Vamos salvar a Casa do Concelho do Sabugal!

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

Os atuais corpos gerentes da Casa do Concelho do Sabugal ameaçam fechar a nossa Casa se não aparecer nenhuma lista candidata em 30 dias!

Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa - Placa Luminosa - Capeia Arraiana

Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa

Esta é uma crónica diferente, pois é para mim impensável que, mais de 40 anos depois, se coloque, sequer, a hipótese de fechar a Casa do Concelho do Sabugal.
Mulheres e homens que durante décadas e décadas tudo fizeram para manter aberta a Casa não merecem este fecho.
E sabugalenses que, como eu, sempre estiveram ligados à Casa, não podem aceitar tal hipótese.
E por isso, desde já, me declaro disponível para, em conjunto com todos os que assim quiserem, contribuir para que seja encontrada uma solução nestes 30 dias que os atuais dirigentes nos deram.
Esta não é altura para ficar quieto no seu canto. Precisamos de mais uma dúzia de sabugalenses que queiram salvar a Casa do Concelho do Sabugal.
A Antero de Seabra, Adelino Brito Dias, Alberto da Cruz Gata, Benvinda de Seabra, Fitz Quintela, José Baltazar Roque e José Lourenço Paula que formaram em 1974 a Comissão Instaladora da Casa do Concelho do Sabugal devemos não deixar morrer a Casa!
Por mim, digo, desde já, presente!

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

5 Responses to Vamos salvar a Casa do Concelho do Sabugal!

  1. João Sena diz:

    Por razões de vida familiar irei passar o Natal e as Festas a MAPUTO. Depois terei a oferta divina de uma netinha para alegrar estes derradeiros anos.Deverei regressar na 2ª quinzena de Março. Pretendo colaborar no que me for pedido uma vez que as minhas raízes estão há muitos anos espalhadas pelo mundo com origem no CASTELEIRO. Agora somente no cemitério.
    Sou Militar e depois de reformado escritor.
    Vivo em Lisboa.

  2. Infelizmente, vão rareando cada vez mais, sabugalenses de primeira geração como nós que dinamizávamos, todos os dias na capital a CASA DO CONCELHO DO SABUGAL: – foram os pioneiros torneios de futebol de salão a partir de 1977, a CAPEIA RAIANA a partir de 1978 os bailes de fim de ano e carnaval, os magustos, etc -, talvez seja essa a razão primeira porque esta instituição parece estar moribunda. A Câmara municipal tem aqui uma palavra a dizer. Nós nunca virámos a cara à luta para defender o nosso concelho.

  3. J. Clemente diz:

    Penso que é o momento da C.M.S., tomar a posse administrativa da C.C.S.. Alguém deveria levar esta questão á próxima Assembleia Municipal.

  4. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    caro José Clemente
    Não é hoje, nem será nunca o momento de a Câmara tomar posse administrativa da Casa, até porque não há base legal para tudo.
    É o momento, isso sim, de todos nos mobilizarmos para constituir uma lista que, essa sim, depois de tomar posse, deve estabelecer um protocolo claro com a Câmara do Sabugal para transformar a Casa naquilo que sempre devia ter sido: uma embaixadora do Concelho em Lisboa e um instrumento ao serviço do desenvolvimento do Concelho.
    Contamos consigo!
    E contamos caros João sena e Carlos Carriço também convosco!

  5. Luís Manuel diz:

    A Câmara, a câmara, a câmara…. Sempre a mesma história! Os bombeiros não funcionam, a câmara que se ocupe deles. O Sporting do Sabugal não funciona, a câmara que se ocupe dele, não há S.Joao, alguem da câmara que se ocupe do assunto…. Porque é que a câmara se deve ocupar das coisas que não funcionam?

Deixar uma resposta