Almoço de bucho na Doca de Belém

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

Mais de 120 confrades e amigos da Confraria do Bucho Raiano do Sabugal, reuniram à volta da mesa na Associação Naval de Lisboa para degustarem a melhor iguaria do mundo, o bucho raiano acompanhado de outros enchidos, grelos de nabo, castanhas, jeropiga e o afamado vinho 2.5.

Bucho raiano, grelos e batatas

Bucho raiano, grelos e batatas

Realizou-se hoje, dia 12 de Novembro, o décimo almoço de bucho em Lisboa, cidade onde a Confraria do Bucho Raiano nasceu pela mão de um punhado de sabugalenses da diáspora, que lutam pelo futuro da sua terra.
A Associação Naval recebeu de braços abertos, nas suas acolhedoras instalações, os confrades e amigos da Confraria. Depois de uns aperitivos para abrir o apetite, os convivas subiram ao primeiro andar, ocupando os lugares nas mesas disponíveis.
O almoço principiou com uma saborosíssima sopa de gravanços e couve, vindo depois à mesa o rei bucho acompanhado de batas e grelos de nabo.
Enquanto se comia reinava a convivência dos amigos que se reencontraram, falando das nossas terras e dos nossos bons sabores.
O vinho que regou a refeição foi mais uma vez uma generosa oferta dos confrades honorários Manuel Gouveia e António Gouveia – o vinho 2.5, que é o Vinho Oficial da Confraria.
Depois da sobremesa e do café, saborearam-se as castanhas assadas de S. Martinho, acompanhadas por uma generosa jeropiga.
O Chanceler e o Grão-Mestre proferiram algumas palavras de circunstância, deixando os convivas cientes de que a Confraria reunirá o seu Capítulo no sábado de Carnaval em 2017, no concelho do Sabugal.
plb

Deixar uma resposta