Sabugal vai criar ecoparque industrial

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

O município do Sabugal vai expandir a zona de localização empresarial da sede do concelho e criar um ecoparque empresarial. O empreendimento implica mais de 1,6 milhões de euros de investimento e garantiu um apoio de cerca de 896.118 euros. O projecto foi aprovado no início deste mês de Agosto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

A zona considerada é da maior importância para a cidade

Zona industrial do Sabugal

O município do Sabugal vai expandir a zona de localização empresarial da sede do concelho e criar um ecoparque empresarial. O empreendimento implica mais de 1,6 milhões de euros de investimento e garantiu um apoio de cerca de 896.118 euros.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) aprovou no início de Agosto 36 projectos para atração de empresas e de investimentos envolvendo um investimento de cerca de 100 milhões de euros.
O Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020 vai comparticipar as obras previstas com cerca de 39 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
No Fundão a autarquia candidatou a «Operação de Acolhimento Empresarial» com um investimento total de mais de 3,2 milhões de euros. O projecto assegurou um apoio de 339.662 euros.
Em Trancoso, foi aprovado o Inovast, um projeto de inovação e acolhimento empresarial orçado em 914.404 euros que obteve 627.290 euros de financiamento. Os autarcas de Trancoso pretendem alargar a zona empresarial da para disponibilizar mais 15 lotes a potenciais investidores.

:: ::
Em Portugal destacam-se dois Eco-Parques Industriais verdadeiramente dignos desse nome, o Eco-Parque de Estarreja, em Aveiro, e o Eco-Parque do Relvão, na Chamusca.
O Eco Parque de Estarreja tem como principal objectivo orientar a localização e instalação das diferentes actividades económicas (industriais, comerciais, armazenagem e serviços) que procurem uma área estruturada e licenciada para esse efeito, com fáceis acessibilidades e numa envolvente empresarial dinâmica, na região Centro/Norte do País.

Todas as iniciativas de incentivo ao investimento empresarial no concelho do Sabugal são de aplaudir. Contudo como é fácil de perceber em tempo de campanha eleitoral autárquica está omissa a mais importante e maior permissa para o sucesso de qualquer ideia política (curiosamente destacada em Estarreja), ou seja, «as fáceis acessibilidades». E desse assunto ainda não ouvi propostas. Mas isso sou eu que costumo estar desatento à actualidade do Sabugal. Ele há coisas…
jcl (com semanário «O Interior»)

One Response to Sabugal vai criar ecoparque industrial

  1. Virgilio Afonso diz:

    Se, se confirmar esta notícia, é algo de muito positivo! Este investimento julgo que será destinado a dar um impulso muito urgente à Zona de Localização Empresarial do Alto do Espinhal, onde é triste ver que um dos primeiros equipamentos ali construidos está à Venda!
    Embora em véspera de eleições Autárquicas , julgo que deve ser reconhecido por todos o mérito do actual Executivo, que tem feito o melhor para que esta notícia nos encha de coragem a Todos! Relativamente a acessibilidades, deve ser dado a conhecer aos Sabugalenses, o ponto de situação, do projecto de beneficiação da EN 233, obra crucial para tornar de facto mais fácil o investimento na ZLEE. Aqui a responsabilidade cabe ao Governo!

Deixar uma resposta