Sabugal integra a Comunidade Rural Digital

Câmara Municipal Sabugal - © Capeia Arraiana

A Câmara Municipal do Sabugal integra um projecto transfronteiriço denominado «Comunidade Rural Digital» que visa a cooperação entre entidades nacionais e espanholas na criação de «soluções tecnológicas inovadoras». Entretanto nas eleições para a AIRC-Associação de Informática da Região Centro o presidente da autarquia, António Robalo, foi eleito para a Assembleia Intermunicipal do organismo.

Comunidade Rural Digital - Câmara Municipal Sabugal - Capeia Arraiana

Apresentação da Comunidade Rural Digital (Foto: D.R.)

O Município do Sabugal participa no novo projecto «Comunidade Rural Digital – rede transfronteiriça para a inovação tecnológica das administrações locais do meio rural», que visa a criação de uma estrutura estável de cooperação entre as administrações locais transfronteiriças para promover a inovação e a modernização administrativa e territorial.
Para além da autarquia do Sabugal integram este projecto a Câmara Municipal de Almeida, também no distrito da Guarda, e a Junta de Castilla y León, o Organismo Autónomo de Recaudación y Gestión Tributaria da Diputación de Salamanca e a Diputación de Valladolid, em Espanha.
Através desta rede de administrações locais espanholas e portuguesas vão desenvolver-se soluções tecnológicas inovadoras para uma governação inteligente e o estabelecimento de serviços públicos digitais de cidade ou de território inteligente.
A realização de actividades formativas transfronteiriças de inovação para funcionários públicos locais, de seminários de sensibilização para cidadãos e empresas para o uso inteligente das tecnologias e ainda a organização de encontros temáticos sobre inovação para técnicos TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação] das administrações locais, são algumas das áreas de intervenção deste projecto.
O projecto «Comunidade Rural Digital: rede transfronteiriça para a inovação tecnológica das administrações locais do meio rural» enquadra-se no Programa INTERREG V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Instalações da AIRC no Parque Industrial de Taveiro - Capeia Arraiana

Instalações da AIRC no Parque Industrial de Taveiro (Foto: D.R.)

Presidente da Câmara do Sabugal integra Assembleia Intermunicipal da AIRC

O presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, foi hoje eleito, em Coimbra, para a liderança da AIRC – Associação de Informática da Região Centro, que produz e fornece soluções de software para a Administração Pública incluindo a produção de software e fornecimento de produtos e serviços, dirigidos preferencialmente às autarquias.
A Assembleia Intermunicipal da AIRC passa a ser presidida por João Miguel Henriques, autarca de Vila Nova de Poiares, em conjunto com os presidentes das Câmaras de Sabugal, António Robalo, e de Mangualde, João Azevedo.
«Queremos continuar a ser líderes na produção e fornecimento de soluções de software», disse à agência Lusa, Raul Almeida, que «traça como prioridade para o mandato manter a AIRC como a principal referência neste segmento».
Fundada por 30 municípios da Região Centro, a AIRC iniciou a actividade em 1982 para um número muito restrito de clientes, contabilizando actualmente perto de meio milhar de clientes pertencentes à Administração Pública.

Hoje, a AIRC fornece serviços a mais de 60 por cento dos municípios portugueses conferindo-lhe a liderança destacada neste sector de mercado.
jcl com agência Lusa

Deixar uma resposta