Efemérides 2015 – 24 de Outubro

Outubro - 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 24 DE OUTUBRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o alargamento dos limites do concelho do Sabugal, em 1885, e a homenagem da Casa do Concelho do Sabugal a figuras ímpares, em 1992.

Há 23 anos, a Casa do Concelho do Sabugal descerrou uma lápide na casa onde nasceu Nuno de Montemor

Há 23 anos, a Casa do Concelho do Sabugal descerrou uma lápide na casa onde nasceu Nuno de Montemor

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. António Maria Claret.
>> Dia das Nações Unidas.
>> Dia do Exército Português.
>> Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> AMPLIAÇÃO DO CONCELHO DO SABUGAL
Há 130 anos, no dia 24 de Outubro de1855, foi publicado o decreto de Rodrigo da Fonseca, que extinguiu os concelhos de Sortelha, Vilar Maior e Castelo Mendo, integrando-os no concelho do Sabugal.
Castelo Mendo, ao fim de 15 anos de reclamações, passaria para o concelho de Almeida.

Rodrigo da Fonseca, o homem que alargou os limites do concelho do Sabugal

Rodrigo da Fonseca, o homem que alargou os limites do concelho do Sabugal

>> HOMENAGEM A SABUGALENSES
Há 23 anos, no dia 24 de Outubro de 1992, a direcção da Casa do Concelho do Sabugal deslocou-se de Lisboa ao concelho para prestar homenagem a personalidades que contribuíram para a promoção da associação e para o desenvolvimento do concelho.
Numa jornada contínua, que começou pela manhã, a comitiva, liderada pelo presidente da direcção, Adelino Brito Dias, descerrou placas na fachada de casas onde nasceram ou onde viveram as personalidades alvo da homenagem.
A acção iniciou-se na Ruvina, na casa onde nasceu Joaquim Manuel Correia, advogado, político republicano e escritor. Foi depois à Cerdeira do Côa, onde foi descerrada uma placa no Colégio da Liga dos Servos de Jesus, em honra à distinta e benemérita família Dinis da Fonseca. Seguiu-se Alfaiates, onde se homenageou o fundador da Casa do Concelho do Sabugal e seu primeiro presidente, Antero de Seabra, que aí exerceu medicina. A comitiva seguiu depois para Aldeia do Bispo, onde descerrou uma placa na casa do médico e presidente da Câmara Municipal, Francisco Maria Manso.
A jornada de homenagens acabou em Quadrazais, na casa onde nasceu o escritor Nuno de Montemor, autor do livro «Maria Mim».

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1855 – Decreto de Rodrigo da Fonseca que extingue os concelhos de Sortelha, Vilar Maior e Castelo Mendo, integrando-os no concelho do Sabugal.

>>1992 – A direcção da Casa do Concelho do Sabugal deslocou-se de Lisboa ao concelho para prestar homenagem a personalidades.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1763 – É ordenada, pelo Marquês de Pombal, a demolição de todas as barracas destinadas a habitação e serviços, construídas em Lisboa depois do Terramoto de 1755.

>>1789 – Inauguração da Basílica da Estrela, em Lisboa.

>>1836 – Nascimento de Ramalho Ortigão, escritor e jornalista português, um dos principais nomes da geração de 70, autor de “As Farpas” e de “O Mistério da Estrada de Sintra”, com Eça de Queiroz.

>>1972 – António de Spínola, governador da Guiné, escreve ao chefe do Governo português Marcello Caetano, pedindo autorização para se encontrar com o líder do PAIGC, Amílcar Cabral. A autorização é negada.

>>1975 – Criação da diocese de Setúbal que é entregue ao bispo D. Manuel Martins.

>>1991 – Aníbal Cavaco Silva é indigitado primeiro-ministro e convidado a formar o XII Governo Constitucional.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1795 – A Polónia é dividida pela Prússia, Áustria e Rússia.

>>1817 – Nascimento de Hippolyte Mege Mouries, criador da margarina, gordura vegetal patenteada em França em 1869.
>>1882 – O histologista alemão Robert Koch apresenta o resultado das investigações sobre a causa da tuberculose.

>>1925 – Nascimento do compositor italiano Luciano Berio, figura determinante na expressão da segunda metade do século XX.

>>1929 – Quinta-feira negra na Bolsa de Nova Iorque, em que as cotações descem e, numa só sessão, são transaccionadas 13 milhões de acções.

>>1944 – Morte do pioneiro da indústria automobilística Louis Renault.

>>1957 – Morte do estilista francês Christian Dior.

>>1970 – Salvador Allende assume a Presidência da República do Chile, conquistada com a vitória da Unidade Popular nas eleições gerais.

:: ::
>> Dia 297 de 2015. Faltam 68 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta