Efemérides 2015 – 15 de Agosto

Agosto - 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 15 DE AGOSTO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o desafio do povo de Vilar Maior às autoridades republicanas do Sabugal, em 1915.

Há 100 anos o povo de Vilar Maior desobedeceu às autoridades

Há 100 anos o povo de Vilar Maior desobedeceu às autoridades

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia da Assunção de Nossa Senhora.
>> Dia Feriado Nacional.
>> Romaria à Senhora da Lapa (Sernancelhe).

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> A tenacidade do povo de Vilar Maior
Há 100 anos, no dia 15 de Agosto de 1915, dia da festa de S. Sebastião, em Vilar Maior, o povo, vendo negada a licença para a realização da procissão resolveu desafiar as autoridades civis realizando o cortejo.

A República, implantada em 5 de Outubro de 1910, enfrentou o poder da Igreja, publicando a Lei da Separação e impondo regras restritivas ao exercício do culto.
As procissões religiosas eram consideradas ajuntamentos ou manifestações na via pública, pelo que careciam de autorização prévia a conceder pelo administrador do concelho onde se realizassem.
Ocorrendo no dia 15, terceiro domingo de Agosto, a festa móvel de S. Sebastião em Vilar Maior, que tinha procissão, o pároco recusou-se terminantemente a requerer licença prévia ao administrador do concelho do Sabugal. Alegava o sacerdote que a festa não era dele, mas dos festeiros, pelo que, a haver requerimento, não cabia ao padre assiná-lo nem muito menos fazê-lo chegar ao Sabugal. Limitar-se-ia a presidir à procissão, se autorizada.
Os mordomos foram ao Sabugal requerer a competente permissão, mas o Administrador, vendo que o padre a não assinara, recusou liminarmente concede-la, por não ter sido peticionada por quem de direito.
Chegado o dia da festa, o padre disse missa em louvor de S. Sebastião e no final pediu ao povo para se resignar e abdicar da procissão, pois a falta da licença daria motivos às autoridades para aplicar sanções. Porém, mal o padre abandonou a igreja, as mulheres de Vilar Maior resolveram agir e pegaram nos andores e guiões e saíram à rua com eles, fazendo a procissão, rezando e entoando cânticos. Os homens acabaram por aderir à acção das mulheres integrando-se no cortejo que se fez com normalidade, ainda que em desafio à proibição das autoridades.
O acto do povo de Vilar Maior foi tomado como uma vitória face aos impedimentos republicanos para o normal exercício do culto e o jornal A Guarda, afecto às posições da Igreja, deu larga repercussão pública à digna posição do pároco e à tenaz acção dos seus paroquianos.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1913 – Tomada de posse do cargo de governador civil da Guarda de Francisco Alberto da Costa Cabral, que sucedeu a João Lopes Soares.

>>1915 – O povo de Vilar Maior, em desafio às autoridades civis do Sabugal, realiza a procissão de S. Sebastião sem a respectiva licença.

>>1981 – Inauguração da praça de touros de Aldeia da Ponte, com a realização da primeira tourada clássica – a construção ainda não estava concluída e as obras perdurariam por mais dois anos.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1423 – Nuno Álvares Pereira entra para a Ordem do Carmo.

>>1498 – Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pela rainha D. Leonor, viúva de D. João II e regente de Portugal, na ausência de D. Manuel I.

>>1505 – D. Francisco de Almeida conquista Mombaça.

>>1515 – Encontro da delegação portuguesa de Fernão Pires de Andrade com embaixada chinesa, no estuário do Rio das Pérolas, estabelece primeiro contrato comercial entre a Europa Ocidental e a China.

>>1834 – Começa a primeira Legislatura Constitucional, após a Guerra Civil entre liberais e absolutistas, com as Cortes reunidas no Convento de São Bento da Saúde, actual Assembleia da República.

>>1926 – Inauguração da linha de comboios eléctricos entre Lisboa e Cascais.

>>1943 – Oliveira Salazar exonera o embaixador em Londres, Armindo Monteiro, decisão mal recebida pelo governo britânico, que o condecora.

>>1962 – Instalação do Museu da Marinha na ala poente do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1519 – Forças espanholas fundam a cidade do Panamá.

>>1769 – Nascimento de Napoleão Bonaparte.

>>1877 – Thomas Edison faz a primeira gravação de voz, com a rima infantil “Mary had a little lamb”.

>>1890 – Nascimento do compositor francês Jacques Ibert.

>>1914 – O Canal do Panamá é aberto à navegação.

>>1945 – Fim da II Guerra Mundial, com a declaração da vitória aliada sobre o Japão. A rendição será assinada a 2 de Setembro.

>>1947 – São proclamadas as independências da Índia e do Paquistão, depois de 200 anos sob o domínio britânico.

>>1969 – Começa o Festival de Woodstock que reúne músicos como Joan Baez, Arlo Guthrie, Tim Hardin, Crosby Stills Nash and Young, The Band, John Sebastien ou Jimi Hendrix.

>>2007 – Um sismo de magnitude 8,0 na escala de Richter abala o Sul do Peru, provocando mais de 540 mortos, 1.039 feridos e 80 mil desalojados.

:: ::
>> Dia 227 de 2015. Faltam 138 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta