François Baltazar é a Personalidade do Ano 2017

Personalidade do Ano 2017 - Capeia Arraiana

:: PERSONALIDADE DO ANO – FRANÇOIS BALTAZAR :: :: O Capeia Arraiana escolheu como Personalidade do Ano 2017, François Baltazar, presidente da Junta da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António. O autarca nasceu em França, filho de dois emigrantes naturais da freguesia de Alfaiates e vive há 16 anos na Colónia Agrícola de Martim-Rei. Com apenas 41 anos de idade conta já no seu curriculum com três mandatos à frente da Junta de Freguesia de Alfaiates. Nas eleições autárquicas de 1 de Outubro liderou uma lista independente e venceu uma «Junta» que era socialista desde o 25 de Abril de 1974 virando uma página da história do concelho do Sabugal.

François Baltazar - Presidente da Junta da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António - Capeia Arraiana

François Baltazar – Presidente da Junta da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António


François Baltazar nasceu em Bordéus, França, há 41 anos. Os pais, emigrantes, são ambos naturais da freguesia de Alfaiates. Regressaram à terra Natal quando o filho tinha apenas cinco anos de idade. Em jeito de justificação gosta de dizer que se considera a viver sempre no concelho do Sabugal. Em entrevista recente ao Capeia Arraiana recordou que o pai dizia que estava farto de estar em França.
Frequentou a escola primária de Alfaiates e depois foi para o Seminário Menor do Fundão onde esteve cinco anos. Gosta de defender que as casas religiosas foram e são muito importantes para a educação da juventude. Depois transferiu-se para o Sabugal onde estudou até ao 12.º ano de escolaridade.



O amigo e companheiro François alia a sua jovialidade, o seu sorriso franco e permanente, com uma capacidade de trabalho e uma dedicação à sua terra enormes, qualidades que são hoje reconhecidas por todos. Liderando uma equipa de alfaiatenses coesa e dinâmica, o François vem recolocando a sua freguesia no pelotão da frente da luta por um Concelho com futuro. Por isso a sua recandidatura e, espero, a sua reeleição é uma boa notícia para Alfaiates e para o Concelho. Eis as razões porque me regozijei quando soube da sua intenção em se recandidatar, e não hesitei um segundo a dar-lhe o meu apoio. Caro François conta comigo em tudo o que considerares que posso ser útil a Alfaiates.

Ramiro Matos, 8 de Agosto de 2013, in Capeia Arraiana


Vida profissional depois da escola…
Com o objectivo de se valorizar profissionalmente frequentou alguns cursos e acompanhou de perto o trabalho de alguns engenheiros de terraplanagem que estiveram na construção da barragem do Sabugal. Depois foi para a Figueira da Foz e para Armamar onde trabalhou em projectos de obras públicas. Mais tarde ingressou na empresa Águas de Portugal onde ainda pertence. Há cerca de três anos foi requisitado às Águas de Zêzere e Côa para a Associação de Freguesias da Raia Sabugalense onde já terminou o mandato.

A Associação de Freguesias da Raia Sabugalense foi fundada há 5 anos

Criação da Associação de Freguesias da Raia Sabugalense

Associações são muito importantes para o concelho
Actualmente existem com actividade permanente no concelho do Sabugal duas Associações de Freguesia.
A Associação da Raia Sabugalense é, actualmente, constituída por oito freguesias. François Baltazar considero que faz sentido a sua existência apesar de estar, agora, fora porque o seu cargo era de representante de Alfaiates.



«Aproveito para divulgar a nossa primeira iniciativa que, ao que sabemos, já tem um destinatário recentemente nascido. É a atribuição de uma bolsa de 500 euros a cada bebé nascido na nossa União de Freguesias. O valor será dividido em 250 euros em dinheiro e o mesmo valor em senhas para adquirir produtos para recém-nascidos no comércio local.»

François Baltazar, 2 de Novembro de 2017, in Capeia Arraiana


François Baltazar vive na freguesia do Sabugal, na Colónia Agrícola Martim-Rei, há 16 anos. Gosta de destacar que a esposa nunca votou em Alfaiates. Ele era eleitor em Alfaiates mas um ano antes das eleições quando decidiu candidatar-me mudou, definitivamente, a sua residência para o Sabugal. E já votou no Sabugal na sua lista de independentes até porque defende que nem podia ser de outra maneira. «Os candidatos devem votar onde se apresentam…»

François Baltazar - Presidente da Junta da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António - Capeia Arraiana

François Baltazar – Presidente da Junta da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António

Manuel Rito foi o orientador do seu «mestrado político»
No primeiro mandato em Alfaiates foi candidato nas listas do PSD a convite do falecido Manuel Rito (na altura presidente da Câmara Municipal do Sabugal. Na entrevista ao «Capeia Arraiana» recordou com muita saudade o carismático autarca que «infelizmente já não está entre nós e a quem muito devo… até porque aprendi muito com ele».
Pessoalmente e com a experiência adquirida enquanto autarca considera que não faz sentido nas nossas freguesias haver partidos. Defende nada ter contra os partidos mas considera que nas autarquias é mais importante apostar nas pessoas. «Por vezes os partidos criam divisões nas freguesias que deixam mossas para o resto da vida e todos temos a perder com isso. Mesmo quando apoiamos um candidato para a Câmara Municipal não nos estamos a rever no partido mas sim na pessoa», esclareceu na citada entrevista François Baltazar.

François Baltazar - Presidente da Junta da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António - Capeia Arraiana

François Baltazar – Presidente da Junta da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António

Projectos para o actual mandato
Durante a campanha tomou notas. Defende que nunca falou dos adversários e que fez uma boa campanha encarando as suas actuais funções com enorme sentido de responsabilidade, ele e todos os elementos da sua equipa que tomaram posse no dia 17 de Outubro. Considera que a actuação vai ser diferente até porque foram cerca de 40 anos sempre com os mesmos métodos e modos de funcionar. E que é tempo de fazer diferente.

:: ::
O Capeia Arraiana entendeu considerar o presidente da Junta da União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António, François Baltazar, como «Personalidade do Ano».
jcl

2 Responses to François Baltazar é a Personalidade do Ano 2017

  1. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    Continuando a ser amigo do François, torno claro que não o apoiei nesta sua candidatura à União de Freguesias Sabugal e Aldeia de Sto António, eleição para a qual apoiei o PS e o meu grande amigo Manuel Nabais.

    • jclages diz:

      Caro Ramiro

      Nunca esteve em causa o apoio nestas eleições a Manuel Nabais porque o comentário editado na peça está datado das anteriores eleições autárquicas em 2013 e onde se fala claramente das eleições para a Junta de Freguesia de Alfaiates.

      Abraço,
      José Carlos Lages

Deixar uma resposta