Há 20 anos contratou-se a Barragem do Sabugal

Efemérides - 2015 - © Capeia Arraiana

No dia 16 de Abril de 1997, o Sabugal assistiu à assinatura do contrato de construção da Barragem da Senhora da Graça, em sessão pública realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sabugal, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Capoulas Santos, sendo presidente da Câmara José Freire.

Barragem do Sabugal

Barragem do Sabugal

O projecto da barragem datava de 1994 e o concurso público internacional fora lançado em Maio de 1995. Com a assinatura do contrato em 1997, os trabalhos iniciaram-se nesse mesmo ano, entregues ao consórcio «Engil, Adriano, Edifer, Cerejo».
Aquando da inauguração, Capoulas Santos, já ministro da Agricultura, voltou a estar presente, acompanhando o primeiro-ministro António Guterres.
A barragem dispõe de uma capacidade de armazenamento de 115 hectolitros cúbicos de água, para regar 14 mil hectares de terrenos agrícolas. A infra-estrutura permite ainda o abastecimento de água aos concelhos do Sabugal, Almeida e Pinhel.
Localizada a dois quilómetros do Sabugal, esta obra foi financiada através do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG II – Transfronteiriço, que permitiu uma comparticipação comunitária de 75 por cento. O custo final do projecto ascendeu a 21 milhões de euros.
plb

Deixar uma resposta