Efemérides 2015 – 3 de Agosto

Agosto - 2015 - Efemérides - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 3 DE AGOSTO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a inauguração da Linha Ferroviária da Beira Alta, em 1882.

A Linha da Beira Alta foi inaugurada há 133 anos

A Linha da Beira Alta foi inaugurada há 133 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de Santa Lídia.
>> Dia de S. Nicodemos.
>> Feriado Municipal em Peniche.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Inauguração da Linha da Beira Alta
Há 133 anos, no dia 3 de Agosto de 1882, inaugurou-se a linha de caminho-de-ferro da Beira Alta, com a chegada a Vilar Formoso dos reis D. Luís I e D. Maria Pia, acompanhados pelo príncipe herdeiro D. Carlos e o infante D. Afonso. A Família Real viajou de comboio da Figueira Foz a Vilar Formoso, sendo saudada por uma população entusiasmada com o progresso e com a presença do rei.
A construção desta linha férrea apresentou-se de elevada importância para região, que na altura possuía uma forte densidade populacional e precisava de garantir o transporte de pessoas e mercadorias.
A construção da Linha foi decidida em Janeiro de 1876, porém só em 1878 se conseguiu adjudicar a obra à Société Financière de Paris, que fundou a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta para construir e explorar a Linha.
O troço entre a Pampilhosa e Vilar Formoso entrou ao serviço, de forma provisória, em 1 de Julho de 1882, tendo a linha sido completamente inaugurada, entre a Figueira da Foz e a fronteira, no dia 3 de Agosto do mesmo ano.
A Linha tinha 27 estações e apeadeiros, sendo a estação terminal Vilar Formoso, classificada de 2ª classe. Inúmeras obras de arte foram construídas a par da linha ferroviária, entre elas pontes e viadutos.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1563 – O Sabugal é constituído como porto seco do reino – as mercadorias
exportadas por toda a Beira deveriam passar pela alfândega do Sabugal ou pela de Almeida.

>>1882 – Inauguração da linha de caminho-de-ferro da Beira Alta em Vilar Formoso pelos reis D. Luís I e D. Maria Pia, acompanhados pelo príncipe herdeiro D. Carlos.

>>1992 – Abertura da agência do Banco Espírito Santo no Sabugal.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1936 – O secretário geral do PCP, Bento Gonçalves, é julgado pelo Tribunal Especial Militar e condenado a seis anos de desterro, perdendo por 10 anos os direitos políticos.

>>1946 – Portugal apresenta o pedido de adesão à ONU, candidatura que é recusada devido à natureza ditatorial do regime.

>>1959 – Um incêndio destrói a Igreja de S. Domingos em Lisboa, morrendo dois bombeiros no ataque ao sinistro.

>>1968 – O ditador Oliveira Salazar cai de uma cadeira no Forte de S. João do Estoril, batendo com a cabeça e sofrendo lesões graves que dias depois o impediriam de continuar a governar o país.

>>1996 – A atleta portuguesa Fernanda Ribeiro conquista a Medalha de Ouro na prova dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Atlanta.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1492 – A armada de Cristóvão Colombo parte do porto andaluz de Palos, em direcção à Índia. Chegará à América.

>>1778 – É inaugurado o Teatro Scala de Milão, em Itália, com a ópera “Europa Riconosciuta”, de António Salieri.

>>1842 – Primeira greve geral da era industrial. Dez mil mineiros ingleses juntam-se aos operários de North Staffordshire, na luta por melhores salários. A paralisação atinge todos os sectores da economia britânica.

>>1847 – Nascimento do escocês Alexander Graham Bell, inventor do telefone.

>>1914 – A Alemanha declara Guerra à França e invade a Bélgica.

>>2008 – Morte do escritor russo Alexandre Soljenitsyne, 89 anos, prémio Nobel da Literatura (1970), em Moscovo.

:: ::
>> Dia 215 de 2015. Faltam 150 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta