Sabugal no Dica da Semana

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

O Dica da Semana, jornal informativo integrado no folheto comercial dos supermercados Lidl, dá conta, na edição nº 803, dos prazeres que as terras do Sabugal podem oferecer aos visitantes, com destaque para o projecto Terras do Lince, que une Sabugal, Penamacor e Almeida.

Serra da Malcata – terra de encantos

Num formato simples, e com distribuição gratuita, a «Dica» é um compacto que reúne promoção comercial e informação, com entrevista a uma figura pública, receita de culinária, passatempos, algumas notícias da actualidade, reportagem e artigos com dicas importantes para o dia-a-dia.
Na última edição destaca-se a referência a destinos de férias de Verão, desde logo com o roteiro das praias do Algarve, mas também com uma sugestão de exploração dos territórios do interior: «pelas terras do lince ibérico».
Ainda que sem linces à vista, a região aposta agora no turismo sustentável, de que é exemplo o projecto Terras do Lince, já distinguido com a Carta Europeia de Turismo Sustentável, através da Federação Europarque.
A reportagem fala dos encantos da serra da Malcata, com florestas, ribeiros, açudes, charcas e moinhos de água pitorescos. Sugerem-se passeios de BTT, a cavalo ou pedestres para admirar as paisagens, a flora e a fauna da serra. Destacam-se as praias fluviais do rio Côa, a barragem do Sabugal, a estância termal do Cró e, inevitavelmente, o imenso e importante património histórico da região, com destaque para o castelo das cionco quinas. O Sabugal tem de resto outros destaques, por ser a terra onde se deu o milagre das rosas e onde há vestígios da tradição judaica.
Também se fala de gastronomia, dando relevo ao restaurante do chef Rui Cerveira, a Casa da Esquila, no Casteleiro, concelho do Sabugal, onde se pratica uma cozinha moderna que respeita a tradição e tira partido dos bons produtos da região.
plb

Deixar uma resposta