Câmara do Sabugal vai fornecer água a agricultores

Agricultura - Orelha - Capeia Arraiana

A Câmara Municipal do Sabugal anunciou esta sexta-feira, 7 de Julho, que vai tomar medidas para auxiliar os agricultores e criadores de gado do concelho que estão com problemas no fornecimento de água aos animais devido aos efeitos da seca.

Sabugal - Seca Criação de Gado - Capeia Arraiana

Seca no concelho do Sabugal preocupa agricultores e criadores de gado

Em declarações à agência Lusa o vereador Vítor Proença, com o pelouro da proteção civil, esclareceu que a autarquia do Sabugal tem conhecimento de explorações pecuárias de bovinos afectadas pela escassez de água nas localidades de Batocas, Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Aldeia da Ponte.
«Durante a próxima semana vamos fazer um levantamento das captações de água que temos inactivas no sentido de as pôr a funcionar para abastecimento de água aos animais das explorações agrícolas. Posteriormente serão indicados os locais onde se poderão dirigir para abastecer as cisternas para tentar minimizar a situação», disse o autarca.
Uma fonte da Associação de Criadores de Ruminantes do Concelho da Guarda (Acriguarda), contactada pela Lusa disse que a instituição tem conhecimento de que na região «muitas charcas e poços já não têm água», estando alguns agricultores a utilizar furos para dar água aos animais.
«Estamos a 7 de julho, no começo de verão, ainda temos muito pela frente. Poderá haver alguns casos muito complicados não só no concelho, mas em determinadas zonas do distrito em que a seca é ainda mais agreste. Há muito tempo que os agricultores da região se queixam da seca, começando por uma produção de forragens, palhas e grãos de cereal (centeio e aveia) inferior a 50 por cento relativamente ao ano anterior», acrescentou.
Em entrevista à estação radiofónica TSF o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, informou que «o Governo vai activar de imediato a Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Efeitos da Seca, criada há cerca de um mês, tendo em conta a situação de seca no país e os níveis baixos das barragens».
No final de Junho, cerca de 80 por cento do território estava em seca severa ou extrema e 18 das 60 barragens do continente iniciaram o Verão com menos de metade da água que conseguem armazenar.
A TSF alertou para a possibilidade de vários concelhos do Alentejo e da Beira Interior poderem chegar a Agosto sem água para a população e, como tal, o Governo quer que nas autarquias mais afectadas se comecem a procurar ou reactivar antigos furos de água que substituam o abastecimento que actualmente é feito, mas também que os municípios parem de regar espaços verdes.
Segundo o boletim climatológico de Junho, no final do mês passado cerca de 80 por cento do território estava em seca severa (72,3%) ou extrema (7,3%).
Depois de um inverno com pouca chuva, a primavera também foi muito quente, seca e com uma chuva que apenas correspondeu a 75 por cento do valor médio histórico para estes meses do ano.
A Primavera deste ano foi a terceira mais quente desde 1931, revela o último boletim climatológico sazonal do IPMA, que dá conta de um aumento significativo da seca, especialmente nas regiões do Norte e Centro do continente.
jcl (com agência Lusa)

One Response to Câmara do Sabugal vai fornecer água a agricultores

  1. Soito74 diz:

    Teria sido boa ideia à uns anos a esta parte dotar de infraestruturas de regadio o concelho do Sabugal e aproveitar a água da barragem do Sabugal que se situa no nosso concelho para prevenirmos situações destas e termos uma agricultura mais sustentável.

Deixar uma resposta