Faleceu o Padre António Souta

Obituário - © Capeia Arraiana

Faleceu hoje o Padre António Teixeira Almeida Souta, de 96 anos, antigo pároco do Sabugal, Aldeia de Santo António e Rapoula do Côa. Retirado das obrigações paroquiais desde 2007, residiu nos últimos anos na Cerdeira do Côa. O funeral realiza-se amanhã, dia 7, pelas 10 horas, em Belmonte, sua terra natal.

Padre António Souta

O Padre António Souta nasceu em 9 de Março de 1921.
Foi ordenado presbítero pelo bispo D. José Alves Matoso, em 1943, quando tinha a idade de 22 anos.
Começou a actividade paroquial em Trancoso, vindo pouco tempo depois para então vila do Sabugal, onde também teve a responsabilidade de Arcipreste. Foi substituído em 2007, devido à sua longa idade, pelo Padre Manuel Igreja Dinis, actual pároco do Sabugal.
O Padre Souta foi uma referência no concelho do Sabugal e em toda a diocese da Guarda. Era respeitado e estimado pelos paroquianos e pelas autoridades do Sabugal, tendo realizado um trabalho notável nos cerca de 60 anos em que foi pároco e arcipreste do Sabugal.
Da sua acção sacerdotal cabe destacar a renovação e ampliação da Igreja de S. João e a publicação regular do jornal Amigo do Sabugal. Para além de pároco, que nunca faltou aos seus deveres pastorais, foi professor de História e de Português no antigo Externato Secundário do Sabugal.
O funeral realiza-se amanhã, dia 7, em Belmonte, pelas 10 horas. A União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António vai disponibilizar um autocarro para transporte dos que queiram estar presentes na última homenagem ao Padre Souta.

Aqui prestamos a devida homenagem ao Padre António Souta, sincero e empenhado amigo do concelho do Sabugal e das suas gentes.
Aos seus familiares apresentamos sentidos pêsames.

plb

3 Responses to Faleceu o Padre António Souta

  1. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    A morte do Padre Soiuta é, antes do mais, a morte de um amigo de sempre.
    Foi uma figura marcante de dezenas de anos do Sabugal, quer enquanto pároco, quer enquanto professor.
    Muito nos separava, muito nos unia.
    É um dia de luto e tristeza para mim.

  2. Manuel Augusto Nabais diz:

    A morte do Pe. Souta deixou o Sabugal mais pobre. Uma grande figura e um grande exemplo para todos nós.
    Foram quase 60 anos ao serviço destas comunidades
    Um Grande Bem Haja ao Grande Amigo do Sabugal.
    O Sabugal ( União de Freguesias) ficará eternamente grato.

    Manuel Augusto Nabais

  3. João Alves diz:

    Conheci o Padre Souta em Cerdeira do Coa. Padre de enorme talento. Padre exemplar. Exímio comunicador. Dotado de incomensurável cultura. Homem de verticalidade inexcedível. Aprumado. Respeitado e respeitador. Foi-se num ápice. Foi para junto de Deus sem incomodar ninguém. A Diocese da Guarda ficou sem um dos seus maiores expoentes. A Cerdeira do Coa ficou mais pobre. Ficou a tristeza. E lágrimas …

Deixar uma resposta