Pinharanda Gomes homenageado pela UBI

UBI - Universidade da Beira Interior - Covilhã - Capeia Arraiana (orelha)

O filósofo quadrazenho Pinharanda Gomes vai receber o doutoramento Honoris Causa da Universidade da Beira Interior (UBI), da Covilhã, em sessão solene agendada para o dia 20 de Março.

Pinharanda Gomes proferiu mais de 250 conferências em Portugal e no estrangeiro

Jesué Pinharanda Gomes nasceu a 16 de Julho de 1939, em Quadrazais, concelho do Sabugal.
Estudou na Guarda, cidade onde iniciou a actividade literária. Em 1959 viajou para Lisboa, onde se fixou. Trabalhou numa empresa do ramo comercial durante 42 anos, ao mesmo tempo que manteve uma intensa actividade enquanto investigador independente e escritor, integrando-se no grupo da chamada Filosofia Portuguesa.
O seu empenho no campo literário levou-o a colaborar assiduamente como inúmeros jornais de referência nacional, assim como em revistas culturais e temáticas, e ainda em publicações de índole regional. Escreveu e editou centenas de livros, sobretudo focados nas áreas da Filosofia e História da Filosofia, Religião e História Eclesial, Política e História Política e Social, Geografia, Etnografia, Linguística, Literatura e Biografia.
Colaborou assiduamente em diversas enciclopédias e dicionários, nomeadamente na Verbo, Logos, Enciclopédia de Fátima e Dicionário de História Religiosa de Portugal.
Notabilizou-se ainda como palestrante, tendo já proferido cerca de 250 intervenções em conferências, colóquios e congressos nacionais e internacionais.
Pinharanda Gomes foi membro do concelho de redacção das revistas Carmelo e Laikos, tendo ainda coordenado edições especiais da revista Democracia e Liberdade.
É sócio fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Ordem de Ourique e integrou na Universidade Católica os grupos de trabalho Sena Freitas, Franciscanismo, Catolicismo e Liberalismo no século XIX.
É membro eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e da Academia Portuguesa da História, entre outras. Integrou a Comissão Histórica da Canonização de Nuno de Santa Maria.
Como sabugalense Pinharanda Gomes nunca esqueceu as suas origens, tendo doado ao seu concelho de nascimento os livros da biblioteca pessoal e a documentação de escritor, que ficaram reunidos no Centro de Estudos Pinharanda Gomes, que a Câmara Municipal inaugurou no dia 9 de Junho de 2012, com a presença do escritor.
Pinharanda Gomes, natural do concelho do Sabugal, nasceu na localidade de Quadrazais em 1939. Estudou na Guarda e acabou por se estabelecer em Lisboa, onde trabalhou até 2002, tendo desempenhado funções numa empresa de máquinas agrícolas. Nunca perdeu o gosto pelo estudo das mais diversas matérias culturais enquanto autodidata. Pelas milhares de horas passadas na Biblioteca Nacional, considerou este espaço a sua principal escola.
A Cerimónia de Concessão do Grau de Doutor Honoris Causa a Pinharanda Gomes vai decorrer no Anfiteatro das Sessões Solenes, com início às 14h30.
plb

5 Responses to Pinharanda Gomes homenageado pela UBI

  1. joão sena diz:

    Estou em Moçambique e conto já estar em Portugal. Farei TUDO para estar presente nesta Hora de Justiça a um dos meus Amigos do tempo das cerejas. Um abraço.

  2. Romeu Bispo diz:

    Devemos dar valor a quem efetivamente o tem e devemos congratularmo-nos com um conterrâneo que apesar de “autodidata” conseguiu atingir tal grau de saber. Que seja um exemplo para todos na vontade de investigar e aumentar o conhecimento ao longo da vida.

    Muitos parabéns ao doutor Jesué Pinharanda Gomes.

  3. José Antunes Fino diz:

    Honra e glória para este grande vulto da cultura nacional que muito honra e glorifica as terras da raia sabugalense!!!

  4. Adérito Tavares diz:

    Justíssima homenagem que só peca por tardia. Parabéns a Pinharanda Gomes por esta distinção académica e também à UBI pela iniciativa.

  5. João Duque diz:

    Um dos nossos maiores investigadores vivos !
    Justíssima homenagem da Universidade da Beira a um dos beirões mais ilustres.

Deixar uma resposta