Novos nomes, velhas realidades

António Emídio - Passeio pelo Côa - © Capeia Arraiana

Globalização, Nacionalismo, Populismo, presentemente fazem parte do tal Código Semântico usado pelo poder, mas já são velhas realidades.

Novos nomes, velhas realidades - António Emídio - Capeia Arraiana

Novos nomes, velhas realidades

O que foi o Imperialismo querido leitor(a)? Foi o domínio das grandes potências sobre os povos mais débeis, política, económica e militarmente. Como se chama esse domínio presentemente? Globalização. Aqui, o Imperialismo limitou-se a mudar de nome, e tem como notório exemplo a União Europeia. O que foram os Movimentos de Libertação das ex-colónias portuguesas? Foram nacionalismos, foram lutas de libertação nacionalistas para que os povos subjugados se tornassem independentes do serôdio imperialismo de Portugal. Os democratas portugueses, embora na clandestinidade não apoiaram essas lutas ? Não apoiaram esses nacionalismos?
As instituições da União Europeia e as elites dos países da Euro-Zona formam uma aliança, aliança essa controlada pelas classes dominantes alemãs, que são Neoliberais, esta, a razão porque as classes populares e médias dos países da União Europeia estejam em oposição a esta Europa, é que a esmagadora maioria destas classes votaram contra a Constituição (Neoliberal) Europeia, nos países onde houve referendos,a mesma rejeição foi (ainda é) nos países em que não houve referendos. Como é chamado todo aquele que se opõe à política de Bruxelas e Berlim, que são milhões nesta Europa? Populista! Mas não só! Leva também com estes epítetos: racista, xenófobo, machista e homófobo, comunista não, porque está fora de moda.
:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio

Deixar uma resposta