Vilar Maior nasceu a 6 de Agosto

Hoje destacamos... - © Capeia Arraiana (orelha)

Carta de povoamento dada por Afonso IX (o Sábio) Rei de Leão e Castela aos povoadores de Vilar Maior, estabelecendo o seu termo, em 6 de Agosto de 1227.

Nascimento de Vilar Maior - 1227 - Capeia Arraiana

Documento do «nascimento» do limite de Vilar Maior, em 1227, está na Torre do Tombo

jcl

3 Responses to Vilar Maior nasceu a 6 de Agosto

  1. Ilidio Lacerda diz:

    Caro Jclages!
    Cheguei hoje por acaso a este site que acho bastante interessante e vou continuar a ler. Quero no entanto corrigir um dado. O rei Afonso IX não foi o Sábio. O Sábio foi o seu filho Afonso X rei de Castela e Leão. A minha família, os “Lacerda”, descende do filho de Afonso X, D. Fernando o “de La Cerda”. Como a família andou muito pelas Beiras, já agora gostava de saber se foi o Afonso IX ou o Afonso X que concedeu a carta de foral. É possível que fosse o Afonso X uma vez que era avô de D. Dinis e sogro do pai deste D. Afonso III.
    Com os melhores cumprimentos
    Lacerda

    • jclages diz:

      Caro Ilídio Lacerda
      Bem-haja pela correcção.
      Quanto à sua questão (não sou historiador) aqui lhe deixo o que diz a história de Espanha:

      «A finales del siglo XIII, Vilar Maior formó parte de las posesiones del infante Pedro de Castilla, que era hijo de Alfonso X de Castilla y de la reina Violante de Aragón. El infante Pedro de Castilla también fue señor de Ledesma, Cabra, Alba de Tormes, Montemayor del Río, Salvatierra y Granadilla, y también poseía toda la ribera del Río Coa y las villas de Castelo Rodrigo, Sabugal y Alfaiates, que actualmente se encuentran en territorio portugués.
      Y a la muerte del infante Pedro, que falleció en Ledesma en octubre de 1283, la mayoría de sus señoríos, incluyendo el de Vilar Maior, fueron heredados por su único hijo legítimo, Sancho de Castilla el de la Paz. Sin embargo, en 1297, con la firma del Tratado de Alcañices entre los reinos de Castilla y Portugal, quedó establecido que las villas y fortalezas de Vilar Maior, Castelo Melhor, Castelo Rodrigo, Sabugal, Alfaiates, Castelo Bom, Almeida, y Monforte de Rio Livre pertenecerían en lo sucesivo al reino de Portugal.1»

      Cumprimentos
      jcl

      • Ilídio Lacerda diz:

        Caro JCLages!

        Bem-haja pela resposta. Pois o Rei Afonso X, o Sábio ou o Astrólogo, nasceu a 23 de Novembro de 1221 e morreu em Sevilha a 4 de Abril de 1284, foi Rei de Castela e Leão de 1252 até a sua morte em 1284. Afonso IX, o Baboso, foi avô de Afonso X numa altura em que os reinos de Castela e Leão ainda não estavam unidos. Foi rei até 1230, logo em 1227 era ele que andava por aí. O pai do Afonso X, o Sábio, foi Fernando III.
        A sua notícia é interessante. Também não sou historiador, mas pesquiso as voltas da família. Depois de ler algumas coisas no site resolvi que tenho de passar pelo Sabugal. Só cheguei á Sortelha, mas como tenho uma residência cerca de C. Branco a próxima volta vai de certeza para a vossa cidade.
        Cumprimentos e um bom Natal

        Lacerda

Deixar uma resposta