A ano 2017 em revista

Retrospectiva do Ano 2017 - Capeia Arraiana

Houve acontecimentos que marcaram o ano que agora finda. Passamos em revista o que foi mais visível na perspectiva das nossas terras raianas: desde a morte do reverendo padre António Souta, até à vaga de incêndios apocalípticos que fizeram uma vítima mortal no concelho do Sabugal, passando pela promoção a coronel do sabugalense Cunha Rasteiro, novo comandante da GNR da Guarda, e pela reeleição de António Robalo para presidente do Município sabugalense para cumprir o seu terceiro e derradeiro mandato.

Cunha Rasteiro foi promovido a coronel pelo Comandante-Geral da GNR

JANEIRO
Emigrantes da Nave almoçaram com Marcelo
No segundo dia do ano o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, patrocinou um almoço no palácio de Belém com uma família de emigrantes originários da freguesia da Nave, concelho do Sabugal. São lesados do BES que reclamam uma solução para reaverem as suas poupanças. Face ao seu desespero, Marcelo deixou-lhes a esperança de que conseguiriam recuperar a perda que tiveram com a falência do banco de Ricardo Salgado.

PDM do Sabugal em discussão pública
A revisão do Plano Director Municipal do Sabugal esteve em discussão pública desde o dia 7 de Janeiro, por 30 dias. Dentro desse processo, no dia 27 de Janeiro, houve no Sabugal uma sessão para esclarecimento aos interessados.

A morte de Mário Soares (1924 – 2017)
No dia 7 de Janeiro faleceu Mário Soares, ex-presidente da república e primeiro ministro, que o Partido Socialista considerou ser o «pai da Liberdade e da Democracia». Esteve por diversas vezes no Sabugal, destacando-se duas: em 1977, quando participou num convívio no Soito a convite do empresário António Oliveira, e em 1988, quando visitou oficialmente o concelho, pernoitando em Sortelha e inaugurando a nova Junta de Freguesia do Sabugal.

FEVEREIRO
Pina Monteiro mantém chefia das Forças Armadas
O Conselho de Ministros decidiu no dia 2 de Fevereiro propor ao Presidente da República a prorrogação do mandato do general Artur Pina Monteiro no cargo de Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA). Natural de Vila Fernando e com ligações familiares ao concelho do Sabugal, Pina Monteiro contou com a deliberação do Governo depois de colher o acordo do Conselho de Chefes de Estado Maior.
O general Artur Pina Monteiro é confrade honorário da Confraria do Bucho Raiano do Sabugal e foi considerado a personalidade do ano 2016 pelo site Capeia Arraiana – antevendo já a sua recondução na chefia das Forças Armadas no início de 2017.

General Pina Monteiro vai ser reconduzido como CEMGFA

PJ deteve três homens por escravidão no Sabugal
No dia 9 de Fevereiro, o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve três homens por tráfico de pessoas, sequestro e escravidão em Aldeia de Santo António no concelho do Sabugal. Segundo a PJ, os crimes ocorreram no concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, e também em várias localidades de Espanha.
As vítimas foram acolhidas, mantidas e retidas contra a sua vontade e exploradas em trabalhos agrícolas, sem que alguma vez lhe tivesse sido paga qualquer remuneração. Para além da exploração laboral permanente eram também alvo de maus-tratos e agressões físicas.

Sabugal sobe na transparência municipal
O Município do Sabugal deu um passo de gigante no Índice da Transparência Municipal. Segundo os dados referentes ao ano 2016, divulgados em fevereiro de 2017, o Sabugal ocupa a 88ª posição no ranking, o que equivale a uma subida de 70 lugares face aos dados de 2015.

Turismo no Centro de Portugal bateu todos os recordes
Em Fevereiro foi notícia o crescimento turístico no centro de Portugal, que bateu todos os recordes. Resultados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao ano 2016, colocaram a região como a segunda que mais cresceu e confirmam que a procura pela Região Centro disparou a nível nacional e, particularmente, internacional.

VIII Capítulo da Confraria do Bucho Raiano
No dia 25 de Fevereiro o VIII Capítulo da Confraria do Bucho Raiano teve teatro com os Guardiões da Lua, animação musical com os Bombos do Souto da Casa e oração de sapiência pelo cónego António Carlos Gonçalves. Vieram ao Sabugal 19 confrarias, o bucho tem sete novos confrades efectivos, entre os quais Carlos Silva (Secretário-Geral da UGT), e um confrade honorário, o pintor Alcínio Vicente. Na Casa da Esquila, no Casteleiro, sentaram-se à mesa 210 comensais, cabendo destacar a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

A mesa capitular

MARÇO
Maria Máxima Vaz recebeu Prémio Beatriz Ângelo 2017
A Professora Doutora, Maria Máxima Vaz, natural da Abitureira, no concelho do Sabugal, foi agraciada com o prémio Beatriz Ângelo em cerimónia realizada no Centro de Exposições de Odivelas no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Confrarias rendidas a Manuel Leal Freire
O Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, realizado no dia 11 de Março em Oliveira do Hospital, ficou marcado pela homenagem ao escritor, poeta e Grão-Mestre da Confraria anfitriã, Manuel Leal Freire. Foram 44 as confrarias presentes, entre elas a Confraria do Bucho Raiano, do Sabugal, cujo Chanceler falou sobre o bismulense Manuel leal Freire enquanto homem do povo.

Manuel Leal Freire é nome grande da nossa cultura

O livro de António Alves Fernandes
Na Associação Recreativa de Aldeia de Joanes, no dia 19 de Março, assistiu-se ao lançamento do livro «O Nosso Homem», do bismulense radicado na Beira Baixa António Alves Fernandes. A obra está recheada de histórias e testemunhos de um homem de vida cheia, que também é colaborador assíduo do Capeia Arraiana.

Sabugal foi campeão distrital de Futsal
O Sporting Clube do Sabugal sagrou-se campeão distrital de Futsal ao receber e vencer por 3-1 a equipa do Manteigas. A equipa sabugalense ganhou assim o estatuto de representante legal da Associação de Futebol da Guarda no campeonato nacional 2017-2018.

ABRIL
Rota das Adegas e Mercado da Terra em Ruivós
A Associação dos Amigos de Ruivós realizou no dia 29 de Abril, pelo oitavo ano consecutivo, a Rota das Adegas de Ruivós. Este ano acertaram-se sinergias com a ADES e a Câmara Municipal do Sabugal que levaram até à freguesia ruivosense o «Mercado da Terra».

MAIO
Livro sobre a obra poética de Manuel António Pina
O livro «Manuel António Pina – Uma pedagogia do literário», da autoria da investigadora Rita Basílio, foi apresentado a 5 de Maio, na Livraria Flâneur, no Porto. A obra procura explorar a relação com a literatura do poeta e explorar «o testemunho, a marca, que deixa na obra poética. O ensaio, tese de doutoramento em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa, foi editado pela Documenta.

Município do Sabugal assinou protocolo com Bombeiros
O Município do Sabugal assinou protocolos de cooperação com as Associações de Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito para melhorar as capacidades de acção no âmbito da Protecção Civil Municipal.

Nuno Matias venceu Sabugal Open em ténis
O guardense Nuno Matias foi o vencedor do Sabugal Open, torneio de ténis, realizado no dia 6 de Maio no complexo desportivo local, pontuável para o Circuito Distrital de Ténis Amador (CDTA) Guarda 2017, com jogadores oriundos dos concelhos de Sabugal, Guarda, Almeida e Trancoso.

Alberto Pachê desistiu da candidatura à Câmara do Sabugal
No dia 15 de Maio, o auto-intitulado candidato independente à Presidência da Câmara Municipal do Sabugal, Alberto Pachê, de Vale de Espinho emitiu um comunicado anunciando a sua desistência da corrida autárquica.

António Robalo é recandidato à Câmara do Sabugal
No dia 16 de Maio, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, o social-democrata António Robalo, anunciou que iria recandidatar-se ao cargo nas eleições autárquicas de 1 de outubro.

JUNHO
Capeia Arraiana em Vila Franca de Xira
A 38ª Capeia Arraiana organizada pela Casa do Concelho do Sabugal teve lugar em Vila Franca de Xira, no dia 3 de Junho. Ao autocarro vindo do Sabugal (da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António) juntaram-se raianos radicados na zona de Lisboa e de outros pontos do país, mantendo viva a iniciativa de trazer à zona de Lisboa a mais importante tradição sabugalense.

A tradição arraiana na Praça Palha Blanco em Vila Franca de Xira

Câmara do Sabugal publicou Guia do Investidor
Em ano de eleições autárquicas a Câmara Municipal do Sabugal elaborou um Guia do Investidor para atrair novos empresários para o concelho. António Robalo, presidente do Município, destacou que o território possui uma localização geoestratégica privilegiada face à Península Ibérica.

GNR da Guarda com novo comandante
O coronel Luís Cunha Rasteiro, natural do Sabugal, assumiu no dia 23 de Junho, a direcção do Comando Territorial da Guarda da GNR, em cerimónia pública realizada no quartel daquela força de segurança na cidade da Guarda.

JULHO
Faleceu o Padre António Souta
Faleceu no dia 6 de Julho o Padre António Teixeira Almeida Souta, de 96 anos, antigo pároco do Sabugal, Aldeia de Santo António e Rapoula do Côa. Retirado das obrigações paroquiais desde 2007, residiu nos últimos anos na Cerdeira do Côa. O funeral realizou-se em Belmonte, sua terra natal.

Padre António Teixeira Souta

PS queixou-se de outdoors vandalizados
Foram danificados e roubados dois outdoors da pré-campanha autárquica do Partido Socialista do Sabugal, o que levou a comissão política do partido a apresentar queixa e a considerar que o acto se enquadrou num ambiente de intimidação de que a candidatura foi vítima.

Ardeu viatura dos Bombeiros do Sabugal
Uma viatura de combate a incêndios da corporação dos Bombeiros Voluntários do Sabugal foi no dia 19 de Julho parcialmente consumida pelo fogo num incêndio no Rochoso, concelho da Guarda.

Rock in Raia no Soito
No dia 15 de Julho o Soito voltou a receber o Festival Rock in Raia, na sua 3.ª edição, por onde passaram nomes como The Mahones, Ryker’s, Bizarra Locomotiva, Grankapo, Patrulha do Purgatório, True Mountains, Baxtards, entre outros.

Bendada recebe Festival de Música
Realizou-se de 15 a 22 de Julho a segunda edição do Festival de Música da Bendada, concelho do Sabugal, que teve por centro a Casa da Música da localidade. O programa do evento cultural incluiu a actuação do Virtuoso Soloists of New York, assim como de outros músicos prestigiados.

O ensemble Virtuoso Soloists regressou à Bendada

D. Ximenes Belo por terras do Sabugal
Nos dias 29 e 30 de Julho, o bispo timorense D. Ximenes Belo visitou o concelho do Sabugal, no âmbito de projectos solidários para Timor, capitaneados pelos mancatenhos Rui Chamusco, Gaspar Sobral e Glória Sobral. O Prémio Nobel da Paz esteve em Malcata e no Sabugal (Salão Nobre e Auditório Municipal).

AGOSTO
Capeias em toda a raia
Agosto de 2017 foi no concelho do Sabugal idêntico a todos os agostos: foi tempo de regresso dos emigrantes à terra natal e da realização de encerros e capeias em toda a raia. Milhares de pessoas, sobretudo jovens, animaram as festas nas aldeias, mostrando que as tradições se mantêm vivas e o Sabugal permanece no coração dos que foram para longe e aí se radicaram.

Forcão - Capeia Arraiana

Forcão – Capeia Arraiana

Sabugal em destaque no «Mundo Português»
O «Mundo Português» é o jornal de maior circulação junto dos portugueses emigrados por todo o mundo. Fundado em 1970 pelo padre Vítor Melícias e pelo industrial gráfico Valentim Morais nasceu com o nome «O Emigrante». A mudança para «Mundo Português» mantendo o lema «agir servindo» serviu para adaptar a publicação a uma nova identidade e sensibilidade cultural da diáspora portuguesa. Em Agosto o concelho do Sabugal esteve em destaque no jornal, que o considerou «a pátria da Capeia que era ponto de passagem para França».

SETEMBRO
Música indiana em Badamalos
A igreja de Badamalos, concelho do Sabugal, recebeu um concerto de música instrumental indiana protagonizado pelo mestre Clive Bell. O evento realizou-se no dia 8 de Setembro.

Muralhas com História em Sortelha
A aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, foi entre os dias 22 e 24 (sexta-feira a domingo) palco de mais uma edição do evento temático “Muralhas com História”, que recriou vivências da Idade Média.

OUTUBRO
António Robalo reeleito Presidente da Câmara do Sabugal
António Robalo, de 59 anos, natural da freguesia da Ruvina, engenheiro eletrotécnico, foi reeleito para o terceiro mandato como Presidente da Câmara Municipal do Sabugal nas listas do Partido Social Democrata. Na eleição, ocorrida no dia 1 de Outubro, o PSD alcançou maioria absoluta com 51,47 por cento (4179 votos) e quatro vereadores e o PS de António Dionísio registou 38.15 por cento (3097 votos). Em terceiro lugar ficou a coligação CDS-PP/MPT com 3,29 por cento (267 votos) e em último o PCP/PEV com 1,9 por cento (154 votos). O destaque da noite eleitoral foi porém para a vitória (50,31 por cento dos votos) da lista «Juntos» à União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António, encabeçada por François Baltazar, que conquistou uma Junta que era do Partido Socialista desde o 25 de Abril.

António Robalo vota na freguesia da Ruvina - Capeia Arraiana

António Robalo vota na freguesia da Ruvina – Capeia Arraiana

Idoso morreu em incêndio no Sabugal
João Cândido Paiva, de 73 anos, reformado a residir na aldeia de Santo Estêvão há uns anos, perdeu a vida a combater as chamas perto da aldeia de Terreiro das Bruxas no dia 9 de Outubro.
Depois dos incêndios fatais do início de Junho, que fizeram mais de 60 mortos em Pedrogão Grande, ocorreu uma nova vaga de fogos em Outubro, já em pleno Outono, com mais uma série de vítimas mortais, sobretudo na região centro do país.

NOVEMBRO
Confraria do Bucho Raiano almoçou no Estádio da Luz
Foram 120 os confrades e amigos da Confraria do Bucho Raiano que participaram no já tradicional almoço de Lisboa, realizado no dia 4 de Novembro, no Estádio da Luz, no restaurante Catedral da Cerveja

Queijo Lactibar entre os melhores de Portugal
O queijo de cabra «Quinta da Cabreira» (cura prolongada) da Lactibar – Lacticínios do Sabugal, venceu a sua categoria o concurso «Queijos de Portugal» promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.

Queijo Quinta da Cabreira – Lactibar – Rendo – Sabugal – Capeia Arraiana

Sortelha é a segunda aldeia mais encantadora
O Skyscanner colocou Sortelha nas 15 Aldeias Históricas mais encantadoras de Portugal 2017-2018. A aldeia histórica do concelho do Sabugal figura em segundo lugar na lista, que é encabeçada por Almeida.

DEZEMBRO
Adjudicada a ligação ferroviária Covilhã-Guarda
A obra de modernização do troço ferroviário Covilhã-Guarda da Linha da Beira Baixa foi adjudicada por 52 milhões de euros e, de acordo com Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, deverá estar concluída em 2019.

Presépio de Natal do Sabugal é o maior do País
O Sabugal voltou a ter em 2017 um presépio gigante que ocupa cerca de 1100 metros quadrados e é construído com mais de 500 toneladas de materiais recolhidos na natureza. Foi inaugurado no dia 7 de dezembro junto ao Largo da Fonte e é considerado pela autarquia do Sabugal como sendo o «maior presépio natural» do País.

Crise directiva na Casa do Concelho do Sabugal
Um edital assinado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Concelho do Sabugal, Fernando Pinto Monteiro, declara aberto um período eleitoral para a apresentação de listas para as eleições da instituição. Em nota introdutória é dado conta que «nenhum dos actuais membros da lista pretende continuar em funções» alertando para a possibilidade de encerramento da «Casa».
:: ::
plb

Deixar uma resposta