É tempo de… viajar! (5)

José Carlos Lages - Capeia Arraiana - Orelha

155%> A Ilha Terceira, nos Açores foi o destino europeu de curta-distância com maior crescimento na Europa. 23%> O número de reservas em agências de viagens online cresceu em 2017. 4> Cristiano Ronaldo e o Grupo Pestana vão passar de dois para quatro hotéis da marca até 2018. 10> Lisboa e Porto no dez primeiros destinos europeus de 2017. 2> A MSC vai ampliar a sua frota de supernavios de cruzeiros até 2023. No Diário de Bordo é tempo de… viajar! Carpe Diem.

Ilha Terceira nos Açores foi o destino mais procurado em 2017 - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Ilha Terceira nos Açores foi o destino europeu de curta-distância
com maior crescimento de procura em 2017 (Foto: D.R.)

Ilha Terceira foi o destino com o maior crescimento na Europa

A Ilha Terceira foi o destino europeu de curta-distância com maior crescimento entre os viajantes de toda a Europa, crescendo mais de 155% face ao ano anterior, com Ponta Delgada a surgir como a quinta cidade mais procurada em viagens de curta-distância, (+61%).
Durante 2017 os portugueses elegeram as cidades do Porto, Lisboa e Ponta Delgada como os destinos mais procurados a nível interno. Paris manteve o estatuto de cidade europeia preferida dos portugueses fora de Portugal, seguida por Londres.
O II Relatório Anual de Tendências e Previsões da eDreams indica que as cidades de São Vicente e Sal são as que mais cresceram ao nível das reservas dos viajantes lusos para 2018, em comparação com a mesma época do ano anterior, tendo como base as reservas já feitas durante 2017 para o ano seguinte. Em volume de reservas, Paris, Amesterdão e Ponta Delgada são os destinos até agora mais procurados pelos portugueses para 2018, tendo igualmente como base reservas efectuadas ainda durante este ano.
:: ::
 

Motores de busca «self-service» para viagens, hotéis, rent-a-car do Grupo DIT Portugal - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Motores de busca «self-service» disponíveis no portal da SOVIAJAR (Grupo DIT Portugal)
para viagens, voos, hotéis, entradas e rent-a-car

Reservas em agências de viagens online crescem 23% em Portugal

A utilização de dispositivos móveis para fazer reservas através de uma agência de viagens online registou, em 2017, um crescimento assinalável: o estudo refere que cerca de 23 por cento dos portugueses usaram dispositivos móveis para fazer as suas reservas durante este ano, ou seja, um crescimento de 229% durante a última década. Espanha regista a maior percentagem de viajantes a fazer reservas online usando um dispositivo móvel – 37% – enquanto a Suécia foi o país em que este tipo de utilização mais cresceu em 10 anos: 283 por cento.
A grande maioria dos novos consumidores de turismo são jovens, de 16 a 30 anos, cada vez mais apegados às tecnologias e sempre conectados à internet e às redes sociais. Através de talets e smartphones é possível aceder a mais informações do que toda aquela que foi difundida até o início dos anos 80. Mais da metade desses turistas aproveitam uma viagem de trabalho para realizar mais actividades de lazer, muito diferente do público mais velho.
:: ::
 

Pestana CR7 Hotel no Funchal - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Pestana CR7 Hotel no Funchal (Foto: D.R.)

Cristiano Ronaldo terá hotéis em Portugal, Espanha, Ásia e EUA

Após a abertura de um hotel Pestana CR7 em Madrid e outro em Nova Iorque em 2018, o grupo hoteleiro Pestana visa aproveitar a marca de Cristiano Ronaldo para atacar novos mercados na Ásia e Médio Oriente.
A ideia foi deixada por José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, em entrevista à Reuters adiantando que os dois primeiros hotéis Pestana CR7, um na Madeira e outro em Lisboa, estão a ser bem-sucedidos após mais de um ano de operação e, «em termos de imagem, colaboraram muito mais para elevar a marca Pestana do que aquilo que é a sua representação nos resultados no Grupo». «A marca Pestana CR7 veio abrir-nos a possibilidade – a nós, hoteleiros do Grupo Pestana – de podermos chegar a mercados onde sozinhos dificilmente chegaríamos, nomeadamente os mercados asiáticos, onde o Cristiano Ronaldo tem uma ‘grande força’, e também os do Médio Oriente», salientou ainda José Theotónio.
O foco agora está na internacionalização, com a abertura de um hotel Pestana CR7 em Madrid e outro na Times Square em Nova Iorque no fim de 2018 para se ver «se têm esse tal sucesso» enquanto que «nos mercados asiáticos basicamente é a zona da China e Macau e o Médio Oriente é a zona do Dubai, Qatar».
O investimento nos quatro hotéis Pestana CR7 rondará os 75 milhões de euros, repartido paritariamente entre os dois parceiros.
«Um dos objectivos do Grupo, que era chegar aos 100 hotéis, é algo que, entre final de 2018 e o princípio de 2019, estará alcançado», acrescentou José Theotónio.
:: ::
 

Transportes Aéreos Portugueses antes do voo para Recife no Brasil - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Tripulação do Airbus A330-300 com as cores retro da TAP-Transportes Aéreos Portugueses

antes do voo para Recife no Brasil (Foto: D.R.)

TAP surpreende passageiros para Recife com voo retro

O Airbus A330 retrojet da TAP cruzou novamente o Atlântico tendo como destino o Recife, capital do estado de Pernambuco. No dia 4 de Dezembro os passageiros embarcaram em Lisboa no TP11 para o derradeiro voo este ano do avião pintado com as antigas cores dos Transportes Aéreos Portugueses. À semelhança dos sete voos retro anteriores, a TAP recriou a atmosfera dos anos 70, desde os balcões de check-in ao entretenimento a bordo.
Aos passageiros foram oferecidas etiquetas de bagagem e bolsas para cartões de embarque retro bem como um diploma de viajante no tempo. A bordo, os clientes foram recebidos por uma tripulação vestida com uma das mais emblemáticas fardas da TAP, criada pelo estilista francês Louis Féraud, envergada com igual preceito por Rosa Mota. Junto à tripulação, a campeã olímpica de maratona deu as boas vindas a todos os passageiros.
Já no respectivo lugar, os clientes puderam encontrar a icónica bolsa da TAP dos anos 70 que, em classe executiva, foi preenchida com um confortável pijama, água-de-colónia Lavanda da Ach. Brito, creme de mãos Benamôr e uma pasta dentífrica Couto.
As refeições do chef Michelin Rui Paula recriaram fielmente o que se servia a bordo nos anos 70. Bacalhau com puré de grão-de-bico, servido em ambas as classes, e o já tradicional bife do lombo à portuguesa foi a alternativa oferecida a todos os que preferem carne. Como sobremesa, foram servidos os célebres chocolates Regina e, em classe executiva, um Parfait de banana com chocolate.
A Coca-Cola e a cerveja Sagres marcaram a sua presença a bordo, servidas em garrafas de vidro e com o rótulo dos anos 70. Um Porto Graham’s colheita de 1972 foi servido no fim da refeição, em classe executiva.
:: ::
 

Bairro de Alfama em Lisboa à noite - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Bairro de Alfama, em Lisboa, à noite (Foto: D.R.)

Lisboa e Porto no Top10 dos destinos eleitos pelos turistas europeus

A eDreams ODIGEO apresentou o seu relatório global sobre o comportamento dos viajantes europeus em 2017, baseado na análise a mais de 18 milhões de viajantes que a empresa registou este ano através das suas marcas eDreams, Opodo, GO Voyages e Travellink.
Intitulado «O viajante europeu: tendências e previsões», o estudo revela que as cidades de Lisboa e Porto figuram entre os 10 destinos mais populares escolhidos pelos viajantes europeus durante 2017.
Lisboa foi a 5.ª cidade mais procurada pelos europeus durante 2017, registando um aumento de 17% face a 2016, enquanto o Porto surge como a 9.ª escolha dos turistas na Europa – 12% acima da procura registada no ano passado.
Os dados agora tornados públicos indicam também que os viajantes europeus viajaram durante mais tempo – os voos marcados para viagens entre 14 e 20 dias aumentaram 21% face ao ano anterior, com as reservas para as viagens com mais de 21 dias a aumentar 22% em comparação com 2016.
Por fim o relatório indica que os passageiros portugueses e italianos são os que reservam com menos antecedência as suas «escapadinhas» de verão, efectuando a reserva com apenas 49 dias e 51 dias de antecedência, respectivamente, para viagens realizadas em Junho, Julho e Agosto. Os espanhóis e alemães são os que planeiam com mais antecedência, efectuando a sua reserva em média 49 e 52 dias antes, respectivamente.
:: ::
 

Navio de Cruzeiros MSC Seaside com capacidade para 3766 passageiros e  1413 tripulantes - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Navio de Cruzeiros MSC Seaside com capacidade para 3766 passageiros e 1413 tripulantes (Foto: D.R.)

MSC Cruises encomenda dois novos navios de cruzeiro

O diretor executivo do MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, confirmou a encomenda dos MSC Seaside EVO, dois novos navios-cruzeiro a serem entregues em 2021 e 2023. O CEO falava na inauguração do novo MSC Seaside, que decorreu no passado dia 30 de novembro em Trieste, uma cidade do nordeste de Itália.
O responsável aproveitou a ocasião para voltar a sublinhar o montante de investimento, sem precedentes na indústria: foram investidos 10.5 mil milhões até 2026, que correspondem à construção de 12 novos navios. Ao passo que para os dois Seaside EVO agora anunciados as despesas irão cifrar-se em 1.8 mil milhões de euros.
«Os navio Seaside EVO, resultantes de um acordo entre a MSC Cruises e a Fincantieri, são a evolução da classe Seaside», salientou Pierfrancesco Vago. Para além de oferecerem ainda mais espaço para os cerca de 5,646 passageiros, irão ter maiores dimensões e mais camarotes.
Com tecnologia ambiental avançada estes dois navios irão assumir a limpeza de gás de escape e tratamento de águas, gestão de resíduos ou ainda a recuperação de calor. Também vão estar equipados com aparelhos de poupança de energia e todas as áreas serão iluminadas com luz LED.
Os navios MSC Meraviglia e MSC Seaside foram entregues este ano. Seguem-se o MSC Seaview (2018), MSC Bellissima e o MSC Grandiosa (2019), em construção, o MSC Meraviglia Plus (2020), o primeiro MSC Seaside EVO (2021), o primeiro World Class (2022), o segundo MSC Seaside Evo (2023) e outros três World Class (2024, 2025 e 2026).
:: ::
 

:: :: Frase da Semana :: ::

«Câmara de Lisboa ganhou em 2017 mais de 9000 euros por dia com o Airbnb.»
(Arnaldo Muñoz, representante da Airbnb em Portugal.)
:: ::
 

:: :: Destino da Semana :: ::

Tunísia - Hammamet - José Carlos Lages - Soviajar.com - Capeia Arraiana

Estância Balnear de Hammamet na Tunísia

>Tunísia-Hammamet (8 Dias/7 Noites)
Voos Tunisiar desde Lisboa e Porto. Saídas às segundas-feiras.

Reservas até 28 de Dezembro. Viagens até 30 de Abril.

Desde: 345 euros por pessoa/quarto duplo.

Consultar disponibilidade e Programa completo em: SOVIAJAR.COM
:: ::
 

:: :: Vídeo da Semana :: ::

3 rapazes, 44 dias, 11 países, 18 voos, 61.156 quilómetros

:: ::

:: ::
«Diário de Bordo. É tempo de… viajar!», crónica de José Carlos Lages

(artigo escrito de acordo com a antiga ortografia.)
jcglages@gmail.com

Deixar uma resposta