Efemérides 2015 – 21 de Junho

Efemérides 2015 - Junho - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 21 DE JUNHO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos o afogamento de 101 soldados portugueses no rio Zambeze, em Moçambique, em 1969.

O batelão S. Martinho afundou-se carregado de militares há 46 anos

O navio fluvial Mezingo, que esteve no resgate dos náufragos do batelão S.Martinho

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia de S. Luís Gonzaga.
>> Dia do Relógio do Sol.
>> Dia Europeu da Música.
>> Dia Mundial do Yoga.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> Guerra Colonial – Tragédia no Zambeze
Há 46 anos morreram 101 militares portugueses devido ao afundamento de um batelão que os transportava quando atravessavam o rio Zambeze, em Moçambique, sendo considerado o maior acidente ocorrido nos palcos da guerra colonial.
Na tarde de 21 de Junho de 1969, próximo das 17 horas, uma coluna militar composta por 150 homens e 30 viaturas, que aguardava há seis dias a passagem do rio Zambeze, embarcou no batelão S. Martinho, em Lacerdónia, com destino a Mopeia, na margem esquerda.
O batelão, face ao peso da carga, navegava com a plataforma quase submersa. Ainda não era decorrida uma hora de viagem quando, inesperadamente, a embarcação começou a inclinar sendo invadida pela água. Face à situação o comandante da embarcação, que se encontrava na proa, ordenou uma manobra de correcção, mas o maquinista reagiu de forma brusca, provocando a entrada de mais água e o afundamento do batelão.
Muitos dos militares lutaram, alguns durante horas, com as águas do Zambeze, mas só 54 sobreviveram, ficando 19 a dever a sua vida a quatro pescadores autóctones que laboravam por perto e os ajudaram.
Alguns dos náufragos conseguiram alcançar terra firme agarrados a objectos flutuantes que evitaram o seu afogamento.
Logo que foi dado o alarme, montou-se uma intensa operação de busca, que contudo teria por missão principal o resgate de corpos das águas e das margens do Zambeze.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1304 – O rei D. Dinis chega ao Sabugal vindo de Trancoso e demora-se até ao dia 29, data em que segue para a Guarda.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1662 – O Padre António Vieira é intimado a depor no Tribunal da Inquisição, dando origem à “Resposta aos 25 Capítulos” da acusação.

>>1939 – Início do julgamento no Castelo de S. Jorge, em Lisboa, de 65 implicados num movimento contra a ditadura.

>>1947 – A PIDE prende os membros da Comissão Académica e os elementos da Comissão Central do MUD Juvenil. Entre os detidos encontram-se Mário Soares, Salgado Zenha e Rui Grácio.

>>1960 – Oliveira Salazar encontra-se com o generalíssimo Francisco Franco em Mérida.

>>1969 – Morte de 101 militares portugueses quando se afunda um batelão que atravessava o rio Zambeze, em Moçambique, sendo considerado o maior acidente ocorrido nos palcos da guerra colonial.

>>1983 – Dois pescadores da embarcação Mar Formoso são mortos num incidente com a Frente Polisário, ao largo da costa da Mauritânia.

>>1994 – Vergílio Ferreira vence o Grande Prémio de Romance e Novela da APE com “Na Tua Face”.

>>1995 – Abre o Hospital Amadora-Sintra, o primeiro do sector público da saúde, com gestão privada, em Portugal.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1505 – Júlio II requer 200 guardas mercenários suíços para defesa dos Estados Pontificados. As tropas chegam ao Vaticano a 22 de Janeiro de 1506, data atribuída à criação da Guarda Suíça.

>>1788 – Entra em vigor a Constituição dos EUA, com a ratificação do texto pelo Estado de New Hampshire.

>>1793 – As forças britânicas derrotam os rebeldes irlandeses em Vinegar Hill. Termina o levantamento na Irlanda.

>>1813 – O exército britânico do Duque de Wellington vence Napoleão em Vittoria, dois anos antes de Waterloo.

>>1905 – Nasce o escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre, autor de “A Náusea”.

>>1942 – Forças alemãs, sob o comando de Rommel, tomam a cidade de Tobruk no norte de África, forçando a retirada britânica.

>>1964 – Luta pelos direitos cívicos, nos EUA. Morte de três activistas, na região de Meridian, deixa o “Mississipi em chamas”.

>>1985 – Primeiro teste do programa Guerra das Estrelas, lançado pela administração norte-americana de Ronald Reagan.

>>1990 – Os Parlamentos da República Democrática Alemã e da Alemanha Federal aprovam o Tratado de União Monetária, Económica e Social, para a reunificação.

:: ::
>> Dia 172 de 2015. Faltam 193 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

2 Responses to Efemérides 2015 – 21 de Junho

  1. Carlos Pata diz:

    A fotografia aqui mostrada não é do batelão S.Martinho. Este é o navio fluvial MEZINGO que esteve no resgate dos soldados e dos civis que pereceram no naufrágio, assim como na recuperação de viaturas militares, armamento e outros materiais. O batelão S. Martinho era uma barcaça plana para transporte de viaturas e não tem qualquer semelhança com este navio.

Deixar uma resposta