Sabugal sobe na transparência municipal

Câmara Municipal Sabugal - © Capeia Arraiana

O Município do Sabugal deu um passo de gigante no Índice da Transparência Municipal. Segundo os dados referentes ao ano 2016, o Sabugal ocupa a 88ª posição no ranking, o que equivale a uma subida de 70 lugares face aos dados de 2015.

TRANSPARENCIA-MUNICIPAL-610x300

Depois de ter sucessivamente descido no índice da transparência, eis que o Município sabugalense consegue reverter a situação, subindo de modo muito apreciável na última medição tornada pública.
A reformulação da página da Câmara na Internet terá sido a razão de tão espectacular subida no ranking, na medida em que o Índice de Transparência Municipal (ITM) é elaborado mediante a análise da informação disponibilizada pelas Câmaras aos cidadãos nos seus web sites.
O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: A) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; B) Planos e Relatórios; C) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; D) Relação com a Sociedade; E) Contratação Pública; F) Transparência Económico-Financeira; G) Transparência na área do Urbanismo.
De um índice de 40,38, o Sabugal passou para 63.05 (o índice 100 foi obtido pelo Município de Alfândega da Fé, o mais transparente segundo a medição).
O melhor contributo foi dado pela dimensão C (impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos), em que o Município raiano obteve o índice 92,86.
O Sabugal piorou porém na dimensão D (relação com a sociedade), que diminuiu drasticamente face a 2015. Nos restantes critérios houve uma melhoria, cabendo destacar ainda a maior transparência nas áreas da informação e organização, da contratação pública e do urbanismo.
No distrito da Guarda o Município de Aguiar da Beira é o que obteve melhor posicionamento, ocupando o 12º lugar do ranking. No referente aos Municípios que formam a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o melhor posicionado é o do Fundão (30º lugar). Fornos de Algodres está entre os piores, ocupando a 305ª posição.
O ITM tem sido medido e divulgado anualmente pela TIAC – Transparência e Integridade Associação Cívica.
Os resultados e a matriz de preenchimento do Índice de Transparência Municipal podem ser consultados aqui.
plb

Deixar uma resposta