Projectos turísticos privados para 30 monumentos

Portugal - Capeia Arraiana (orelha)

O Turismo de Portugal divulgou, esta terça-feira, 27 de Dezembro, a lista dos monumentos nacionais que vão ser abrangidos pelo Revive, um programa lançado pelo Governo para recuperar e valorizar património histórico através do turismo. Ao todo, são 30 monumentos, entre mosteiros, conventos, castelos e fortes, que irão a concurso público e cuja concessão ficará a cargo de grupos privados. Estes ficarão responsáveis por explorar estes monumentos como hotéis, restaurantes, museus ou espaços para eventos. O programa não integra nenhum monumento na Beira Alta.

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel (foto: D.R.)

O Revive é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças que «abre o património ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos», explica o Turismo de Portugal, no sítio na internet dedicado ao projecto. Neste âmbito «o Governo vai lançar 30 concursos públicos para o desenvolvimento de projetos turísticos 30 imóveis do Estado sem utilização».
O programa contempla o lançamento de um instrumento financeiro específico, financiado pelo Turismo de Portugal, no valor de 150 milhões de euros, «destinado a alavancar o investimento relativamente a todo o projeto». Contas feitas, cada recuperação de um edifício, que ficará a cargo dos privados, deverá contar com um investimento de cinco milhões de euros. É esse, precisamente, o valor que o grupo Vila Galé vai investir no Convento de São Paulo, em Elvas, o único dos 30 imóveis que já tem novo dono.
A ideia é que os privados se responsabilizem pela reabilitação dos edifícios, a maioria em estado já de degradação, bem como pela manutenção. Os grupos serão ainda obrigados a abrir os espaços ao público, seja como hotéis ou como outro tipo de infraestruturas, como restaurantes ou espaços para eventos.
Os restantes 29 distribuem-se de norte a sul do país, passando pela Horta, nos Açores. Entre eles, encontram-se, por exemplo, o Mosteiro de Arouca, o Castelo de Portalegre, o Convento de Santa Clara (Vila do Conde) ou o Convento de Santo António dos Capuchos (Leiria).

Ver todos os monumentos no Revive… (Aqui.)
jcl

Deixar uma resposta