrepusesse ao público, e o individual ao colectivo, ou seja, a comunicação social está nas mãos de privados, dos grandes grupos mediáticos. Também a opinião pública deixou de ser a opinião de todos para passar a ser a opinião dos que têm direito a ter opinião, os que se consideram mais éticos e inteligentes…E como eles, e elas, manejam a língua! Tudo isto para bater audiências, para ser o mais lido, o mais visto.

É compreensível numa Democracia dois exemplos que vou dar, da ligação entre o dinheiro e a comunicação social ? Porque é que um grupo que vende, ou já vendeu armas, tem, ou teve, a mais importante rádio e o jornal mais lido que saía, ou sai ao fim de semana? Le jounal du Dimanche. Presumo que seja para conseguir umas guerras e apoio dos cidadãos a essas mesmas guerras. Porque é que um construtor de auto-estradas, tem, ou teve, o canal de televisão mais importante, e onde o telejornal tinha mais audiência ? Branco é, galinha o põe! Porque é que Putin na Rússia diz aos grandes empresários se quiserem conseguir favores do governo, tratem de comprar meios de comunicação social e transformem-nos em Oficiosos!!! Ou seja, estejam com ele, Putin.
Querido(a) leitor(a), ler a comunicação social, ou ver, é andar sobre um campo minado. Já agora termino com isto que li no jornal «Expresso online» a 31 de Agosto de 2018.

«Mãe Milionária De Sabugal Conta Como Ganha € Quinhentos Por Hora De casa.» Assim mesmo querido(a) leitor(a). Nome Margarida Ferreira. Começou a trabalhar on-line e ganha de 6.000 a 8.000 € mês. Os comentários eram de Charlotte Cox, Sophie Clarke e Mia Grahm, havia muitos mais. Sinceramente querido(a) leitor (a)…

:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio

Deixar uma resposta