O instinto do poder

António Emídio - Passeio pelo Côa - © Capeia Arraiana

Alguém me disse que o que faz movimentar a História é a luta pelo poder, porque essa luta pelo poder faz parte do instinto natural do Homem. Eu fiquei a pensar nisto e notei, começando por mim, que há muita gente que não tem nenhuma propensão pelo poder.

O instinto do poder - António Emídio - Capeia Arraiana

O instinto do poder

O comportamento do burguês endinheirado, ou seja aquele a quem o dinheiro dá valor social, é cínico e brutal, vive da inveja e da ambição, vive do culto a sub-valores superficiais, como o êxito, o poder e a fama. Quando virem um burguês deste tipo entregar-se a missões altruístas, não o faz desinteressadamente, joga com a chamada «ideologia do cálculo» o que significa que em vez de pensar no bem dos outros, pensa no dele, na sua carreira pessoal acumulando ouro e honras. Querido(a) leitor(a), a sociedade mais abjecta é aquela em que os burgueses opulentos são considerados os melhores!!! Assim é a nossa, a portuguesa.

O burguês endinheirado não gosta de servir, gosta de mandar, gosta do poder, sendo assim, creio que a obsessão pelo poder é um produto histórico, não um instinto natural do Homem, a Humanidade tem sobrevivido a terríveis tragédias porque sempre existiu gente que não elegeu mandar nos outros, mas sim servir, se assim não fosse, se o instinto mais profundo do Homem fosse o instinto de poder, a Humanidade já se tinha auto-destruído, já nos tínhamos devorado uns aos outros. O actual momento histórico mostra-nos isso, a vontade de poder é brutal porque nunca houve nenhuma outra época histórica em que o poder do dinheiro fosse tão avassalador como agora, isto leva à corrida ao poder tanto económico como político e, à corrupção selvagem.

Este burguês endinheirado a que me refiro no artigo, é uma classe que vive numa espécie de Limbo, já não é classe média, mas ainda não é elite, evoluiu no campo económico, mas não ética e humanamente.

:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio

Deixar uma resposta