Do feriado municipal à Confraria do Bucho Raiano

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

A segunda-feira de Pascoela é, desde há muitos anos, feriado municipal no Concelho do Sabugal. No dia 23 de Abril realiza-se a Assembleia Geral e Assembleia Eleitoral da Confraria do Bucho Raiano.

Festa da Senhora da Granja - Soito - Sabugal

Festa da Senhora da Granja – Soito – Sabugal

1. Feriado municipal
Dia consagrado em muitas freguesias do Concelho à Sra. dos Prazeres, era, sem dúvida, a peregrinação à Sra. da Graça nos arredores do Sabugal, aquela que ganhava mais sentido municipal, pois era costume muito antigo que a Câmara fosse nesse dia em romaria, com o pároco e o povo a «huma Ermida no Concelho de Sortelha» (no século XIX a ermida da Sra. da Graça estava em território do então concelho de Sortelha).
Era igualmente nesse dia que a população do Soito e de Aldeia Velha faziam a festa da Sra. da Granja e da Sra. dos Prazeres nas suas terras.
O feriado municipal nesse dia, que vinha sendo seguido desde há muitos anos, foi definitivamente restaurado em 1962, era Presidente da Câmara José Diamantino dos Santos.
Festas grandes no Sabugal, Soito e Aldeia Velha, hoje com menos esplendor e adesão popular, fruto sobretudo da diminuição e envelhecimento da população.
Muitas vozes se têm levantado, defendendo que o feriado municipal deixasse de ser nesta segunda-feira e passasse a coincidir com o dia 10 de Novembro, chamado pelo Município como o dia do Concelho.
Ora, também a mim não me parece muito lógica esta situação de existir um feriado municipal e um dia do Concelho distintos.
E não querendo levantar esta discussão agora, lembro apenas que o dia 10 de Novembro diz muito à cidade do Sabugal, pois foi nesse dia que em 1296 D. Dinis confirmou o foral leonês do Sabugal, não deixando de ser verdade que até ao século XIX o Concelho do Sabugal tal qual hoje o conhecemos não existia.
 
2. Confraria do Bucho Raiano
Realiza-se dia 23 (domingo) na sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias Sabugal e Aldeia de Sto. António a Assembleia Geral e Assembleia Eleitoral da Confraria do Bucho Raiano.
Momentos altos da vida da Confraria, é com satisfação que vejo estes atos serem realizados no Concelho.
Porém, penso que as Assembleias ganhariam outra dimensão se se tivesse optado pela sua realização oito dias depois.
Isto porque muitos dos confrades (entre os quais me incluo), tendo estado no Concelho na Páscoa (dia 16), e pretendendo estar presente no Encontro dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários do Externato Secundário do Sabugal, terão dificuldade em estar presentes na Assembleia doa Confraria.
A leitura que fiz dos documentos em apreciação não me deixa dúvidas de que votaria favoravelmente os mesmos.
Não sabendo ainda quem são os candidatos, tenho a certeza que todos estão unidos na defesa do bucho e, sobretudo, na defesa e divulgação do nosso Concelho.

:: ::
ps1. «Talvez Deserto, Talvez Universo», de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, coprodução Terratreme Filmes/Pela Madrugada foi premiado com o Prix Présent no Festival l’Europe autour de l’Europe, em Paris. «A Cidade Onde Envelheço», de Marília Rocha e coprodução Anavilhana/Terratreme foi considerado o melhor filme Ibero-Americano no 35.º Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay. Mais dois prémios com o dedo do meu filho João…

ps2. Pensar que a Coreia do Norte é a Síria ou o Afeganistão é mais uma prova da ignorância americana. A divisão da Coreia em duas foi a forma como os Estados Unidos e a China encontraram para não ter o «inimigo» à porta. Ou alguém acredita que a China admitiria os mísseis norte americanos junto à sua fronteira?
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

One Response to Do feriado municipal à Confraria do Bucho Raiano

  1. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    A pujança de uma associação também se mede pelo empenhamento dos associados na vida da Associação.
    É assim com o máximo agrado que vejo aparecer duas listas candidatas a gerir os destinos da Confraria.
    Sabugalenses de gema não tenho dúvidas que ganhe quem ganhar a Confraria fica mais rica.

Deixar uma resposta