Exposição «Uma obra com misericórdia»

Misericórdias - Capeia Arraiana (orelha)

No dia 5 de Junho, pelas 15 horas, é inaugurada no Museu do Sabugal, na sala de exposições temporárias, a exposição «Uma obra com misericórdia».

image002 copy

Ao celebrar os 500 anos da sua história, a Santa Casa da Misericórdia do Sabugal revela um pouco de si. Ao longo destes cinco séculos, o seu espaço de actuação foi diversificado, resultando, esta exposição, em cinco núcleos temáticos:

1. A História – explicação e contextualização do fenómeno do surgimento das Misericórdias em geral e da Misericórdia do Sabugal em particular. Antecedentes: Irmandade dos Cavaleiros do Sabugal – o arcediagado de Riba Côa – a albergaria.

2. O Religioso/Espiritual – exposição da identidade religiosa/espiritual da Irmandade. A igreja da Misericórdia – o culto – as Procissões da Semana Santa – as Bandeiras – os Passos – as alfaias religiosas – as obras da misericórdia.

3. O Património [espaço 3] – explicação e visualização do património artístico/cultural e patrimonial pertencente à Santa Casa.
4. O Hospital – O nascimento – a vida – o definhamento do Hospital da Santa Casa. Os antecedentes – a génese – a construção – episódios – as pessoas e o Hospital – a história.
• Os Cortejos de Oferendas – Exposição fotográfica [complementada com explicações]

5. O Presente e o Futuro [espaço 5] – apresentação do presente da instituição. A resposta social aos idosos – a resposta social à infância e à juventude – a cantina social – os serviços à comunidade.
• Os projectos para o Futuro
Esta exposição pode ser visitada até 25 de Setembro, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30.
:: ::
Santa Casa da Misericórdia do Sabugal

Deixar uma resposta