Semana Cultural de Natal leva 2500 à Bendada

Brasão da Freguesia da Bendada - Sabugal - Capeia Arraiana

Mais de 2500 espectadores assistiram aos 15 eventos que marcaram a Semana Cultural de Natal, entre 20 e 27 de Dezembro de 2015, na Casa da Música da Bendada. O Capeia Arraiana, que considerou como Acontecimento do Ano 2015 a dinâmica da Sociedade Filarmónica Bendadense (SFB), publica a notícia sobre o que aconteceu na Semana Cultural de Natal, assinada pelo presidente da direcção da SFB, Filipe Fernandes.

O piano da Casa da Música da Bendada

O piano da Casa da Música da Bendada

Foram oito dias de cultura que contaram com 10 concertos musicais, duas exposições (fotografia e escultura), duas peças de teatro e um documentário vídeo.
No total, passaram pela Casa da Música da Bendada mais de 50 artistas, na sua maioria jovens, que proporcionaram mais de 24 horas de espetáculos.
Em média, cada sessão cultural teve perto de 200 espetadores, sendo que, em alguns espetáculos, houve quem tivesse que ficar no corredor de acesso ao auditório com a sala completamente esgotada.

20151222_164627

Nos concertos predominou a música clássica, com interpretação de obras de Mozart, Debussy, Lopes Graça, entre muitos outros dos períodos barroco e romântico. Mas houve também música popular portuguesa, fado, sons africanos e, na noite do dia 24, melodias de Natal junto ao Madeiro, no adro da igreja.
Duas peças de teatro de revista e o ‘auto de Natal’ completaram o programa. Com a particularidade de a maioria dos elementos que compõem o Grupo de Teatro da Bendada serem pessoas reformadas que encontraram na arte de representar uma forma diferente de ocupar os seus serões, realizando ensaios sucessivos ao longo dos últimos dois meses “em vez de ficar à frente da televisão a ver telenovelas”, explica um dos seus responsáveis. O Grupo de Teatro de Caria também participou na Semana Cultural de Natal, com a peça “As lavadeiras”.

20151222_164512

Através da divulgação do evento nas redes sociais, em especial no Facebook, foi possível atingir mais de 10 mil pessoas, em 30 países, nos cinco continentes. Várias centenas de pessoas partilharam os oito cartazes diários do evento. No dia de Natal houve quatro espetáculos na Casa da Música da Bendada.
Tudo isto se passou numa aldeia com menos de 300 habitantes, uma população residente profundamente envelhecida mas que, ainda assim, todas as semanas proporciona formação musical a mais de 20 jovens de toda a freguesia, na Escola da Sociedade Filarmónica Bendadense.
Muitos dos músicos ali formados integram a Banda Filarmónica, outros seguiram o conservatório em várias cidades portuguesas. Mais de uma dezena acabou por seguir a carreira docente, na área musical, e alguns jovens experimentam agora carreiras internacionais em vários países.
Filipe Fernandes

Deixar uma resposta