Mega Convenção da DITGestión reúne 600 participantes

José Carlos Lages - Capeia Arraiana - Orelha

O grupo DIT Gestión, com sede no País Basco, organizou uma Mega Convenção que juntou cerca de 550 agentes de viagens e 60 operadores de turismo europeus e mundiais. O encontro teve lugar, entre os dias 17 e 19 de Novembro, em Benalmádena, na província de Málaga.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIT Gestión nasce em 2008

Em 2005 deu-se o boom da liberalização da internet abrindo novos horizontes em todas as áreas e também no negócio do turismo e dos viajantes. As agências verticais «adormecidas» menosprezam as potencialidades do negócio digital e tardam em perceber o fenómeno da nova dinâmica que se desenvolve a partir das agências criadas por pessoas singulares com custo de operação (localização física e recursos humanos) muito inferiores.
Em 2008 nasce a DIT (Departamento de Infraestruturas Turísticas) em Gipuzkoa (San Sebastian) no País Basco. O visionário Jon Arriaga, desafiando o status quo instalado, cria o Grupo DIT Gestión vocacionado para o apoio tecnológico a agências independentes com espaços físicos e agências exclusivamente online.
A inovação é extremamente importante pois as tendências do turismo mundial estão em constante mudança e evolução. Disponibilizar ferramentas informáticas e digitais permite a adaptabilidade e a melhoria de processos para manter vantagens competitivas fundamentais nas agências de viagens do século XXI.

O Presidente Executivo Jon Arriaga na 1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestion em Benalmádena - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

O presidente executivo da DIT Gestion, Jon Arriaga, durante a 1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestion em Benalmádena

1.ª Convenção da DIT Gestión em Benalmadena

Na sexta-feira, 17 de Novembro, convergiram de toda a Espanha, das Canárias e de Portugal para a província de Málaga mais de 550 representantes das agências de viagens e cerca de 60 operadores de turismo mundiais. O meeting point estava marcado para o Hotel Holiday Polynesia, em Benalmádena, município situado entre Fuengirola e Torremolinos, na província de Málaga, na região autónoma da Andaluzia, em Espanha.

Participantes da DIT Portugal viajaram na Viúva Monteiro e Irmão do Sabugal - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Participantes da DIT Portugal viajaram na Viúva Monteiro e Irmão do Sabugal

A logística foi enorme. De Lisboa chegou um autocarro da empresa Viúva Monteiro e Irmão (Sabugal) com 27 participantes convidados por Paulo Lages, director da DIT Portugal. De Madrid chegou um outro autocarro e entre o aeroporto de Málaga e o hotel foi criado um vaivém de autocarros para os que chegavam de avião.
No sábado de manhã o cenário impressionava. A sala de conferências do Hotel Holiday Polynesia estava esgotada e o sucesso da iniciativa estava alcançado.
A convenção foi aberta por Jon Arriaga e os seus dois filhos perante uma plateia expectante. Era a primeira vez que o fundador e presidente executivo da DIT juntava e falava publicamente para todas as agências do seu grupo sobre «o antes, o agora e o futuro».
– O que é a DIT Gestión? – começou por perguntar Jon não se quedando e respondendo logo de seguida: «Somos um produto que sempre teve muitas ganas de ganhar o desafio das tecnologias ligadas ao turismo.»
– Para ter uma agência independente é necessário ter personalidade e vontade de trabalhar porque a DIT disponibiliza aos seus afiliados um produto novo e inovador, – acrescenta Jon desvendando um segredo que afinal é ao mesmo tempo uma forma de incentivar todos os presentes.
– Actualmente não posso entender que uma empresa não tenha o seu negócio disponível na Web. It’s time to adapt. Devemos apostar quase tudo na Internet até porque uma empresa sem a sua senha de identidade digital não existe no mundo actual.
De microfone na mão Jon Arriaga foi explicando o «seu» powerpoint em tom de conversa descontraída entre amigos com alguns momentos de boa disposição pelo meio. Em destaque esteve a análise da evolução do grupo DIT e as perspectivas de crescimento futuro.
Antes de chamar ao palco e apresentar os 34 colaboradores executivos da DIT (Espanha, Canárias e Portugal) houve ainda tempo para o presidente do grupo dar a conhecer as novidades. «Um novo motor de busca para cruzeiros, para ferrys no Mediterrâneo (com destaque para a ligação entre Valência e Ibiza), motores próprios para voo+hotel, uma nueva caja reservas, a tarjeta wallet, o conceito do premium all inclusive e o motor Haiku Vuela», foram algumas das novas ferramentas tecnológicas apresentadas por Jon Arriaga.
– Estou muito orgulhoso por tantas presenças nesta Convenção – disse a finalizar agradecendo a colaboração dos operadores turísticos e a presença do representante do Presidente da província de Málaga, do alcalde de Banalmádena, do representante do turismo da Andaluzia e da administradora da cadeia Holiday Polynesia que também dirigiram algumas palavras de boas-vindas aos presentes.


«O nosso objectivo é o vosso objectivo. A especialização tecnológica em turismo.»
(Jon Arriaga, durante a 1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestión.)


No final na troca de recuerdos a «estrela» da Convenção foi a boina basca onde se destacava o registo para a história da 1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestión.
A segunda metade da manhã foi ocupada com oficinas de workshops rotativos, actividades de coaching e tecnologias aplicadas ao turismo. A DIT Portugal (José Pires) apresentou um workshop sobre técnicas de venda.

Monumento a Cristóvão Colombo em Benalmádena - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

Monumento a Cristóvão Colombo em Benalmádena

Visita ao monumento a Cristóvão Colombo

Na tarde de sábado foram proporcionadas aos participantes na Convenção um amplo programa de visitas com várias excursões locais que incluíram uma viagem de catamarã pela costa de Torremolinos e uma visita ao parque «Prison Island». O grupo português optou pela rota em Benalmádena com visita ao Castelo Colomares, um monumento dedicado aos 500 anos da descoberta da América por Cristóvão Colombo, à cidade velha e ao tempo de Buda situado no cimo de uma montanha com vista deslumbrante para a Costa del Sol da Andaluzia.
À noite teve lugar um jantar de gala com todos os participantes.
No domingo de manhã, a convite do município de Málaga, foi tempo de visitar a cidade dos 37 museus.

O maior Templo Budista da Europa está em Benalmádena - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

O maior Templo Budista da Europa está em Benalmádena

1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestion em Benalmádena - José Carlos Lages - Capeia Arraiana

1.ª Convenção Ibérica da DIT Gestion em no Hotel Holiday Polynesia em Benalmádena

:: ::

Galeria de Imagens da 1.ª Convenção da DIT Gestion (clique na primeira foto para ampliar.)

:: ::
A SOVIAJAR é uma agência de viagens do grupo DIT Portugal.
:: ::
jcl

Deixar uma resposta