Crachá de Ouro para Luís Carlos Carriço

Bombeiros - © Capeia Arraiana (orelha)

A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu a condecoração «Crachá de Ouro» a Luís Carlos Carriço, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal. A distinção foi entregue na VIII Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda que teve lugar na Quinta do Crestelo, em Seia, em 20 de Janeiro. Na mesma cerimónia foi distinguido o empresário sabugalense Joaquim Vilar, da Palegessos, pela preciosa colaboração com os Bombeiros do Sabugal.

Crachá de Ouro - VIII Gala da Federação dos Bombeiros da Guarda - Luís Carlos Carriço - Capeia Arraiana

Crachá de Ouro atribuído a Luís Carlos Carriço pela Liga dos Bombeiros Portugueses
na VIII Gala da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda

A Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) organizou no passado dia 20 de Janeiro, na Quinta do Crestelo, em Seia, a VIII Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda.
A exemplo de anos anteriores foram homenageados personalidades e empresas indicadas pelas Associações Humanitárias dos concelhos do distrito da Guarda.
Este ano a FBDG entendeu solicitar ao presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, a atribuição do «Crachá de Ouro» pelo reconhecimento da dedicação à causa dos Bombeiros de Luís Carlos Carriço, dirigente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal (AHBVS) desde 1985 e membro da FBDG desde 1989.

José Henrique (Comandante dos Bombeiros Voluntários do Sabugal), a filha de Joaquim Vilar, Paulo Amaral (presidente da Federação), Vítor Proença (Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal) e Luis Carlos Carriço (Presidente da Direcção da AHBVS) - Capeia Arraiana

José Henrique (Comandante dos Bombeiros Voluntários do Sabugal), Clodete Pires Costa (funcionária da Palegessos)
Paulo Amaral (presidente da Federação), Vítor Proença (Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal) e Luís Carlos Carriço (Presidente da Direcção da AHBVS)

Distinção para Joaquim Vilar da Palegessos do Sabugal

A FBDG pediu às Associações e Corpos de Bombeiros que indicassem uma personalidade que se tivesse destacado durante o ano em apoios e colaboração com as respectivas associações. Em reunião no dia 7 de Dezembro a Direcção da AHBV do Sabugal deliberou indicar o nome do empresário sabugalense Joaquim Vilar, da Palegessos, para personalidade do ano na VIII Gala do Bombeiro da Guarda.

Diploma do Crachá de Ouro - VIII Gala da Federação dos Bombeiros da Guarda - Luís Carlos Carriço - Capeia Arraiana

Diploma do Crachá de Ouro atribuído a Luís Carlos Carriço na VIII Gala da Federação dos Bombeiros da Guarda

Proposta para atribuição do Crachá de Ouro

A proposta para atribuição do Crachá de Ouro a Luís Carlos Carriço foi assinada por Paulo Amaral, presidente da Direcção da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda. O diploma do Crachá de Ouro foi assinado por Jaime Marta Soares, presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses.
«A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda sente-se no dever de solicitar a V. Exa. O reconhecimento da dedicação prestada pelo Sr. Luís Carlos Carriço à causa dos Bombeiros, através da atribuição de um crachá de ouro a este cidadão, dirigente da AHBV do Sabugal desde 1985 e membro da Direcção desta federação desde 1989.
Esta distinção agora solicitada é considerada por esta direcção como justa e merecida, pois ao longo de mais de três décadas o Sr. Luís Carlos Carriço destacou-se pelo seu empenho, dedicação à causa dos Bombeiros. Ao longo destes anos o seu contributo para dignificar os bombeiros do Sabugal e do Distrito é inquestionável, por isso gostaríamos de aproveitar a realização da VIII Gala dos Bombeiros do distrito da Guarda, por considerarmos ser o momento mais oportuno para homenagear e reconhecer o trabalho e dedicação daqueles que entre nós mais se destacaram.
Pelo Presidente da Direcção da Federação de Bombeiros da Guarda, Paulo Amaral»

Algumas datas relevantes da actividade de Luís Carlos Carriço

Eleições e cargos na AHBV do Sabugal
1985 – Primeira eleição para secretário da Direcção da AHBVS presidida por António Joaquim Lopes Fernandes.
1986 – Eleito presidente da Direcção da AHBVS.
Até Dezembro de 2016 – Sucessivas eleições sempre com o cargo de presidente da Direcção.
2017 – Nova eleição para o actual cargo como presidente da Direcção.

Eleições e cargos na FBD da Guarda
1989 – Presidente do Conselho Fiscal.
1991 – Presidente do Conselho Fiscal.
1994 – Presidente do Conselho Fiscal.
1997 – Presidente do Conselho Fiscal.
2000 – Presidente do Conselho Fiscal.
2002 – Vice-Presidente da Direcção da Federação.
2004 – Vice-Presidente da Direcção da Federação.
2006 – Vice-Presidente da Direcção da Federação.
2009 – Vice-Presidente da Direcção da Federação.
2012 – Vice-Presidente da Direcção da Federação.
Desde 2015 – Vice-Presidente da Direcção da Federação.

2002 – Membro do Conselho Nacional.
Desde 2008 – Membro do Conselho Nacional.

Actividade na Junta de Freguesia do Sabugal
1989 – Secretário da Assembleia de Freguesia.
1993 – Presidente da Assembleia de Freguesia e Membro da Assembleia Municipal do Sabugal.
1997 – Tesoureiro da Junta de Freguesia do Sabugal e Membro da Assembleia Municipal do Sabugal.
2001 – Tesoureiro da Junta de Freguesia do Sabugal e membro da Assembleia Municipal do Sabugal.

Outras actividades
1992 – Liderança na organização do Acampamento Distrital da Juventude na Colónia Agrícola de Martim-Rei, no Sabugal, juntando pela primeira vez os jovens do acampamento com os Quadros Honorários num total de mais de 750 participantes.
1995 – Liderança nas comemorações do centenário da Associação (Ano 100) com actividades todo o ano. Organização do Simpósium «Fogos Urbanos em Centros Históricos» com a presença do MAI. Comemorações dos 100 anos com a presença do SEAI.
2007 – Início das diligências para a construção do novo quartel dos Bombeiros do Sabugal.
2010 – Elaboração da candidatura após várias reuniões no MAI. Elaboração da candidatura ao QREN (por indicação do SEAI) que veio a tornar-se inconsequente porque a legislação publicada não era clara.
2012 – Elaboração e submissão de candidatura ao QREN para aquisição de VFCI elaborada e defendida pelo próprio.
2013 – Nova reunião no MAI para tentar desbloquear a situação de impasse do novo quartel. Nova candidatura (elaborada e submetida pelo próprio sem recurso a consultadoria) invalidada pela incapacidade financeira da associação.
2016 – Elaboração e submissão de duas candidaturas: VTTF e Quartel. A primeira não foi aprovada por insuficiência de fundos.

Discurso de Carla em representação do Corpo de Bombeiros Voluntários do Sabugal - Capeia Arraiana

Carla Clara do Corpo de Bombeiros Voluntários do Sabugal e delegada distrital da JuveBombeiro, fez parte da organização e foi a apresentadora da Gala

delegada distrital da Juve bombeiro, faz parte da organização da gala, e por esse facto é a apresentadora.
:: ::
jcl

2 Responses to Crachá de Ouro para Luís Carlos Carriço

  1. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    Caro Luís
    Sabes o apreço que tenho pelo teu trabalho em prol dos Bombeiros do Sabugal, pelo que esta distinção é mais que merecida, e só pecará por tardia. Um grande abraço de felicitações.
    Ao sr. Joaquim Vilar os meus parabens pela distinção recebida. Os poucos contactos que tivemos (na minha qualidade de vereador da Câmara de Vila Franca de Xira), foram para mim suficientes para perceber que estava perante um Homem com H grande e um grande amigo do Sabugal. Quem como eu está ligado aos Bombeiros sabe bem como sempre podemos contar consigo.

  2. LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA diz:

    Parabéns aos laureados

Deixar uma resposta