Sabugal evoca o Centenário das Freguesias

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

A Assembleia da União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António evocou os 100 anos da lei de 1916 que criou as primeiras freguesias portuguesas, como contributo para a criação de um estado moderno, democrático, laico e republicano.

Junta de Freguesia do Sabugal

Junta de Freguesia do Sabugal

A Assembleia de Freguesia reuniu em sessão ordinária no dia 23 de Junho de 2016, precisamente na data em que há 100 anos fora publicada a Lei n.º 621, pela qual as Paróquias Civis se transformaram em Freguesias.
Um dos pontos da ordem de trabalhos da Assembleia foi «Os 100 anos da criação das Freguesias», durante o qual o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Nabais, realçou a feliz coincidência desta sessão tendo ficado em ata, e com a aprovação de todos os membros presentes, a menção a este dia tão importante para as Freguesias.

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), enalteceu também a passagem do centenário, tendo declarado o seu presidente, Pedro Cegonho, que «as freguesias assumem, como é natural, a sua herança secular e ancestral nas raízes das ex-paróquias que existiam em todo o país, que tinham competências civis para além daquelas que historicamente estavam cometidas à igreja».
A Lei n.º 621 de 23 de Junho de 1916, estabeleceu que as paróquias civis passassem a denominar-se freguesias, designando-se por «Junta de Freguesia» o corpo administrativo que até então era denominado «Junta de Paróquia».
plb

Deixar uma resposta