É tempo de… viajar! (2)

José Carlos Lages - Capeia Arraiana - Orelha

Um mergulho em finais de Outubro nas águas temperadas da Ilha de São Miguel nos Açores, o renascer das cinzas do Turismo do Interior de Portugal, os apaixonados pelos Pastéis de Belém em todo o mundo, uma distinção aos vinho 2.5 Vinhos de Belmonte e uma volta ao mundo são alguns dos temas desta semana. No Diário de Bordo é tempo de… viajar! Carpe Diem.

Presidente Marcelo mergulhou nas águas temperadas e calmas das chamadas «Piscinas do Pesqueiro» em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores

Presidente Marcelo mergulhou nas águas temperadas e calmas das chamadas «Piscinas do Pesqueiro»
em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, nos Açores (foto: D.R.)

Marcelo quebra protocolo nos Açores para ir… nadar

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quebrou este sábado, 28 de Outubro, o programa do seu último dia de visita ao grupo oriental dos Açores para nadar no mar, no centro de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Marcelo Rebelo de Sousa, que passou a manhã a dizer que não queria sair dos Açores sem um banho de mar, saiu à pressa das instalações do histórico jornal Açoriano Oriental e foi vestir os calções de banho ao hotel, mesmo em frente ao terminal de cruzeiros.
Depois, atravessou a estrada e mergulhou nas águas temperadas e calmas das chamadas «Piscinas do Pesqueiro», onde nadou cerca de cinco minutos, acompanhado por um segurança e por alguns populares que ali nadam regularmente, com quem ainda tirou fotografias.
O Presidente da República está na Região Autónoma dos Açores desde quarta-feira, para visitar as ilhas de Santa Maria e de São Miguel, completando assim o périplo que fez em junho pelas outras sete ilhas do arquipélago.
A famosa Lagoa das Sete Cidades será o último ponto do programa, onde Marcelo Rebelo de Sousa irá lanchar com a população e fazer um balanço desta segunda metade da sua deslocação à Região Autónoma dos Açores, antes do regresso a Lisboa, em avião comercial.
A terminar a visita Marcelo Rebelo de Sousa comentou que «ir aos Açores e não nadar é como ir a Roma e não ver o papa», concluindo que as ilhas são «terras do deslumbramento e de maravilha».
:: ::
 

Turismo da Beira Centro foi muito afectado com os incêndios - soviajar.com

Turismo da Beira Centro foi muito afectado com os incêndios (foto: D.R.)

Governo duplica investimento no Turismo do Interior

A «duplicação para 60 milhões de euros do orçamento Programa Valorizar para a Dinamização Turística do Interior» é uma das medidas aprovadas pelo Governo para apoiar um «rápido restabelecimento da actividade turística na região Centro depois dos violentos incêndios deste Verão».
A «isenção do pagamento das contribuições para a Segurança Social para as empresas e trabalhadores independentes, durante um período de seis meses, cuja actividade tenha sido directamente afectada pelos incêndios» é mais uma das medidas adoptadas pelo Governo tendo em conta «a dimensão dos prejuízos sentidos pelos empresários da região».
A informação acrescenta relativamente a essa medida que «no caso específico do Turismo, também as empresas que tenham sido indirectamente afectadas pelos incêndios têm um período de seis meses de diferimento no pagamento de contribuições à Segurança Social».
«É fundamental repor rapidamente as condições para que a atividade turística se possa desenvolver», diz uma declaração da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citada no comunicado, a qual diz ainda que «não só é essencial apoiar a reconstrução das infra-estruturas afectadas mas, também, fazer acções específicas de promoção para dar a conhecer os produtos turísticos que podem neste momento continuar a ser usufruídos».
O comunicado indica ainda que para mais informação sobre a forma de aceder às medidas anunciadas foi instalada uma linha telefónica de apoio ao empresário do Turismo de Portugal com o número 808 209 209.
:: ::
 

MSC Magnifica - Soviajar.com - jclages

Navio de cruzeiro MSC Magnifica transporta 3.013 passageiros e 1027 tripulantes (foto: D.R.)

MSC Cruzeiros programa mais uma «Volta ao Mundo» em 2020

A MSC Cruzeiros anunciou que vai fazer mais um cruzeiro «Volta ao Mundo» em 2020, na sequência do «enorme sucesso da sua primeira proposta neste segmento, que terá a bordo cerca de uma centena de portugueses».
Com camarotes a ser comercializados a partir de 24 mil euros a «Volta ao Mundo em 115 dias» em 2019 era uma das principais novidades da MSC Cruzeiros para esse ano e, segundo avançou o director da companhia em Portugal, Eduardo Cabrita, está «praticamente esgotada».
O segundo «MSC World Cruise« está programado para 2020 a bordo do MSC Magnifica, sendo «desenvolvido para oferecer aos viajantes experiências e destinos que nunca esquecerão», segundo Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises.
As reservas para o segundo «Volta ao Mundo» da MSC já estão disponíveis para membros MSC Voyagers Club e ficarão disponíveis para os restantes clientes a partir de 23 de Novembro.
A viagem tem possibilidade de embarque em Civitavecchia/Roma, Génova, Marselha e Barcelona nos dias 4, 5, 6 e 7 de Janeiro, respectivamente.
«Os viajantes atravessarão os cinco continentes numa viagem de três meses onde será possível descobrirem alguns dos destinos mais espantosos do mundo», descreve a MSC.
O cruzeiro prevê «oito destinos que incluem uma estadia com pernoita no porto, proporcionando aos viajantes mais de dois dias disponíveis para conhecerem as atrações locais, bem como a gastronomia e ambiente único de cada região».
Entre os 43 destinos do MSC World Cruise 2020, estão disponíveis novas paragens como Ushuaia, Argentina; Rapa Nui, Ilha da Páscoa; Darwin, Austrália; Valparaíso, Chile; Mumbai/Bombaim, Índia; e Salalah, em Omã.
:: ::
 

Miradouros e trilhos pedestres nas Ilhas dos Açores

Miradouros e trilhos pedestres nas Ilhas dos Açores (foto: Visit Azores)

Açores investem em nova aplicação «Roteiro dos Miradouros»

A aplicação «Roteiro dos Miradouros» dos Açores será disponibilizado durante o próximo ano com «sugestões de circuitos de miradouros, com recurso a georreferenciação», anunciou Ana Cunha, secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas.
A aplicação terá «conteúdos informativos, bem como fotografias dos principais miradouros da Região», salientou Ana Cunha acrescentando que «aos miradouros integrados no Roteiro será associada a identificação das suas principais características, nomeadamente as infraestruturas de apoio, como sanitários, zona de merendário, referência a acessibilidades e estacionamento».
Ana Cunha informou que na Ilha de São Jorge serão alvo de requalificação ao longo do próximo ano os miradouros da Transversal, das Pedras Brancas e da Rua de Baixo, com um investimento de 200 mil euros.
Os Açores têm cerca de uma centena de miradouros, mas a governante perspectiva que o número aumente «até porque é muito fácil passear por qualquer ilha e descobrir novos pontos com vistas magníficas para contemplar».
:: ::
 

Avaliação dos Pastéis de Belém no TripAdvisor - Capeia Arraiana

Avaliação dos Pastéis de Belém no TripAdvisor

Pastéis de Belém lideram avaliações mundiais de restaurante no TripAdvisor

São os melhores pastéis de nata? Classificam-se como pastéis de nata? Algumas perguntas podem surgir sobre a iguaria portuguesa que move multidões à freguesia mais ocidental de Lisboa, mas uma coisa é inegável: os pastéis de Belém são falados em todo o mundo. Tão falados que têm o galardão de «restaurante com maior número de reviews» (críticas/avaliações) no site TripAdvisor.
No total são cerca de 32.000 as avaliações deixadas por visitantes, que mantêm uma média de «estrelas» de 4.5/5 aos Pastéis de Belém. Este recorde no TripAdvisor mantém-se desde abril deste ano quando a plataforma de turismo divulgou o feito na celebração da crítica 500 milhões. Em segundo lugar, abaixo da famosa pastelaria portuguesa, está o Café Du Monde, de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América, com menos cinco mil avaliações e com uma média de «clientes satisfeitos» inferior aos Pastéis de Belém.
O TripAdvisor, criado em 2000, é uma das maiores plataformas online de informação turística, que agrega informações e críticas de locais turísticos em todo o mundo.
:: ::
 

Rufete 2013 Tinto da adega 2.4 Vinhos de Belmonte foi premiado no concurso Vinhos Grandes Escolhas

Vinhas Velhas Rufete 2013 Tinto da adega 2.5 Vinhos de Belmonte foi premiado
no concurso Vinhos Grandes Escolhas (foto: D.R.)

Prémio Grandes Escolhas para Tinto 2.5 Vinhos de Belmonte

Foram quase meia centena o número de jurados que, no dia 18 de Outubro, em Montes Claros (no parque de Monsanto, em Lisboa), decidiram quais os vinhos do Concurso VINHOS Grandes Escolhas que mereciam prémios. Divididos por 10 mesas, de copo na mão, estes provadores, numa primeira fase, atribuíram as suas classificações. Cada mesa provou, em média, 40 vinhos num total de mais de 400 vinhos. Segundo a organização os vinhos tinham «uma qualidade média que será raro encontrar em qualquer outro concurso».
O painel de jurados foi composto por representantes da imprensa mais especializada, donos de lojas de vinho e alguns outros especialistas na matéria de vinhos.
Os prémios foram entregues na «Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores» que teve lugar entre 27 e 30 Outubro no Pavilhão 4 da FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
Nos «Tintos, Prémio Grande Escolha» um dos escolhidos foi o Vinhas Velhas Rufete 2013 Tinto da Adega 2.5 Vinhos de Belmonte.
:: ::
 

:: :: Frase da Semana :: ::

«Ir aos Açores e não nadar é como ir a Roma e não ver o papa. As ilhas açorianas são terras de deslumbramento e de maravilha». (Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa).
:: ::
 

:: :: Destino da Semana :: ::

Trilhos e rotas pedestres nas ilhas dos Açores

Trilhos e rotas pedestres nas ilhas dos Açores (foto: Visit Azores)

Circuito dos Açores(8 Dias/7 Noites) – Partidas de Lisboa e Porto
Voos Azores Airlines. Regime de alojamento com tudo incluído.
Viagem em grupo com guia privativo – Beleza Natural, Cultura e Gastronomia
1.º Dia – Porto ou Lisboa / São Miguel. Sete Cidades e costa sudoeste.
2.º Dia – Terceira. Angra do Heroísmo, sul e centro da ilha.
3.º Dia – Terceira. Ramo Grande, costa norte e Praia da Vitória. / Faial. Visita à Horta.
4.º Dia – Faial. Visita, incluindo Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. / Pico. Ilha de São Jorge em opção.
5.º Dia – Pico. Visita.
6.º Dia – São Miguel. Ribeira Grande, Caldeira Velha e Lagoa do Fogo.
7.º Dia – São Miguel. Nordeste e Furnas, com almoço de «Cozido».
8.º Dia – São Miguel. Lisboa ou Porto.

Desde: 1135 euros por pessoa/quarto duplo.
Programa completo em: SOVIAJAR.COM
:: ::
 

:: :: Vídeo da Semana :: ::

Richie Campbell – Midnight In Lisbon

:: ::

:: ::
«Diário de Bordo. É tempo de… viajar!», crónica de José Carlos Lages

(artigo escrito de acordo com a antiga ortografia.)
jcglages@gmail.com

Deixar uma resposta