Terapia com cães – afetos e emoções

Joaquim Gouveia - Capeia Arraiana (orelha)

:: :: CASTELEIRO :: :: Já temos dito por várias vezes que o Lar do Casteleiro é um espaço de carinho e afetos, onde a dignidade de todos quantos aqui habitam é por si só a razão da sua existência.

Lar do Casteleiro: Espaço de vida e bem-estar

Lar do Casteleiro: Espaço de vida e bem-estar

A presença simpática de três belos exemplares de cães da Serra da Estrela, gentilmente acompanhados pelos seus criadores D. Cila e Eng. Reis Nunes, da Quinta do Espinhal, transformaram a tarde do passado domingo num vasto álbum de recordações e emoções, onde o passado se cruzou com o presente, presenteando-nos com quadros de rara beleza como aquele que a foto bem evidencia.
Esta atividade assistida que englobou a simples visita destes belos exemplares ao Lar do Casteleiro teve como objetivo proporcionar bem-estar, boa disposição, motivando os utentes para uma maior comunicação e convívio, tão importantes em espaços como estes. Esta atividade sendo essencialmente lúdica e motivacional assumiu-se, também, portadora de um significativo efeito terapêutico.
A meiguice e a ternura destes amigos não foram, também, indiferentes aos familiares dos utentes, duplicando gestos de agradecimentos aos seus criadores e poucos foram os que resistiram a uma festa. Foi esta interação única, de natureza brincalhona que transportou os utentes para fora do seu mundo, até à sua meninice e às histórias contadas sobre a “esperta”, a “fidalga”, a ”roubalheira”, a “está aqui”…pois todos tiveram, em tempos, um fiel amigo como companhia.
São momentos como estes que fazemos questão de proporcionar a todos os que fazem parte desta Instituição (residentes, familiares e funcionários), de modo a que a felicidade dê lugar à solidão e o bem-estar preencha por completo os seus dias.
Esta foi, sem dúvida, uma iniciativa digna de registo que certamente se repetirá.
À Quinta do Espinhal, queremos deixar os nossos sinceros agradecimentos!
:: ::
«Viver Casteleiro», opinião de Joaquim Luís Gouveia

Deixar uma resposta