Afonso X – O Sábio (1221-1284)

A Música dos Clássicos - Capeia Arraiana

Afonso X (O Sábio) foi rei de Leão e Castela (entre 1252 e 1284), uma individualidade que, graças à sua inteligência e perspicácia, conseguiu atingir um patamar de excelência durante o seu reinado. É neste sentido que se pode considerar um mestre da ciência, da cultura e da arte.

Rei Afonso X - O Sábio - Música dos Clássicos - Capeia Arraiana

Rei Afonso X – O Sábio

Afonso X (O Sábio) foi responsável pela introdução da língua castelhana em Leão e Castela em detrimento do latim, apoiou o repovoamento das terras conquistadas aos mouros, o estudo da astronomia (há uma cratera na lua que ostenta o nome de Alfonsus) e criador da Escola de Tradutores de Toledo (importante porque permitiu traduzir obras da antiguidade clássica para o castelhano); no entanto, a parte que mais nos interessa está diretamente relacionada com a música, pois ele foi um apoiante do movimento trovadoresco (era trovador), deixando-nos um conjunto de textos e músicas muito importantes, das quais destacamos as Cantigas de Escárnio e Maldizer e sobretudo as Cantigas de Santa Maria, num total aproximado de 430. Estas, tal como o nome indica, são de cariz religioso e dedicadas à Virgem Maria. Atualmente já existe um estudo bastante aprofundado destas Cantigas, situação que conduziu à realização de gravações que estão ao alcance do público em geral.
Neste sentido salientamos a Cantiga n.º 100 Santa Maria Strella do Dia, que pode ser escutada…

e…

apresentando-nos o texto original (galaico-português) e uma tradução em castelhano e inglês).
Um outro exemplo muito interessante, a Cantiga n.º 384-A que por muy gran fremosura pode ser escutada…

ou ainda com uma versão meramente instrumental (o que era importante nestas cantigas era o texto, pois a música apenas servia de suporte para uma melhor compreensão textual), vendo-se os instrumentos (possivelmente cópias da época) a serem tocados…

Outro exemplo, a Cantiga n.º 77, «Da que Deus mamou» pode ser ouvida em…

É de salientar também uma Cantiga de Escárnio e Maldizer com o nome «Non quer’eu donzela fea» que pode ser escutada…

Os textos das Cantigas de Santa Maria poderão ser lidos… (Aqui.)
:: ::
«A Música dos Clássicos», por Luís Teles

Deixar uma resposta