Confraria do Bucho homenageia Alcínio Vicente

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Bucho Raiano vai conferir ao pintor raiano Alcínio Vicente a qualidade de Confrade Honorário, em homenagem à sua vida e obra cultural.

Alcínio Vicente

Alcínio Vicente

Alcínio Vicente é natural de Aldeia do Bispo, concelho do Sabugal, terra aliás a que retornou há cinco anos, depois de uma longa diáspora por Lisboa, onde estudou, trabalhou e se afirmou no campo da pintura.
Licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, Alcínio é um pintor expressionista, em cujas telas predominam cores vivas e intensas, que lhe conferem movimento. As tradições raianas estão muito presentes nas suas pinturas, nomeadamente capeias, encerros, ceifas, malhas, contrabando ou emigração. Mas Alcínio é também um pintor multifacetado, que aos quadros expressionistas junta os retratos, as naturezas mortas e ainda o abstracto.
Realizou diversas exposições individuais e colectivas e participou em Bienais de Artes, entre elas as quatro que se realizaram no concelho do Sabugal, nos anos 1991, 1993, 1995 e 1997 – na última integrando mesmo o comissariado e o respectivo júri que premiou as melhores obras expostas.
Os quadros de Alcínio Vicente estão em diversas colecções particulares e institucionais, nomeadamente nas Câmaras Municipais do Sabugal, Guarda e Sintra, no Museu Soares Branco, nas Casas do Concelho do Sabugal e das Beiras, no Sindicato dos Bancários, e na Casa da Cultura de Ciudad Rodrigo. Ao nível das colecções particulares, Alcínio tem obras espalhadas por Portugal, Espanha e França.

O policromatismo e o movimento nas telas de Alcínio

O policromatismo e o movimento nas telas de Alcínio

Actualmente com atelier na sua terra natal, o pintor raiano continua a pintar e a escrever abordando diferentes temáticas, num sinal de inconformismo.
No que se refere à Confraria do Bucho Raiano, Alcínio Vicente tem acompanhado de perto as suas actividades, participando nos almoços e nos capítulos, e tenho mesmo oferecido à agremiação gastronómica um quadro representativo de um encerro.
plb

2 Responses to Confraria do Bucho homenageia Alcínio Vicente

  1. Júlio Marques diz:

    Homenagem bem merecida. A sua obra merece ser divulgada

Deixar uma resposta