Redução de portagens na A23 e na A25

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

A partir de 1 de Agosto haverá um desconto de 15% para todos os veículos que circulem, em algumas auto-estradas do Interior, nomeadamente na A23, que liga Torres Novas à Guarda, e na A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso.

Portagens electrónicas mais baratas

Portagens electrónicas mais baratas

Segundo a portaria hoje publicada, o Governo aponta critérios de convergência económica e coesão territorial para justificar os descontos nas portagens nas auto-estradas.
Foi ainda decidido alargar os horários e os descontos especiais a veículos pesados de mercadorias nas referidas auto-estradas, para mitigar os efeitos das portagens na actividade económica e exportações e concretamente nos custos do transporte de mercadorias.
O regime em vigor desde 2012 de descontos adicionais de 10% no período diurno e 25% em período nocturno e fim de semana para os pesados de mercadorias passa para 15% e 30%, respectivamente, e é alargado à auto-estrada A4 e Túnel do Marão.
O período nocturno também é alargado, em mais duas horas, tendo sido fixado entre as 20:00 e as 07:59 (sensivelmente 12 horas), quando até aqui a sua duração estava fixada entre as 21:00 e as 07:00.
O novo regime de descontos nas portagens leva em conta critérios de poder de compra da população, baseando-se no indicador per capita de poder de compra concelhio (IpC), tendo sido seleccionadas auto-estradas com um IpC igual ou inferior a 90% da média nacional.
Outro critério utilizado diz respeito à acessibilidade territorial agregada (ATG), que relaciona a condição geográfica de cada município e as suas acessibilidades rodoviárias e traduz os custos de contexto provocados pelo afastamento aos restantes centros de consumo e produção nacionais.
Foram seleccionadas auto-estradas com ATG igual ou inferior a 60% da média nacional.
A autoestrada da Beira Interior (A23) tem um índice de poder de compra de 87 e a das Beiras Litoral e Alta (A25) tem um índice de 88.
Já a acessibilidade territorial integrada das referidas vias situa-se acima do limite de 60%.
plb

One Response to Redução de portagens na A23 e na A25

  1. Ramiro Manuel Lopes de Matos diz:

    Não sendo a notícia que muitos desejariam, não posso deixar de me congratular com esta redução de 15%.
    Primeiro, porque torna as viagens na A23 e na A25 mais baratas 15%, e em segundo, porque é bom ver que o Governo continua a cumprir as suas promessas eleitorais, o que é bom sinal para a democracia portuguesa.

Deixar uma resposta