Comissão Melhoramentos de Fóios faz 30 anos

Efemérides - 2015 - © Capeia Arraiana

Há 30 anos, no dia 21 de Julho de 1987, foi fundada a Comissão de Melhoramentos dos Fóios, concelho do Sabugal, associação que 11 anos depois inauguraria o Lar de S. Pedro, instituição que acolhe os idosos da aldeia.

Lar de S. Pedro, nos Fóios

A associação foi constituída por escritura lavrada no Cartório Notarial da Amadora, tendo por principal finalidade o apoio ao desenvolvimento da freguesia, propondo-se mobilizar a população para, em conjunto com a Junta de Freguesia, dotar a aldeia de infra-estruturas fundamentais.
A Comissão de melhoramentos supriu um dos principais problemas dos Fóios, ao construir o Lar de S. Pedro, cuja inauguração aconteceu no dia 7 de Dezembro de 1998, com a presença do então Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António José Seguro.

António José Seguro inaugurou o lar em 1998

A Comissão de Melhoramentos é hoje uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, que presta assistência na velhice, invalidez e doença, garantindo a qualidade de vida dos idosos. Para além do lar residencial presta também serviços de apoio ao domicílio às pessoas necessitadas.
O Lar dos Fóios tem capacidade para albergar 43 utentes.
Recebe apoio da Segurança Social, instituição com a qual tem protocolo de cooperação e financiamento desde 1994.
plb

Deixar uma resposta