Efemérides 2015 – 27 de Novembro

Novembro - 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 27 DE NOVEMBRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a concessão de foral à Guarda, em 1199, e a Vilar Maior, em 1296.

Há 816 anos, D. Sancho I deu foral à Guarda

Há 816 anos, D. Sancho I deu foral à Guarda

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de Nossa Senhora das Graças.
>> Dia de S. Jacome.
>> Feriado Municipal na Guarda.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> FORAL DA GUARDA
Há 816 anos, no dia 27 de Novembro de 1199, o rei D. Sancho I concedeu foral à Guarda.
D. Sancho I (11 de Novembro de 1154 – 26 de Março de 1211), cognominado o Povoador, deu foral à Guarda e a outras vilas e cidades da Beira e de Trás-os-Montes, de que são exemplos: Gouveia (1186), Covilhã (1186), Viseu (1187), Bragança (1187).
Contribuiu desse modo para povoar zonas remotas do reino, onde a população era escassa e a administração do reino não estava implantada.
A carta de foral outorgada por esse segundo monarca português à Guarda, estando em Coimbra, não existe em original, mas apenas na sua confirmação pelo rei D. Afonso II, desta feita concedida em Santarém, no mês de Dezembro de 1217.

>> FORAL DE VILAR MAIOR
Há 719 anos, no dia 27 de Novembro de 1296, o rei D. Dinis, estando em Trancoso, confirmou o foral leonês de Vilar Maior.
A antiga vila e cabeça de concelho, hoje integrada no Município do Sabugal, viu-se compensada com a confirmação dos seus privilégios numa carta de foral em que D. Dinis mantinha o termo de influência de Vilar Maior e as suas regalias, procurando garantir a sua soberania sobre esta localidade ainda antes da assinatura de Alcanizes, que apenas aconteceria a 12 de Setembro de 1297, altura em que todo o cantão de Riba Coa passou para a coroa portuguesa.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1199 – D. Sancho I concede foral à Guarda.

>>1296 – D. Dinis confirma o foral leonês de Vilar Maior (o rei estava nesta data em Trancoso).

>>1608 – Morte de D. Nuno de Noronha, o bispo da Guarda que aplicou na diocese as decisões tomadas no concílio de Trento e que construiu o edifício do seminário (que actualmente alberga o Museu Regional) – foi o 34º bispo da Egitânia desde que a sede do bispado passara de Idanha-a-Velha para a Guarda.

>>1811 – Combate de Aldeia da Ponte, em que as tropas anglo-lusas rechaçaram uma tentativa de invasão das tropas napoleónicas comandadas pelo marechal Marmont.

>>1999 – Comemoração do centenário do foral da Guarda com a presença do presidente da República Jorge Sampaio.

>>2000 – Queda de um meteorito na Nave (Sabugal), de que foi testemunha ocular o então vereador da CMS António Robalo.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1955 – Morte, em Lisboa, do compositor e musicólogo Luís de Freitas Branco, autor de “Vathek” e “Paraísos Artificiais”.

>>1961 – É criado o Comité de Descolonização da ONU, que tem, entre os seus principais “dossiers”, a política colonialista do Governo de Salazar, a escalada da guerra em Angola e a iminência de conflito em Moçambique e na Guiné-Bissau.

>>1975 – Controlada a sublevação militar do dia 25, o general Ramalho Eanes é nomeado Chefe de Estado-Maior do Exército. Os generais Carlos Fabião e Otelo Saraiva de Carvalho são destituídos, respectivamente, de Chefe de Estado-Maior do Exército e do Comando Operacional do Continente.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1492 – Cristóvão Colombo chega a Cuba.

>>1701 – Nascimento do astrónomo sueco Anders Celsius, criador da escala de temperatura em graus centígrados (Celsius).

>>1895 – Morte de Alexandre Dumas, filho, escritor francês.

>>1940 – A Alemanha nazi anexa a província francesa de Lorena.

>>1953 – Morte do dramaturgo norte-americano Eugene O’Neill, 65 anos, autor de “Jornada para a Noite”.

:: ::
>> Dia 331 de 2015. Faltam 34 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta