Efemérides 2015 – 1 de Dezembro

Dezembro - 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 1 DE DEZEMBRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a concessão de foral a Vila do Touro, em 1220.

Há 795 anos foi concedido foral a Vila do Touro

Há 795 anos foi concedido foral a Vila do Touro

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de Santo Elói.
>> Dia da Restauração da Independência.
>> Dia Mundial da Sida.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> VILA DO TOURO
Há 795 anos, no dia 1 de Dezembro de 1220, foi concedido foral a Vila do Touro, por Pedro Alvito, 13º Grão-Mestre da Ordem do Templo.
Vila do Touro, que foi concelho desde a formação da nacionalidade, pertence hoje ao concelho do Sabugal, no distrito da Guarda.
Situa-se no alto de uma elevação sobranceira ao vale da ribeira do Boi, no ponto de sua confluência com o rio Côa, possuindo um dos cinco castelos erguidos no Concelho, além dos de Alfaiates, Vilar Maior, Sabugal e Sortelha. Do alto de seus muros avistam-se localidades como Abitureira, Arrifana, Baraçal, Guarda, Martim Pêga, Pega, Sabugal e Seixo do Côa.
A primitiva ocupação humana do lugar remonta à pré-história, provavelmente à Idade do Bronze, com continuidade na Idade do Ferro, a julgar pelos vestígios arqueológicos ali existentes. Do período romano, na povoação é testemunho apenas uma epígrafe, encontrada próximo à Abitureira, referindo a sua toponímia Tauria, que em língua portuguesa significa da grande elevação.
Na época da Reconquista cristã da península Ibérica, a região foi conquistada pela Coroa de Portugal em fins do século XII. À época, os seus domínios foram doados pelo concelho da Guarda à Ordem dos Templários, a quem se atribui o estabelecimento da povoação, que veio a constituir termo próprio. Lindeiro ao reino de Leão, sob o reinado de Afonso II de Portugal (1211-1223), visando incentivar o seu povoamento e defesa, o Mestre da Ordem, D. Pedro Alvito, concedeu à povoação foral, em 1 de Dezembro de 1220.
A defesa casteleira, entretanto, aparentemente não passou da construção de muralhas, uma vez que se sucedeu conflito pela posse de terras na região, entre a Ordem e o Concelho da Guarda, que se opunha à criação do Concelho da Vila do Touro.
Sob o reinado de Dinis de Portugal (1279-1325), com a assinatura do Tratado de Alcanizes (1297), a Vila do Touro perdeu o seu carácter fronteiriço e, consequentemente, a sua importância estratégica. Esse motivo, somado à extinção da Ordem do Templo (1319), levou a que a fortificação jamais fosse concluída, resumindo-se ao circuito de muralhas. O soberano não confirmou o foral à vila e nem concedeu atenção à sua defesa, que mergulhou no esquecimento, embora mantendo-se como sede de Concelho entre o início do século XIII e o início do século XIX. A primitiva Igreja Matriz, templária, sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, passou para a Ordem de Cristo.
Manuel I de Portugal (1495-1521) concedeu-lhe o Foral Novo (1510), mas a sua fortificação continuou mergulhada no esquecimento. O conselho de Vila do Touro foi extinto durante as Reformas Liberais em 1836, juntamente com o de Alfaiates.
As ruínas da cerca medieval não se encontram classificadas pelo património português. Actualmente, encontram-se em mau estado de conservação, com uma porta, em arco gótico, desmoronando, sendo identificáveis alguns troços e blocos das antigas muralhas, a Norte e a Oeste, encobertos pela vegetação. No recinto da praça de armas, existem diversos pedregulhos. Património templário, reclamam um estudo mais aprofundado, inclusive de pesquisa arqueológica.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1220 – Concessão do foral a Vila do Touro por Pedro Alvito (13º Grão-Mestre da Ordem do Templo).

>>1857 – Morte, no Sabugal, do juiz João de Campos Pereira Barreto, militante liberal que foi perseguido e preso pelos absolutistas.

>>1963 – Início da publicação do jornal paroquial «Porta Voz», da Bismula e Badamalos (concelho do Sabugal), dirigido pelo Padre Delmar Barreiros.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1640 – Proclamação da Restauração da Independência de Portugal. Começa a Dinastia de Bragança, a quarta, com D. João IV.

>>1934 – Fernando Pessoa publica o poema «Mensagem».

>>1954 – Inauguração do Estádio da Luz, em Lisboa, com a presença do presidente da República Craveiro Lopes, que condecora o Benfica com a medalha de mérito desportivo.

>>1973 – Reunião histórica de Óbidos do Movimento dos Capitães, que levará à Revolução de 25 de Abril.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1918 – Independência da Islândia.

>>1935 – Chiang Kai-Shek é eleito presidente do Kuomitang, o partido no poder na China.

>>1959 – A Antárctica é proclamada em Washington área dedicada à investigação científica, ficando livre de ensaios militares.

>>1971 – A Índia ocupa o Paquistão Oriental.

>>1973 – Morte de David Ben-Gurion, 87 anos, fundador do estado de Israel.

>>1997 – Começa a III Conferência da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Quioto, no Japão.

>>2006 – Morte de Claude Jade, 58 anos, atriz francesa, participou em vários filmes de François Truffaut.

:: ::
>> Dia 335 de 2015. Faltam 30 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta