Capítulo da Confraria do Bucho Raiano

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

Realiza-se no dia 10 de Fevereiro (sábado de Entrudo) o IX Capítulo da Confraria do Bucho Raiano. O desfile de confrarias e a cerimónia capitular terão lugar no Sabugal e o almoço de bucho será no restaurante Casa da Esquila, no Casteleiro.

Sabugal e Casteleiro no dia 10 de Fevereiro

A reunião magna da Confraria volta ao Auditório Municipal do Sabugal, onde, a partir das 10:30, se fará a recepção aos convidados. Depois terá lugar o tradicional desfile de Confrarias, que passará no centro histórico do Sabugal, para regressar ao Auditório, onde, pelas 12:00, se realiza a cerimónia capitular.
A sessão solene inicia-se com uma mensagem de boas-vindas do presidente da Câmara Municipal do Sabugal, e terá continuidade com um momento lúdico, com a actuação em palco do grupo musical Pé Coxinho, da Associação Socio-Terapêutica de Almeida (ASTA), que tem sede na Cabreira.
A oração de sapiência estará a cargo do confrade Joaquim Tenreira Martins, de Vale de Espinho, que discorrerá sobre os bons sabores raianos na mesa dos portugueses da diáspora.
Ainda dentro da cerimónia haverá o momento em que os candidatos a novos confrades farão a sua entronização, com o juramento de honra e o recebimento do respetivo escapulário.
No encerramento da cerimónia usarão da palavra o chanceler da confraria e o representante da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.
Finda a cerimónia os confrades do bucho e das demais confrarias convidadas posarão para a tradicional foto de família. Depois a comitiva dirige-se ao Casteleiro, onde, no restaurante Casa da esquila, será servido o inevitável almoço de bucho raiano, regado com o vinho 2.5, de Belmonte, vinho oficial da confraria.
O almoço está aberto a amigos da confraria que queiram inscrever-se, podendo fazê-lo por e-mail: confrariabuchoraiano@gmail.com.
plb

Deixar uma resposta