Efemérides 2015 – 18 de Setembro

Setembro - 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 18 DE SETEMBRO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a exibição do forcão em Tábua, distrito de Coimbra, em 2010.

Há 5 anos o forcão foi do Sabugal a Tábua

Há 5 anos o forcão foi do Sabugal a Tábua

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. José de Copertino.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> O FORCÃO FOI A TÁBUA
Há cinco anos, no dia 18 de Setembro de 2010, o forcão foi exibido em Tábua, distrito de Coimbra, por um grupo de raianos do concelho do Sabugal.
O campo de futebol do Tabuense transformou-se para receber a Capeia Arraiana. No centro do terreno, no enfiamento da linha divisória do meio-campo foi montado um redondel com grades onde encostaram alguns reboques de tractor e um camião com semi-trailer para a assistência. No entanto a maioria dos mais de 2500 espectadores «guardaram» lugar na bancada lateral (que acompanha toda a lateral do campo) desde a abertura da portas cerca das 19.30 horas até que, pelas nove e meia da noite, o locutor de serviço anunciou aos presentes que ia ter início um espectáculo inédito em Tábua: a Capeia Arraiana.
E o mote estava dado para que os cerca de 30 bravos raianos equipados com uma t-shirt branca do Tabuense saltassem a vedação do redondel e retirassem do centro da arena o forcão que tinha sido o centro das atenções das bancadas. Como aperitivo para os dois grandes momentos da noite saiu do interior do camião uma bezerra que permitiu algumas brincadeiras aos tabuenses mais afoitos.
E pelas 22 horas fez-se história em Tábua e escreveram-se mais umas linhas na história das capeias e do Sabugal. O «triângulo de madeira» voltou ao centro da arena e o grupo de pegadores de forcão do concelho do Sabugal esperou o toiro – virgem nestas andanças – que se mostrou bravíssimo e duro provocando algumas mazelas nos rapazes e muitos danos nas galhas. Momentos mágicos que calaram as bancadas, surpreendidas pelo invulgar espectáculo nunca visto em terras de Tábua. No final da actuação enquanto o forcão recolhia para ser encostado às grades do redondel a assistência explodiu numa enorme salva de palmas. À nossa volta as conversas surpreendiam-nos. «Viste como eles mexiam as pernas», «eu não tinha coragem para estar assim à frente do boi», «nunca tinha visto nada igual», «agora já percebo para que servem aqueles paus todos» ou «aquilo é um jogo de equipa» foram alguns dos comentários escutados numa assistência rendida à bravura dos «irredutíveis raianos pegadores de forcão».
Após a garraiada com mais uma bezerra e o arranjo do forcão muito danificado pelo primeiro toiro foi tempo de lidar o «segundo» da noite. Mais certinho a bater no forcão permitiu uma exibição com maior brilho à selecção raiana que incluía rapazes de Alfaiates, Aldeia da Ponte e Soito.
A terminar e numa altura em que se pretendia puxar o toiro com uma corda para dentro do camião um jovem tabuense mais atrevido (e menos previdente) foi colhido e teve que ser transportado ao hospital.
A iniciativa teve como base a recolha de fundos e um gesto de solidariedade para com o presidente do clube tabuense, Carlos Ferreira, que continua hospitalizado após um grave acidente de viação na África do Sul por alturas do Mundial de futebol.
A organização – a cargo do Grupo Desportivo Tabuense – agradeceu à Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Tábua e à Câmara Municipal do Sabugal e Juntas de Freguesia de Alfaiates, Aldeia da Ponte e Soito pela disponibilidade e apoio na concretização do espectáculo taurino.
Os poderosos toiros (e os bezerros) pertenciam à Ganadaria Santos Silva de Isidro Ricardo de Montemor-o-Velho.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1974 – Nomeação da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico da Covilhã, percursor da Universidade da Beira Interior.

>>2010 – O forcão foi exibido em Tábua por um grupo de raianos do concelho do Sabugal.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1499 – Vasco da Gama chega a Lisboa, no regresso da viagem à Índia.

>>1865 – Inauguração do Palácio de Cristal, no Porto.

>>1952 – Morte da actriz portuguesa Maria Matos.

>>1968 – Eusébio, jogador do Benfica e da Selecção Nacional de Futebol, recebe a Bota de Ouro de melhor marcador europeu.

>>1970 – Criação do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP), sendo eleito secretário-geral Arnaldo Matos.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1851 – É lançado o jornal The New York Times.

>>1905 – Nascimento de Greta Lovisa Gustafsson, Greta Garbo.

>>1915 – Tropas alemãs entram em Vilnius, capital da Lituânia, no decurso da I Guerra Mundial, derrotando os russos e fazendo 22 mil prisioneiros.

>>1934 – A URSS é admitida na Sociedade das Nações.

>>1947 – Criação da CIA, no âmbito da nova Lei de Segurança Nacional dos EUA.

>>1970 – Morte, em Londres, aos 27 anos, do guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix.

>>1981 – A pena de morte é abolida em França.

:: ::
>> Dia 261 de 2015. Faltam 104 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta