Efemérides 2015 – 20 de Junho

Efemérides 2015 - Junho - Capeia Arraiana

:: :: EFEMÉRIDES 2015 :: 20 DE JUNHO :: :: O Capeia Arraiana publica diariamente as efemérides mais relevantes de cada data… Hoje destacamos a inauguração da ponte de Barca d’Alva, em 1955.

A ponte de Barca d'Alva foi inaugurada há 60 anos

A ponte de Barca d’Alva foi inaugurada há 60 anos

 

Efemérides - Hoje Comemora-se - Capeia Arraiana

>> Dia das Beatas Sancha, Mafalda e Teresa.
>> Dia Mundial dos Refugiados.
>> Feriado Municipal em Ourém e no Corvo.

 

Efemérides - Hoje aconteceu - Capeia Arraiana

>> A PONTE DE BARCA D’ALVA
Há 60 anos, no dia 20 de Junho de 1955, foi inaugurada, pelo ministro das Obras Públicas, a ponte sobre o Douro em Barca D’Alva, ligando os distritos da Guarda e de Bragança.

Uma obra de Edgar Cardoso
A ponte Almirante Sarmento Rodrigues foi a primeira obra em betão armado, projectada pelo Engenheiro Edgar Cardoso (o mais conceituado projectista de pontes do país), tendo a sua construção ficado a cargo do engenheiro José Zagalo. É uma ponte em betão com 232 metros de comprimento e 8 metros de largura. É a última ponte sobre o Rio Douro em território português, ligando o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo ao de Espada a Cinta.
Antes da ponte ser construída, a travessia do rio fazia-se numa grande barcaça, parecida (ou igual) às que transportavam o vinho do Porto para Gaia.

Almirante Sarmento Rodrigues
O nome da ponte homenageia um filho de Freixo de Espada à Cinta, o Almirante Sarmento Rodrigues, que ocupou altos cargos do Estado, entre os quais os de Governador da Guiné (1946-49), Governador de Moçambique (1961-64) e Ministro das Colónias.

Barca d’Alva – um lugar paradisíaco
Barca d’Alva é um lugar do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, um sítio onde a beleza natural surge em todo o seu esplendor, digna dos mais belos roteiros turísticos. Rodeada de montes e vales profundos, são os olivais, as vinhas e os amendoais que povoam as terras em socalcos nestas íngremes encostas. A flor da amendoeira pinta nesta paisagem uma tela de imaculada brancura. É a magia da Primavera que a este Concelho chega mais cedo.
É aqui que se dá a confluência dos rios Douro e Águeda, onde começa a navegabilidade do Douro, que permite desfrutar de uma outra perspectiva deste maravilhoso cenário. Viajar pelo Douro mostra o que esta região tem de mais íntimo, a beleza e a tranquilidade. O Cais Turístico de Barca d’Alva é um ex-libris deste Concelho, um ponto de referência e de paragem obrigatória para quem viaja por este rio Douro. Hoje milhares de pessoas chegam até este Concelho através deste Douro navegável.

 

Efemérides - Regionais - Capeia Arraiana

>>1630 – Morte, em Lisboa, de D. Afonso Furtado de Mendonça, que foi bispo da Guarda – o 35º prelado da Egitânia desde que a sede do bispado passara de Idanha-a-Velha para a Guarda.

>>1955 – Inauguração da ponte de Barca d’Alva, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

 

Efemérides - Nacionais - Capeia Arraiana

>>1860 – Constituição da Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses.

>>1875 – Abertura da linha de caminho de ferro entre Porto e Braga, a primeira inteiramente construída com capitais e técnicos portugueses.

>>1941 – É afundado por um submarino desconhecido o vapor português «Ganda», que seguia para Angola e Moçambique com carga e passageiros. Os sobreviventes seriam recolhidos quadro dias depois por um cargueiro espanhol. No decurso da II Guerra Mundial, e malgrado a neutralidade portuguesa, foram afundados 11 navios portugueses em vários pontos do Atlântico e do Mediterrâneo.

>>1942 – Realiza-se em Lisboa um exercício de defesa anti-aérea envolvendo 300 bombeiros e elementos da Legião Portuguesa e da Mocidade Portuguesa.

>>1963 – Morte, em Lisboa, de Francisco Pulido Valente, 78 anos, médico, investigador e professor universitário, anti fascista, opositor da ditadura do Estado Novo.

>>1964 – Inauguração em Almada de um bairro que aloja famílias removidas dos terrenos necessários para a construção da ponte sobre o Tejo.

>>1974 – Uma Assembleia Magna de estudantes da Associação Académica de Coimbra decide a extinção da secção de futebol, numa altura em que a equipa está numa digressão em Espanha. Os estudantes alegam que esta secção funciona à revelia dos princípios amadores das restantes. Constitui-se então o CAC – Clube Académico de Coimbra.

>>1984 – A Polícia do Exército prende o tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho, no âmbito da investigação sobre as actividades das FP-25 de Abril.

>>1994 – Início da vaga de protestos pelo aumento em 50 por cento da portagem na Ponte 25 de Abril, em Lisboa.

 

Efemérides - Internacionais - Capeia Arraiana

>>1791 – Luís XVI e a família real tentam abandonar a França, sendo detidos em Varennes.

>>1819 – Nascimento do compositor francês Jacques Offenbach, autor de “Orfeo nos Infernos”, que integra o popular “Can-can”.

>>1837 – Subida ao trono britânico da rainha Vitória, após a morte de Guilherme IV.

>>1965 – Golpe militar na Argélia depõe o primeiro presidente do país, Ahmed Ben Bella, que permanece em prisão domiciliária durante 15 anos.

>>1967 – O pugilista norte-americano Muhammad Ali, Cassius Clay, campeão olímpico e mundial de pesos pesados, é condenado pelo tribunal de Houston, por recusar a mobilização para a Guerra do Vietname.

>>1991 – O Parlamento alemão vota a favor do regresso da sede do Governo a Berlim.

>>1997 – Demissão de Felipe Gonzalez da liderança do Partido Socialista Operário Espanhol, na qual se mantinha há 24 anos.

:: ::
>> Dia 171 de 2015. Faltam 194 dias para o fim-de-ano.
:: ::
jcl e plb

Deixar uma resposta