Trilhos do Caminho dos contrabandistas em Audi

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

A aldeia com história de Vilar Maior foi ponto de passagem e paragem para os participantes na sexta edição da Audi Off Road Experience. Entre os dias 22 e 24 de Setembro os aventureiros «sentiram» o Caminho dos Contrabandistas no concelho do Sabugal, espreitaram a Ponte de Sequeiros e percorreram as paisagens dos concelhos da Guarda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Ciudad Rodrigo em Espanha. O Audi Off Road Experience terminou nas Termas do Cró – Hotel Rural & Termal SPA com um almoço de encerramento e entrega de lembranças, nomeadamente um cabaz de alguns produtos antigamente contrabandeados.

Audi Off Road Experience - Vilar Maior - Sabugal - Capeia Arraiana

A Aldeia com História de Vilar Maior foi a escolhida para a fotografia de família do Audi Off Road Experience (foto: D.R.)

As cores, paisagens, sabores, aromas e a história dos contrabandistas e das fortalezas raianas dos concelhos da Guarda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Ciudad Rodrigo (Espanha) e freguesia de Vilar Maior, no Sabugal, foram motivo de descoberta dos proprietários dos Audi mais aventureiros. Sair da rotina e do asfalto e enveredar por um percurso fora de estrada com toda a segurança, demonstrando as capacidades destes veículos com sabor a aventura e convívio, foram os objectivos da marca e da organização, que preparou os melhores trilhos adaptados às características técnicas das viaturas da marca alemã.
Cinco concelhos, grandes paisagens, seguindo os caminhos do contrabando e os castelos da raia beirã. Foi este o tema central do Audi Off Road Experience, que no último fim-de-semana decorreu entre o distrito da Guarda e a vizinha Espanha, mostrando extraordinários encantos por trilhos fora de estrada, património, e gastronomia ímpar. O passeio, organizado pela Audi com a colaboração do Clube Escape Livre, reuniu mais de 20 viaturas dos modelos Q e allroad.
O centro de operações do Audi Off Road Experience foi o Hotel Lusitânia, na cidade mais alta, acolhendo os participantes ainda na tarde de sexta-feira. Depois da reunião de briefing e do jantar de boas vindas, as sete dezenas de pessoas seguiram até ao centro histórico para uma visita guiada pelo grupo Hereditas, já habitual parceiro do clube na divulgação da história e do património da Guarda.
No sábado, o todo terreno foi alternado com as visitas ao Museu Municipal de Pinhel, subida à Serra da Marofa, Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e castelo de S. Felices de los Gallegos, já na vizinha Espanha, onde terminou este dia de aventura, com jantar e alojamento no Hotel Parador Enrique II de Trastâmara, de Ciudad Rodrigo, um antigo castelo do séc. XIV.
Na manhã de domingo, o centro histórico de Ciudad Rodrigo foi visitado pela caravana Audi antes do regresso ao território nacional.
Por fora de estrada, os Q e allroad percorreram o conhecido Caminho dos Contrabandistas, no concelho do Sabugal, usado há cerca de 50 anos, visitaram o castelo de Vilar Maior e observaram a Ponte de Sequeiros, que outrora teve grande importância histórica.
O Audi Off Road Experience terminou nas Termas do Cró – Hotel Rural & Termal SPA com um almoço de encerramento e entrega de lembranças, nomeadamente um cabaz de alguns produtos antigamente contrabandeados.
jcl (com Clube Escape Livre)

One Response to Trilhos do Caminho dos contrabandistas em Audi

  1. ana monteiro diz:

    ….a grande maioria dos contrabandistas não andavam de audi, mas de burro e a pé…

Deixar uma resposta