Homenagem ao Confrade Honorário João Luís Inês Vaz

Confraria Bucho Raiano - Capeia Arraiana (orelha)

A Confraria do Bucho Raiano reunida no seu VII Capítulo, na vila do Soito, concelho do Sabugal, concedeu a destinção de Confrade Honorário a título póstumo com o grau de Cavaleiro ao confrade João Luís Inês Vaz. O vídeo que apresentamos é uma breve recordação do ilustre confrade.

A primeira distinção é a título póstumo, e vai para a nosso malogrado Confrade João Luís Inês Vaz, falecido a 24 de Junho de 2015, a quem vai ser atribuído o título de Cavaleiro da Confraria.
O título de Cavaleiro da Confraria é reservado aos que se distinguem de forma relevante pela sua dedicação e serviço na divulgação da gastronomia da Beira Côa e do Bucho Raiano.
Distinta personalidade do Soito e do concelho do Sabugal, João Luís Inês Vaz era doutorado em Pré-História e Arqueologia e professor da Universidade Católica Portuguesa. Para além da vida académica desempenhou diversos cargos públicos, entre os quais o de governador civil de Viseu, durante sete anos.
Publicou mais de 120 trabalhos de carácter histórico, arqueológico, didáctico e pedagógico em livros ou revistas da especialidade, em Portugal, Espanha, França e Itália. Era confrade do bucho desde a primeira hora e logo na realização do II Capítulo, em 2011, no Sabugal, proferiu a oração de sapiência, subordinada ao tema: «O porco à nossa mesa: ritualcolectivo, prazer individual.»
Confraria do Bucho Raiano

Deixar uma resposta