Nem Deus… nem Lenine!

António Emídio - Passeio pelo Côa - © Capeia Arraiana

Na História da Humanidade não existe a Evolução e a Involução num estado perfeito, ou seja, quimicamente puro! Embora haja filósofos como Cioran que tenham afirmado o seguinte: «Quanto mais contemplo o desfile dos séculos mais me convenço que a única imagem capaz de revelar-nos o seu sentido é a dos ginetes do Apocalipse.»

Nem Deus... Nem Lenine! - António Emídio - Capeia Arraiana

Nem Deus… Nem Lenine!

A certeza, querido leitor(a), é que cada época contém Evolução e Involução, cada uma delas se sobrepõe à outra durante um certo tempo, vejamos o actual momento histórico, a tecnologia sobrepõe-se à Ética à Moral e à Justiça, mas ao mesmo tempo existe evolução noutros campos, Tecnologia e Ciência. sendo assim, Evolução e Involução, ou seja o Racional e o Irracional, alternadamente avançam e retrocedem. Há no século XXI, ainda só no seu princípio, guerras mais cruéis do que no século XVI! A actual modernidade que pensava que o avanço da Tecnologia levaria também a um progresso Ético-Moral, enganou-se. Alguém pode afirmar que o Homem deste início de século XXI é moralmente superior ao das sociedades pre-industriais? O Racional não é produto da evolução da História, mas sim do Homem, da sua inteligência e compreensão.
Em que ficamos querido leitor(a) Nisto! Depois de tantos séculos, o mal não diminuiu nenhuma profecia se cumpriu, nem Divina nem Revolucionária, nem Deus, nem Lenine conseguiram criar o Homem Novo.

:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio

Deixar uma resposta