Postal TV (200)

José Carlos Mendes - A Minha Aldeia - © Capeia Arraiana

O sucesso de qualquer televisão parece ser o futebol. São estes os programas que maiores audiências trazem a cada canal. A RTP 1 está nos 10 ou 12 por cento. Mas os «seus» jogos de futebol arrasam…

Mais uma calinada no infografismo da SIC Notícias. Afinal há uma República de Espanha... - José Carlos Mendes - Capeia Arraiana

Mais uma calinada no infografismo da SIC Notícias. Afinal há uma República de Espanha…

Com 4 horas de informação nesta semana, os três assuntos mais noticiados nas nossas TVs todas foram os seguintes (sem surpresa):
– Incêndios;
– Professores;
– Futebol.

Para não dedicar mais um Postal ao Futebol, vamos concentrar-nos agora nos incêndios e nos professores, já que desisti de registar as calinadas que os repórteres cometem em directo e não só. São asneiras atrás de asneiras. A vítima é sempre a Língua Portuguesa. Ou o verbo não concorda com o sujeito, ou os adjectivos não concordam com os substantivos… ou a leitura dos textos sai deformada – até isso -, ou (coisa mais tramada ainda) o que está escrito está com erros.

Semana de protestos dos professores - José Carlos Mendes - Capeia Arraiana

Semana de protestos dos professores

Os Professores

Penso que nas TVs esta foi a semana do Professor. Dos prejudicados pela actual legislação. E das suas reclamações. O Governo foi negociando até onde o Orçamento o permite. As partes em diálogo chegaram já a alguns pontos de convergência e aparentemente vão continuar a aproximar-se, tanto quanto seja finaceiramente possível: mesmo a contagem de tempo são dinheiro, evidentemente.

Os incêndios

O Relatório mais célebre dos últimos tempos (o que é que se passou em Pedrógão Grande?) foi conhecido pelo menos parcialmente. Essa é a discussão nas TVs: o que falta conhecer? O que implica essa parte submersa? Que medidas têm mesmo de ser implementadas para que baste o que a Natureza raz, sem a amplificação trazida pela inépcia e pelo laxismo humano de quem não pode «dormir na forma».
Obrigado, Bombeiros de Portugal.

:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes

:: ::
Caro José Carlos Mendes.
É «apenas» um número redondo mas na prática corresponde a duzentas (200) semanas ininterruptas a analisar o que de melhor e de pior nos dão as nossa televisões.
Trabalho de investigação jornalístico, estatístico e opinativo que nos alerta, semanalmente, para os critérios (?!) editoriais das direcções das estações televisivas portuguesas.
Os meus parabéns e reconhecimento pela qualidade destes 200 «postais tevês».

jcl

One Response to Postal TV (200)

  1. Josecarlos Mendes diz:

    Obrigado, Zé Carlos Lages. Mas acho que apenas faço o meu dever de casteleirense / sabugalense: um apoio aos nossos amigos que me lêem. Mas acho que sabes uma coisa: faço isto com um prazer enorme, semana a semana, meu caro!!!!!!

Deixar uma resposta