Confraria homenageou Santa Casa do Sabugal

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

No ano em que a Santa Casa da Misericórdia do Sabugal perfaz 500 anos de actividade, a Confraria do Bucho Raiano conferiu à instituição a categoria de sócio honorário, com o título de Infanção. A homenagem aconteceu no Soito, por ocasião do VII Capítulo da Confraria realizado na igreja matriz da vila raiana.

O general Pina Monteiro coloca a insígnia de honra no estandarte seguro pelo provedor António Dionísio (foto Manuel Monteiro)

O general Pina Monteiro coloca a insígnia de honra
no estandarte seguro pelo provedor António Dionísio (foto: Manuel Monteiro)

Coube ao Chanceler da Confraria, Paulo Leitão Batista, informar a Assembleia das razões da homenagem:

A Santa Casa da Misericórdia do Sabugal comemora 500 anos de actividade em favor da população. Esta irmandade foi instituída pelo Rei D. Manuel, em 1516, determinando que essa associação de fiéis deveria desempenhar uma missão voltada para a assistência social, cumprindo com empenhamento e rigor as virtuosas obras espirituais e temporais inspiradas nos Evangelhos.
A maior obra da Misericórdia do Sabugal terá sido a constrição e manutenção do Hospital do Sabugal, instituição que durante várias décadas deu assistência médica a todo o concelho do Sabugal. Essa edificação e manutenção do Hospital, o único do concelho digno desse nome, contou com o apoio da população que deu o pouco que possuía para esse efeito. Foi através dos chamados cortejos de oferendas, de raiz cultural e etnográfica, que se angariaram fundos para a continuação da obra social.

O Diploma entregue à Santa Casa da Misericórdia do Sabugal

O Diploma entregue à Santa Casa da Misericórdia do Sabugal

As vicissitudes do tempo e os ditames da política levariam ao encerramento do Hospital, mas a Santa Casa da Misericórdia do Sabugal mantém activas diversas respostas para os problemas sociais. Actualmente tem estrutura residencial para idosos, centro de dia, apoio ao domicílio, cantina social, centro de tempos livres, jardim-de-infância e creche, auxiliando por essas diferentes vias a população do Sabugal e das terras circundantes.
Atendendo ao papel histórico e actual, em acção constante em prole da assistência social, especialmente voltada para desvalidos e os mais necessitados, a Confraria do Bucho Raiano decidiu, nos termos dos Estatutos, atribuir à Santa Casa da Misericórdia do Sabugal a categoria de Infanção da Confraria.

:: ::
Título de Infanção da Confraria do Bucho Raiano
«A Confraria do Bucho Raiano atribui à Santa Casa da Misericórdia do Sabugal o grau honorífico de Infanção da Confraria, nos termos dos artigos 10º e 12º dos Estatutos, atendendo ao papel histórico desta instituição na assistência espiritual e material à população que serve, e ao contributo para a afirmação das nossas terras da Beira Côa.»
plb

Deixar uma resposta