Retrospectiva de 2016

Retrospectiva - 2016 - Capeia Arraiana

No balanço do ano que finda importa referenciar alguns dos eventos mais marcantes para a região, como: a Misericórdia do Sabugal comemorou 500 anos, Soito recebeu o Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, governo prometeu reabrir o Tribunal do Sabugal, Bendada debateu o futuro das aldeias e faleceu o ex-presidente da Câmara Manuel Rito Alves.

Em Março a Bendada discutiu o futuro das aldeias do interior

Em Março a Bendada discutiu o futuro das aldeias do interior

JANEIRO
Turismo do Centro foi a Madrid participar na FITUR
A Turismo Centro de Portugal (TCP) duplicou em 2016 a participação na Feira Internacional de Turismo de Madrid – FITUR, promovendo o destino em dois espaços expositivos.

Sabugal recebeu e venceu a Associação Académica
O Sporting Clube do Sabugal recebeu a Associação Académica de Coimbra – Secção de Futebol, que venceu por quatro bolas a uma. O Sabugal participava no campeonato nacional de Séniores depois de, em 2015, ter sido campeão distrital.

Criada a Confraria da Morcela da Guarda
Foi criada na cidade mais alta a Confraria da Morcela da Guarda com o objectivo de valorizar e promover uma iguaria gastronómica típica da Beira Alta e da Raia Beirã que tem estado desaproveitada.

Emanuel Martins entra com Ouro em 2016
No dia 9 de Janeiro realizou-se o primeiro Open de judo do ano para o escalão júnior, em Vila Nova de Poiares, junto a Coimbra, no qual o judoca sabugalense conquistou uma medalha de ouro.

Misericórdia do Sabugal comemorou 500 anos
No dia 28 de Janeiro a Santa Casa da Misericórdia do Sabugal realizou a Sessão Solene da Abertura das Comemorações dos seus 500 anos. Num auditório muito bem composto, os sons dos acordes das guitarras dos professores Rui Chamusco e Joaquim Dias ecoaram e assim assinalaram o início da sessão, onde também intervieram Carlos Alberto Morgado e Paulo Leitão Batista.

FEVEREIRO
Soito recebeu o Capítulo da Confraria do Bucho Raiano

O VII Capítulo da Confraria do Bucho Raiano teve lugar no Soito no dia 6 de Fevereiro de 2016. A história dos lugares e dos povos é feita do relato de momentos únicos e inesquecíveis. Os 300 participantes que esgotaram a Igreja Matriz do Soito e que se sentaram para venerar o Rei Bucho no Restaurante O Martins escreveram mais umas linhas na história do concelho do Sabugal e, se permitirem, na sublime epopeia das gentes do Soito.

Confraria do Bucho Raiano foi ao Soito

Confraria do Bucho Raiano foi ao Soito

Guarda quer ser a grande plataforma ferroviária
O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, considerou que a cidade tem condições para ser a «grande plataforma ferroviária de transporte de mercadorias, tendo em conta o cruzamento do corredor norte com as linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.

Câmara do Sabugal em Águeda
Querendo avançar com o Orçamento Participativo de 2017, o Município do Sabugal enviou representantes a Águeda, cuja Câmara Municipal já é experiente na aplicação do processo. Procurou assim inspirar-se em exemplos de autarquias que implementaram esse instrumento de interacção activa com os munícipes.

Os Verdes visitam a Reserva da Malcata
A publicação de uma portaria que permitiu caçar na zona sul da Reserva Natural da Serra da Malcata, gerou uma onda de contestação ao Ministério do Ambiente, por parte de ambientalistas, nomeadamente a Quercus, e de partidos como Os Verdes e o PAN.
No dia 24 de Fevereiro, o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) visitou a Reserva Natural da Serra da Malcata para manifestar preocupação pela recente autorização para o exercício da caça nessa área protegida.

MARÇO
Ministra prometeu reabrir tribunais

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu reabrir o Tribunal do Sabugal e os restantes 26 que a sua antecessora encerrou pelo país e substituiu por secções de proximidade no âmbito do Mapa Judiciário.

Faleceu o cineasta Vasco Nunes (1974-2016)
O cineasta português Vasco Nunes, de 41 anos, descendente de Aldeia do Bispo, faleceu no dia 11, em Los Angeles, onde trabalhava há mais de década e meia, vítima de um acidente de viação.

Fundão quer Unidade de Medicina Nuclear
O Município do Fundão lançou uma petição pública para reivindicar junto do Governo a instalação de uma Unidade de Medicina Nuclear no Hospital do Fundão. Paulo Fernandes, o edil fundanense, relança assim uma exigência em favor da região que não quer deixar esmorecer.

Professor Carvalho Rodrigues jubilou-se
No dia 21 de Março o Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido por «Pai do Satélite Português, actual presidente da Assembleia Municipal da Guarda e confrade honorário do Bucho Raiano do Sabugal, deu a sua última aula enquanto professor universitário.

Bendada debateu o futuro das aldeias
Capoulas Santos, Augusto Mateus, Jorge Sanches, João Vasconcelos e Helena Freitas foram algumas das personalidades que a Bendada reuniu no auditório da Casa da Música para responderem à pergunta: Que fazer com o país das aldeias?
O debate, realizado no Sábado de Aleluia, dia 26 de Março, foi organizado e moderado por Vítor Andrade, jornalista e coordenador de Economia do jornal Expresso, que quis trazer à sua terra natal, a Bendada, concelho do Sabugal, membros do governo, outras personalidades e especialistas em desenvolvimento regional.
Durante seis horas, divididos em dois painéis, os oradores convidados e os cerca de 200 presentes fizeram o ponto de situação e deram sugestões para o futuro das terras do interior.

ABRIL
Grupo Olano reforça investimento na Guarda

O grupo Olano, que opera no sector da logística e transportes, anunciou que vai investir este ano 7,5 milhões de euros na ampliação das suas instalações na Guarda e criar 30 novos postos de trabalho.

Olano quer investir na Guarda

Olano quer investir na Guarda

Sabugal piora no Ranking dos Municípios
O Sabugal não pára de descer no Ranking dos Municípios Portugueses, ocupando actualmente a 197ª posição, uma descida de 15 lugares face à posição mantida em 2015, que se deve especialmente à fraca capacidade do concelho para a realização de negócios.

Reserva Ecológica delimitada no Sabugal
Foi aprovada a delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN) do Município de Sabugal, definindo as áreas a integrar e a excluir, identificadas em plantas e em quadro anexo à respectiva Portaria, publicada no dia 21 de Abril.

O 25 de abril – Dia da Liberdade
A Junta de Freguesia da União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António, em parceria com Município de Sabugal, comemorou os 42 anos da “Revolução dos cravos”, e deu início às Comemorações dos 40 anos das “ Primeiras Eleições Locais” – 1976; com um fim de semana carregado de simbolismo.

MAIO
Faleceu Manuel Rito Alves

O ex-presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Manuel Rito Alves, de 55 anos, faleceu do dia 5 de Maio, vítima de ataque cardíaco fulminante. O funeral realizou-se na vila do Soito, sua terra natal, sendo uma massiva manifestação de pesar que juntou largas centenas de pessoas.

Manuel Rito Alves

Manuel Rito Alves

Álvaro Amaro e António Costa inauguraram FIT2016
O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, inaugurou oficialmente, no dia 5 de Maio, a 3.ª edição da FIT – Feira Ibérica de Turismo, que decorreu até 8 de Maio, no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda.

Protocolo sobre Turismo Gata-Malcata
Os presidentes dos Municípios do Sabugal, Almeida e Penamacor assinaram um protocolo com o Instituto da Conservação da Natureza e a Associação Territórios do Côa, de modo a operacionalizar a implementação da Carta Europeia de Turismo Sustentável da Gata-Malcata / Terras do Lince. A cerimónia aconteceu no Sabugal, no dia 12 de Maio.

Maria Ribeiro ganhou a medalha de ouro
Maria Ribeiro, judoca do Sporting Clube do Sabugal, ganhou uma medalha de ouro no Campeonato Nacional de Judo Adaptado – ANDDI Portugal 2016, que se realizou em Guimarães.

Faleceu Porfírio Ramos (1936-2016)
Porfírio Ramos, natural da freguesia de Alfaiates, faleceu a 16 de Maio, no Hospital Egas Moniz em Lisboa. Empenhado regionalista e dirigente associativo, foi presidente da Casa do Concelho do Sabugal e da Casa das Beiras.

JUNHO
Feira das tecnologias para as energias

Nos dias 2, 3, 4 e 5 de Junho, decorreu no Sabugal, no Largo da Fonte, a 1ª edição da ENERTECH Sabugal 2016 – Feira das Tecnologias para as Energias, encontro de promoção, divulgação e demonstração em torno do mundo das energias.

Capeia Arraiana foi à Moita
A 37ª Capeia Arraiana da Casa do Concelho do Sabugal realizou-se no dia 4 de Junho na Moita do Ribatejo. Houve almoço-convívio, desfile etnográfico e a inevitável Capeia Arraiana, a que assistiram algumas centenas de sabugalenses, alguns vindos directamente do concelho.

Capeia Arraiana na Moita - foto de Fernando Curado Matos

Capeia Arraiana na Moita – foto de Fernando Curado Matos

Exposição – Uma obra com misericórdia
A exposição da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal foi inaugurada no dia 5 de Junho. Estiveram presentes o Provedor da Misericórdia, o Presidente do Município, membros dos corpos gerentes da Misericórdia, alguns utentes do Lar, alguns irmãos e outras pessoas interessadas.

Cristo Rei Bike Tour entre Almada e o Soito
Realizou-se no dia 10 de Junho o nono passeio de cicloturismo que une o Cristo Rei de Almada ao Cristo Rei no Soito na distância de cerca de 370 quilómetros.

Sabugal evocou o Centenário das Freguesias
A Assembleia da União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António evocou os 100 anos da lei de 1916 que criou as primeiras freguesias portuguesas, como contributo para a criação de um estado moderno, democrático, laico e republicano.

JULHO
Sessão Solene da Misericórdia do Sabugal

A Santa Casa da Misericórdia do Sabugal realizou no dia 3 de Julho uma Sessão Solene comemorativa dos 500 Anos [1516-2016] da instituição, no Auditório do Município do Sabugal.

Festival de acordeão e realejo na Rebolosa
A Junta de Freguesia e a Associação Social Cultural e Desportiva da Rebolosa realizou o 14º Festival de Acordeão e tocadores de realejo – um sucesso que contou com 28 magníficas actuações.

Festival de Acordeão na Rebolosa

Festival de Acordeão na Rebolosa

Emanuel Martins voltou a subir ao pódio
Na última prova antes do período de férias, realizada em Alcains, o judoca do Sporting Clube do Sabugal Emanuel Martins conquistou a medalha de bronze na sua categoria, o que lhe valeu subir ao pódio.

Melhorias nas ferrovias das Beiras
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou no dia 21 de Julho, na Covilhã, que o Governo vai avançar com a intervenção do Corredor Ferroviário Internacional Norte, que abrange as linhas da Beira Alta e Baixa, num investimento de 691 milhões de euros.

AGOSTO
Feira de Talentos em Vilar Maior

No dia 11 de Agosto, Vilar Maior, a deslumbrante aldeia histórica do concelho do Sabugal, recebeu a IV Feira de Talentos, evento promovido e organizado pelo blogue Vilarmaior1, administrado por Júlio Marques, e integrou-se na Festa do Emigrante.

Ultramaratona passou no concelho do Sabugal
Realizou-se entre os dias 18 e 21 de Agosto a Ultramaratona PT281+, com 281 quilómetros de distância, tendo por palco a Beira Interior – no dia 18 de Agosto, a partir das 21 horas, os atletas cruzaram o concelho do Sabugal.

Rita Morgado vice-campeã mundial universitária
A karateca da Guarda Rita Morgado, obteve uma medalha de 2° lugar no Campeonato Mundial Universitário de Karate que se disputou no complexo Desportivo da Universidade do Minho.

Rita Morgado

Rita Morgado

Vandalismo em Aldeia de Santo António
O jardim de infância da Aldeia de Santo António, concelho do Sabugal, foi vandalizado por desconhecidos que danificaram equipamentos, escreveram nas paredes e descarregaram extintores.

SETEMBRO
Alberto Martins Luís assumiu candidatura à Câmara

Alberto Martins Luís, natural de Vale de Espinho, e actual presidente da Direcção da Casa do Concelho do Sabugal foi o primeiro candidato assumido à Câmara Municipal do Sabugal na eleições autárquicas de Outubro de 2017.

Morreu o escultor José Rodrigues
Morreu, no Porto, o escultor José Rodrigues, autor da estátua da Justiça, que está defronte ao edifício do Tribunal do Sabugal, e do busto do ministro da Justiça, Dr Antunes Varela, que inaugurou o edifício em 1966.

Gasóleo profissional disponível junto às fronteiras
O gasóleo profissional para o transporte de mercadorias passou a estar disponível a 15 de setembro, em 55 postos de oito concelhos que ficam em quatro áreas de fronteira com Espanha. No distrito da Guarda arrancou com 12 postos aderentes com um desconto de 13 cêntimos por litro. Tratou-se de um regime experimental de um modelo que o governo quer estender a todo o território do Continente a partir do próximo ano.

Muralhas com História em Sortelha – VI edição
A antiga vila de Sortelha recebeu de 23 a 25 de Setembro (de sexta-feira a domingo) mais uma vez a iniciativa Muralhas com História, que incluiu recriações históricas, desfiles, feira medieval, jogos, gastronomia e muito mais.

Muralhas com História

Muralhas com História

OUTUBRO
Pódio para Emanuel Martins na Lousã

A primeira prova de Judo de juniores depois do período de férias realizou-se na Lousã e rendeu pódio ao atleta Emanuel Martins do Sporting Clube do Sabugal. A classificação serviu para consolidar o seu Top 5 Nacional.

Bombeiros lançaram campanha solidária
Os Bombeiros Voluntários do Sabugal apresentaram a campanha «Ajude-nos a Ajudar / Hoje por Nós – Sempre por Vós», que teve por grande objectivo a angariação de fundos para a compra de um veículo de combate a incêndios florestais.

Máxima Vaz apresentou «Por Terras d’El Rei D. Dinis»
«Uma Lição de História» junto ao túmulo do Rei Dom Dinis no mosteiro de Odivelas. A Doutora Maria Máxima Vaz apresentou a sua última obra «Por Terras de El Rei Dom Dinis» e celebra o nascimento do Rei Lavrador.

Penamacor captou prova mundial de Orientação
A corrida de Orientação vai regressar a Penamacor em 2018, com a realização de uma prova do circuito World Ranking Event, disputado pelos melhores atletas internacionais.

NOVEMBRO
Fábrica de calçado em Belmonte

Foi noticiada a abertura em Belmonte de uma fábrica de calçado que garantirá 40 postos de trabalho, sendo o investimento de um milhão e 200 mil euros. A unidade vai funcionar em instalações provisórias, na Quinta da Chandeirinha.

Troço ferroviário Guarda-Covilhã concluído em 2018
A renovação do troço ferroviário Guarda-Covilhã na linha da Beira Baixa ficará concluído em 2018. O troço tem apenas 46 quilómetros e é fundamental para voltar a integrar a linha da Beira Baixa na rede ferroviária nacional visto que na Guarda entronca na linha da Beira Alta.

Almoço de bucho na Doca de Belém
Mais de 120 confrades e amigos da Confraria do Bucho Raiano do Sabugal, reuniram à volta da mesa na Associação Naval de Lisboa para degustarem a melhor iguaria do mundo, o bucho raiano acompanhado de outros enchidos, grelos de nabo, castanhas, jeropiga e o afamado vinho 2.5.

Almoço da Confraria do Bucho em Belém

Almoço da Confraria do Bucho em Belém

Futebol – Sabugal passa eliminatória da Taça
Realizou-se no dia 13 de Novembro, a primeira eliminatória da taça da Associação de Futebol da Guarda (AFG) que, entre outros encontros, incluiu a deslocação do S. C. Sabugal a Vilar Formoso, onde bateu o Sporting local por uma bola a zero.

Deputados socialistas visitaram o Sabugal
Uma delegação de deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista visitou o concelho do Sabugal no dia 21 de Novembro, no âmbito das Jornadas Parlamentares que nos dias 20, 21 e 22 se realizaram na Guarda dedicadas ao tema «Valorizar o território, relançar a economia».

Álvaro Amaro quer passadiços no Mondego
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou que pretende criar os «Passadiços do Mondego», um projecto similar ao dos «Passadiços do Paiva» existentes no concelho de Arouca, e que têm tido um enorme sucesso.

DEZEMBRO
António Dionísio é candidato

O Partido Socialista escolheu António Dionísio para cabeça de Lista à Câmara Municipal do Sabugal nas eleições autárquicas que se realizarão em 2017.

Serra da Malcata premiada pela Europarc
A Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Europarc) atribuiu a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) à candidatura do território da Serra da Malcata dinamizada pelos municípios do Sabugal, Penamacor e Almeida.

Malcata premiada

Malcata premiada

Região Centro eleita destino turístico preferido
A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) elegeu a região Centro do país como o seu destino turístico preferido em 2017. A escolha foi anunciada a 10 de Dezembro, no 42.º Congresso Nacional da APAVT que decorreu em Aveiro.

Rebolosa evocou os 40 anos de democracia local
No âmbito da comemoração dos 40 anos do Poder Local Democrático, cujas primeiras eleições se realizaram a 12 de Dezembro de 1976, a Junta de Freguesia de Rebolosa quis agradecer a todos os que, durante estes 40 anos, deram o seu melhor em prol do desenvolvimento da Freguesia.

Sabugal: aprovado o novo quartel de bombeiros
No dia 23 de Dezembro foi aprovado o financiamento da construção de um novo quartel para os Bombeiros Voluntários do Sabugal. O projecto prevê um investimento de quase um milhão de euros.
plb

Deixar uma resposta