Seis aplicações (apps) que o vão tornar mais inteligente

apps - smartphones - orelha - 180x135 - capeia arraiana

Chegámos à Era Digital. A tecnologia tem tido nos últimos 10 anos uma evolução alucinante, que muitas vezes sentimos ser difícil de acompanhar. Já não vivemos sem computador ou sem o nosso querido Smartphone. Acompanha-nos para todo o lado. Vai connosco para o trabalho, para as aulas, para a casa de banho, para a cama… Na realidade, nem nos damos conta de quanto tempo passamos com o telemóvel na mão. Mas isso não tem de ser algo absolutamente negativo, sobretudo se souber tirar dele o maior proveito possível.

Aplicações para Smartphone na Era Digital - Foto por Pexels/BruceMars/ CC BY 2.0 - Capeia Arraiana

Aplicações para Smartphone na Era Digital – Foto por Pexels/BruceMars/ CC BY 2.0

Existe um leque muito vasto de aplicações para o seu smartphone que além de o ajudar a livrar-se do stress diário que tanto peso o faz carregar às costas, vai deixar o seu cérebro cada vez mais ágil, mais forte, mais inteligente e perspicaz.

Já há muito que se ouve dizer que alguns jogos nos tornam mais inteligentes, como é o caso do Xadrez, do Poker ou do Trivial Pursuit, por exemplo. Se se sente mais cansado, mais esquecido, ou se se queixa de que o seu raciocínio tem andado mais lento e com bloqueios, se anda mais ansioso e precisa relaxar urgentemente, existem algumas aplicações que o vão ajudar.

1) Lumosity – Treino Cerebral
Lumosity é uma aplicação desenvolvida por cientistas Americanos e conta já com mais de 85 milhões de pessoas em todo o mundo. É um jogo excelente para desafiar a sua memória. (Aqui.)
 
2) Fit Brain Trainer
A Fit Brain Trainer foi classificada como a aplicação educacional n.º 1 em mais de 90 países e foi considerada a melhor aplicação da Apple dos últimos anos.
Nesta aplicação são trabalhadas seis áreas cognitivas: a Memória, a Concentração, a Velocidade do Pensamento, a Resolução de Problemas, a Linguagem e a Percepção Visual-espacial. Além delas, o Quociente de Inteligência Emocional também pode ser trabalhado aqui, já que é possível aprender a ter mais Autocontrolo, Autoconconsciência, Consciência Social e Habilidades sociais. (Aqui.)

3) Personal Zen
Já está comprovado cientificamente que o Personal Zen reduz o stress e ansiedade em apenas 25 minutos. O stress é o maior inimigo do século XXI e quando o deixamos permanecer nas nossas vidas mais tempo do que devíamos, pode causar danos muitas vezes irreversíveis, não só na sua mente como a nível físico. Vale a pena experimentar esta aplicação. (Aqui.) e (Aqui.)
 
4) Poker Stars App
O Poker é um jogo complexo, com muitas regras e estratégias. Não é novidade que este jogo é um dos jogos que mais contribuem para o desenvolvimento da concentração, do pensamento estratégico e da inteligência. Com a aplicação da PokerStars, é possível desenvolver capacidades estratégicas verdadeiramente úteis na sua vida, sobretudo na sua carreira ou negócio. Vai ajudá-lo a tornar-se mais focado nos seus objectivos, a saber quando deve arriscar, a aumentar os seus conhecimentos de matemática, a saber como comportar-se sob stress e vai dotá-lo também da capacidade de ler pessoas, de lidar com os seus erros e perdas e ainda a ver as mais valias disso. (Aqui) e (Aqui.)
 
5) Elevate
A Elevate vai ajudá-lo a treinar o seu foco, a memória, matemática, concentração e muito mais. Apesar desta aplicação só disponibilizar conteúdos em inglês ainda, é uma excelente forma de treinar o seu cérebro e de ir monitorizando a sua evolução. (Aqui.)
 
6) Peak
Peak (Jogos para o Cérebro), é uma aplicação de auto-aperfeiçoamento criada com o objetivo de transformar o seu cérebro num super-cérebro. Conta com mais de 40 jogos que oferecem desafios únicos que o vão ajudar a desenvolver várias áreas do seu cérebro. (Aqui.)
 
Todos estes jogos estão disponíveis para sistemas operativos Android e iOS. Desafie-se, experimente, acabe já com esse stress e ansiedade que o consomem, torne-se mais ágil, mais inteligente e perspicaz, torne-se a melhor versão de si mesmo.

Estes jogos mentais, ainda que não sejam desportos atléticos, como o futebol, por exemplo, são igualmente desporto. Um desporto mental, que o vai ajudar a chegar onde quer. (Aqui.)

José Carlos Lages

Deixar uma resposta