No rescaldo da Capeia em Vila Franca de Xira

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

Foi uma jornada sabugalense vibrante a que se viveu em Vila Franca de Xira no sábado passado!

Ti Domingos ajudou a montar o forcão - Capeia Arraiana

Ti Domingos ajudou a montar o forcão

Tudo se conjugava para que a Capeia fosse anulada, tal a quantidade de chuva que caiu em Vila Franca durante a amanha do dia 9.
Mas tudo mudou para a tarde, como se o tempo fosse nosso amigo…

Quero sublinhar o que de melhor retirei deste dia:

1. A garra dos «construtores» do forcão, capitaneados pelo Esteves Carreirinha, que, sob uma chuva implacável, montaram o forcão em plena Praça! E não posso esquecer o Ti Domingos que, apesar de ter tido um acidente de automóvel na vinda pra Vila Franca, aguardou a passagem dos autocarros e se apresentou para concluir a montagem do forcão! Obrigado a todos.

2. Com que emoção tive o prazer de receber os mais de 250 sabugalenses aquando da chegada dos 5 autocarros que os transportaram desde o Concelho! Obrigado a todos!

3. A Praça tinha perto de 1000 sabugalenses que vibraram com a valia dos touros selecionados pelo ganadeiro José Dias e pela valentia dos jovens que, com a arena ainda muito molhada pegaram ao forcão e afrontaram o toiro. Obrigado a todos.

4. E com que alegria, honra e muita emoção, empunhei o estandarte da Casa do Concelho do Sabugal, tendo a meu lado, e com toda a justiça, o Ti Domingos e o Carreirinha, e sendo seguido pelos Tamborileiros de Aldeia da Ponte, pelos Bombeiros do Sabugal e pela Banda da Bendada. A todos muito obrigado.

5. Foi bonito ver o Campo do Cevadeiro e o espaço defronte da Praça cheio com a nossa gente piquenicando e confraternizando alegremente.

Claro que nem tudo correu bem. Para toda a Direção da Casa esta era a primeira Capeia que organizavam e isso notou-se em alguns pormenores que saberemos corrigir para o ano que vem.

Mas o que interessa agora salientar é que, como já dissera há oito dias, Vila Franca foi «invadida» pelos sabugalenses e a forma como vivemos as nossas tradições mostraram, mais uma vez, porque somos diferentes!

Mais uma vez reafirmámos o nosso orgulho em ser sabugalense!

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

3 Responses to No rescaldo da Capeia em Vila Franca de Xira

  1. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    Lapso imperdoável.
    O texto não faz referência à Associação Recreativa e Cultural do Ozendo que igualmente desfilou no início da Capeia.
    A todos o meu pedido de desculpa

  2. Josué rito diz:

    Já o Sr. Esteves, na apresentação dos grupos que desfilaram na praça se esqueceu de mencionar a Associação do Ozendo, ou melhor não se esqueceu mas disse: «e esses que ptáí estão», creio que todos têm nome e que todos merecem o mesmo respeito e não desprezo. Teria isto ter sido só uma coincidência? ou uma combina. É que já não é a 1ª vez que isto acontece com esta Digna Associação.

  3. Josué rito diz:

    Uma rectificação ao que eu escrevi anteriormente, segundo o Sr. Esteves, o que ele disse foi“então uma salva de palmas para os amigos que estão ali”, e não: «e esses que práí estão» e disse mais: Na hora, pedi desculpa lá na Praça e pedi as palmas e o assunto ficou encerrado, eles próprios bateram logo palmas e ficou tudo sanado.Daqui apresento as minhas desculpas ao Amigo Esteves

Deixar uma resposta