Toiro corta forcão ao meio nos Fóios

VideoDestaque - © Capeia Arraiana

:: TOIRO CORTA FORCÃO AO MEIO NOS FÓIOS :: :: No dia 18 de Agosto de 2015 na Capeia Arraiana organizada nos Fóios aconteceu um momento inédito nunca visto. O toiro investiu contra o forcão e, como faca em manteiga mole, cortou cerca de 300 quilos de troncos e galhas ao meio. Momento que fica para a história das Capeias Arraianas. Só ficou por saber se o animal vai ter direito a uma estátua em terras do professor José Manuel. Os vídeos publicadas estão identificados com os autores dos mesmos.



:: ::
jcl

2 Responses to Toiro corta forcão ao meio nos Fóios

  1. João Duarte diz:

    Este boi não era parvo nenhum…

  2. Silvestre Rito diz:

    Pergunta nº1:- o forcão era novo? não estive peresente, mas pelas imagens julgo que o mesmo já seria de outro ano, com madeira seca o que levou ao seu colapso face aos impulsos do touro para cima e á força exercida em sentido contrário pelos pegadores.
    Por outro lado esta ocorrência exige, em minha opinião uma reflexão clara porque nos últimos anos tem acontecido muitas vezes o touro passar por baixo, por duas razões segundo julgo:
    -1- Falta de conhecimento da juventude actual, que eventualmente não posiciona a frente do forcão á altura correcta.
    -2- Devida ao referido em 1), julgo que deveria ser colocado mais uma vara de carvalho longitudinal, de cada lado porque pelo que tenho visto noutras ocorrências do género, se o touro vier em diagonal, e conseguir encaixar bem entre essas varas, consegue sem dificuldade introduzir-se debaixo do forcão, e nessas circunstâncias já é muito difícil ou impossível retroceder.
    são assuntos a discutir em eventual congresso que já foi sugerido.
    Julgo que deveria haver senão um congresso pelo menos uma reunião para se debater estes e outros assuntos porque deve haver uma abordagem no sentido de melhorar o que existe e de provocar uma evolução que resolva este e outros problemas existentes, no sentido de dar mais força e grandeza a estes eventos.

Deixar uma resposta