Escola de Figueira promove literacia científica

Brasão Figueira Castelo Rodrigo - Capeia Arraiana

Ao abrigo dos dias ainda quentes que se fizeram sentir no outono e acreditando no grande potencial das aulas de campo, o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo proporcionou aos alunos de Biologia e Geologia três dias de acampamento na Reserva da Faia Brava.

Descobrindo o património natural de Figueira de Castelo Rodrigo

Descobrindo o património natural de Figueira de Castelo Rodrigo

Esta actividade, organizada em colaboração com a Associação Transumância e Natureza, insere-se no programa “Descobrir o Património na Natural de Figueira de Castelo Rodrigo”. Ao longo destes 3 dias os alunos exploraram a reserva ficando a conhecer melhor a sua flora, aprenderam a identificar mamíferos estudando pegadas e dejetos, identificaram borboletas, observaram grifos nas escarpas graníticas do rio Côa e viram vacas e cavalos assilvestrados que vieram substituir os grandes herbívoros que outrora povoaram este vale. Tiveram ainda oportunidade de observar o céu nocturno, num lugar onde a ausência de luminosidade cria condições perfeitas para a observação das estrelas e viram a Lua cheia através de um telescópio.
Entusiasmados pela biodiversidade da Reserva da Faia Brava perceberam a necessidade da conservação deste habitat em particular e da biosfera de modo geral. Foram 3 dias fantásticos de contacto íntimo com a natureza, de construção de conhecimento científico e de convívio com colegas, professores e técnicos que promoveram e acompanharam a actividade. Todos os interessados em promover actividades na Reserva da Faia Brava podem fazê-lo. Para isso devem contactar o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo ou a Associação Transumância e Natureza que dispõe de um serviço educativo construído com base nos programas da disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia.
José Manuel Maia Lopes (Director do AEFCR)

Deixar uma resposta