É tempo de… viajar (4)!

José Carlos Lages - Capeia Arraiana - Orelha

Em Novembro os cerca de 30 agentes de viagens da DIT Portugal rumaram a Málaga num autocarro fretado à empresa Viúva Monteiro e Irmão do Sabugal. Em Fevereiro o Turismo Centro de Portugal será o destino convidado da BTL. Entre Janeiro e Maio a TAP vai disponibilizar voos de baixo custo para Budapeste. Durante os primeiros seis meses de 2018 o Turismo de Portugal vai levar 20 startups portuguesas a feiras internacionais. Para o Verão os visitantes da EuroDisney vão ser recebidos pelos Super-Heróis da Marvel. No Diário de Bordo é tempo de… viajar! Carpe Diem.

1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestion em Benalmádena (Málaga)

1.ª Convenção da DIT Gestión em Benalmadena

Na sexta-feira, 17 de Novembro, convergiram de toda a Espanha, das Canárias e de Portugal para a província de Málaga mais de 550 representantes das agências de viagens e cerca de 60 operadores de turismo mundiais. O meeting point estava marcado para o Hotel Holiday Polynesia, em Benalmádena, município situado entre Fuengirola e Torremolinos, na província de Málaga, na região autónoma da Andaluzia, em Espanha.
De Lisboa chegou um autocarro da empresa Viúva Monteiro e Irmão (Sabugal) com 27 participantes convidados por Paulo Lages, director da DIT Portugal. De Madrid chegou um outro autocarro e entre o aeroporto de Málaga e o hotel foi criado um vaivém de autocarros para os que chegavam de avião.
No sábado de manhã o cenário impressionava. A sala de conferências do Hotel Holiday Polynesia estava esgotada e o sucesso da iniciativa estava alcançado.
A convenção foi aberta por Jon Arriaga e os seus dois filhos perante uma plateia expectante. Era a primeira vez que o fundador e presidente executivo da DIT juntava e falava publicamente para todas as agências do seu grupo sobre «o antes, o agora e o futuro».
«Estou muito orgulhoso por tantas presenças nesta Convenção», disse Jon Arriaga a finalizar a Convenção agradecendo a colaboração dos operadores turísticos e a presença do representante do Presidente da província de Málaga, do alcalde de Banalmádena, do representante do turismo da Andaluzia e da administradora da cadeia Holiday Polynesia.
No final na troca de recuerdos a «estrela» da Convenção foi a boina basca onde se destacava o registo para a história da 1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestión.
:: ::
 

Super-Heróis da Marvel vão estar no Verão na Disyneland Paris - soviajar - capeia arraiana

Super-Heróis da Marvel vão estar no Verão na Disyneland Paris

Super-Heróis da Marvel na Disneyland Paris

Os Super-heróis da Marvel, como o Homem-Aranha, o Capitão América ou o Iron Man, vão animar a Disneyland Paris no próximo Verão, de 10 de Junho a 30 de Setembro.
Iron Man, Thor, Capitão América, Homem-Aranha, Star-Lord e Black Widow vão aparecer pela primeira vez na Disneyland Paris no próximo Verão para um temporada especial dos Super-heróis da Marvel.
Os super-heróis estarão no Wald Disney Studios Park para conhecer os visitantes e participar em «espectáculos épicos», anuncia o parque temático.
Outra novidade é que a partir de Outubro de 2018 a Disneyland Paris vai remodelar um dos seus resorts sob o imaginário dos super-heróis da Marvel (para ler mais clique: Disneyland Paris vai ter um hotel dedicado aos super-heróis da Marvel).
:: ::
 

Pedro Machado, do Turismo Centro de Portugal e Fátima Vila Maior, directora da BTL - Capeia Arraiana

Pedro Machado, do Turismo Centro de Portugal e Fátima Vila Maior, directora da BTL (Foto: D.R.)

Centro de Portugal é destino convidado da BTL 2018

«O Centro de Portugal é o destino convidado da próxima edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, uma oportunidade para mostrar que região, mesmo estando em recuperação, continua a reunir as condições para receber turistas», afirmou Pedro Machado, presidente da Entidade Regional.
Fátima Vila Maior, directora da BTL, anunciou num encontro com jornalistas durante o 43.º Congresso da APAVT que decorreu em Macau, que o Centro de Portugal será o destino convidado da BTL, que irá decorrer entre 28 de Fevereiro e 4 de Março, na FIL, Parque das Nações, Lisboa.
«É um destino que tem que ter uma capacidade muito grande de se renovar e nós acreditamos que sim, já foram dadas algumas provas», afirmou Fátima Vila Maior.
Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, pretende «agarrar a oportunidade para dizer ao mercado interno que, em primeira instância, o Centro de Portugal foi de facto atingido, mas continua com infraestruturas, com equipamento, com oferta, com produto, com marcas que podem e devem continuar a ser promovidos e que estão perfeitas condições para poder continuar a afirmar-se como um destino turístico».
Por outro lado, Pedro Machado pretende reafirmar a diversidade da região Centro, tanto como vantagem competitiva do próprio destino, mas do também do país: «A diferenciação é do nosso ponto de vista uma estratégia acertada até para combater alguma ideia sobre a massificação que o país hoje está a atravessar – esta diversidade é a alternativa para destinos mais massificados.»
Na BTL 2018 a região Centro vai apostar numa participação mais centrada em produtos e experiências, depois de em anos anteriores ter apostado na afirmação da marca.
:: ::
 

Turismo de Portugal aposta nas feiras internacionais - soviajar - capeia arraiana

Turismo de Portugal aposta nas feiras internacionais

Turismo de Portugal «leva» 20 startups a feiras internacionais

O Turismo de Portugal anunciou que duas dezenas de startups portuguesas vão integrar a sua participação em feiras internacionais nos próximos seis meses «com o objectivo de afirmar Portugal como um pólo de referência internacional na inovação, no empreendedorismo e na produção de bens e serviços para o turismo».
Segundo o Turismo de Portugal, as startups seleccionadas dedicam-se a actividades como «a promoção da acessibilidade no turismo, o desenvolvimento de novas soluções de gestão da actividade de alojamento turístico, a utilização da tecnologia na relação com o consumidor, projectos promotores da gastronomia e vinhos de Portugal e propostas inovadoras de animação turística».
Entre as 48 candidaturas foram seleccionadas as empresas Infraspeak, Hijiffy, SnapCity, Workzebra, Hotelvoy, Farmer Experience, Go2Nature, Tandem Innovation, Helppier, Climber Revenue Strategy, YnnovBooking, Portugal 4all Senses, myportugalforall, Portuguese Table – Experiências Gastronómicas, Marisa Maganinho, Upstream – Valorização do Território, travel&experiences, City Guru, Green Stays e Social Impactrip.
As feiras em que irão participar são a WTM – Londres (6 a 8 de Novembro), IBTM – Barcelona (28 a 30 de Novembro), Vakantiebeurs – Utrecht (9 a 14 de Janeiro), FITUR – Madrid (17 a 21 de Janeiro) e ITB – Berlim (7 a 11 de Março).
:: ::
 

Gráfico com o Valor Económico  da Distribuição Turística - Fonte:  Augusto Mateus e  Associados e Ernest & Young

Gráfico com o Valor Económico da Distribuição Turística (Fonte: Augusto Mateus e Associados e Ernest & Young)

Agências de Viagens e Operadores Turísticos responsáveis por 2,1% da riqueza produzida em Portugal

O impacto directo, indirecto e induzido do sector da distribuição turística na economia portuguesa eleva-se a 3.240 milhões de euros, o que equivale a 2,1% do PIB, de acordo com a estimativa da EY-AM&A divulgada no Congresso da APAVT a decorrer em Macau.
O cálculo, apresentado por Sandra Primitivo, directora executiva da Unidade EY-AM&A, compreende a estimativa de que o efeito autónomo das agências de viagens e operadores turísticos, compreendendo o seu valor acrescentado bruto e o emprego, eleva-se a 1.090 milhões de euros, a que se somam 2.150 milhões do que define como efeito catalisado, incluindo o valor acrescentado e o emprego gerado ao longo da cadeia de valor, não só nos fornecedores directos, mas também nas suas aquisições de bens e serviços.
O estudo indica que «o impacto directo da distribuição turística na economia portuguesa eleva-se a 1.050 milhões de euros, o que equivale a 0,7% do PIB, com 270 milhões de euros de VAB (valor acrescentado bruto) gerado pelas agências de viagens e operadores turísticos e 780 milhões de efeito catalisado».
O impacto directo e indirecto, por sua vez, eleva-se a 1.820 milhões de euros, com 550 milhões de efeito autónomo das agências de viagens e operadores turísticos e 1270 milhões de efeito catalisado de outgoing e incoming.
:: ::
 

É tempo de viajar - soviajar - capeia arraiana

É tempo de viajar – soviajar – capeia arraiana

TAP voa de Lisboa para Budapeste por 76 euros

A TAP está a promover o preço de 76 euros para os seus voos de Lisboa para Budapeste. Na página na internet da transportadora nacional estão disponíveis partidas entre Janeiro a Maio de 2018. Este mês o preço mais baixo é 118 euros e em Dezembro é 87.
«Conheça os dois lados da cidade» é a sugestão da TAP, em referência a que na margem direita do Danúbio fica Buda e na margem esquerda fica Peste.
«Buda é ideal para se percorrer a pé e conta com o Castelo Real (Património da Humanidade), a igreja Mathias e o Bastião dos Pescadores com os seus sete torreões», salienta a promoção da TAP acrescentando que «em Peste, a Praça dos Heróis é o centro, mas é a grandiosidade do Parlamento e da Basílica de Santo Estêvão que rouba as atenções».

Para aceder à promoção da TAP… (Aqui.)
:: ::
 

Lisboa está no segundo lugar do pódio com 51% de aumento da ocupação dos hotéis - soviajar - capeia arraiana

Lisboa está no segundo lugar do pódio com 51% de aumento da receita da ocupação dos hotéis

Lisboa em segundo lugar em ocupação de hotéis na Europa

Lisboa é a cidade europeia onde a hotelaria teve o segundo maior aumento da receita de quartos por quarto disponível (RevPAR), com um aumento em 51 por cento, de acordo com o ranking elaborado pelo STR, consultora especializada em informação para a hotelaria, da qual tem dados de 58 mil hotéis com 7,8 milhões de quartos a nível mundial.
A informação não especifica taxa indicadores por mercado mas divulga uma ilustração (ver acima) com as variações da RevPar relativamente a 2008 por cidades, que mostra que Dublin foi a cidade líder, com uma subida de 57 por cento, seguida de muito perto por Lisboa com 51 por cento, e Copenhaga com 39 por cento.

Para ver o artigo completo… (Aqui.)
:: ::
 

eurowings - soviajar - capeia arraiana

Eurowings – companhia aérea baixo custo alemã sediada em Düsseldorf pertencente ao Grupo Lufthansa

Eurowings voa de Munique para Lisboa e Faro

A Eurowings tem programado adicionalmente voar no mês de Dezembro entre Munique e Lisboa, duas vezes por semana, e também para Faro, neste caso apenas dois dias, a 21 e 28.
A operação para Lisboa está prevista para os dias 1 a 29 de Dezembro, às segundas e sextas-feiras, a que acrescenta alguma datas seleccionadas.
Tanto os voos para Lisboa como para Faro serão em Airbus A319 da Adria Airways, que também será utilizado em voos de Munique para Agadir, Amesterdão, Catânia, Colónia, Edimburgo, Gran Canária/Las Palmas, Londres Stansted, Nápoles, Palma de Maiorca, Paris Charles de Gaulle e Roma.
Adicionalmente, a Eurowings informou os sistemas globais de reservas que tem programado voar de Hamburgo para o Funchal a partir de 9 de Janeiro, uma vez por semana.
:: ::
 

:: :: Frase da Semana :: ::

«O nosso objectivo é o vosso objectivo. A especialização tecnológica em turismo.»
(Jon Arriaga, durante a 1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestión.)
:: ::
 

:: :: Destino da Semana :: ::

Macau - Cidade dos Sonhos - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Macau – Cidade dos Sonhos

>Macau – Cidade dos Sonhos (8 Dias/5 Noites)
Voos Turkish Airlines de Lisboa/Porto para Hong Kong. Viagens até 31 de Março.
Transfers entre Hong Kong e Macau.

Regime de alojamento com pequeno-almoço.
1.º Dia – Lisboa ou Porto – Hong Kong (noite a bordo).
2.º Dia – Hong Kong – Macau.
3.º Dia – Macau (visita de dia inteiro com almoço).
4.º ao 6.º Dia – Macau.
7.º Dia – Macau – Hong Kong – Lisboa (com escala e noite a bordo).
8.º Dia – Chegada – Lisboa ou Porto.

Desde: 1049 euros por pessoa/quarto duplo.
Programa completo em: SOVIAJAR.COM
:: ::
 

:: :: Vídeo da Semana :: ::

MS Harmony of the Seas – Construção do maior navio de cruzeiros do Mundo

:: ::

:: ::
«Diário de Bordo. É tempo de… viajar!», crónica de José Carlos Lages

(artigo escrito de acordo com a antiga ortografia.)
jcglages@gmail.com

Deixar uma resposta